Logo Passei Direto
Buscar

Direito Trabalhista

Colégio Objetivo
O artigo 8° da Consolidação das Leis do Trabalho elenca algumas fontes subsidiárias ou supletivas do Direito do trabalho, NÃO se incluindo
A) direito comparado.
B) jurisprudência.
C) analogia.
D) usos e costumes.
E) convenção coletiva de trabalho.
User badge image
Estudando com Questões

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas em relação ao que está previsto no artigo 8° da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que trata das fontes do Direito do Trabalho. O artigo 8° menciona que as fontes subsidiárias ou supletivas do Direito do Trabalho incluem: - Jurisprudência - Analogia - Usos e costumes - Direito comparado Agora, vamos analisar as opções: A) Direito comparado - Esta é uma das fontes mencionadas no artigo 8°. B) Jurisprudência - Também é uma fonte mencionada no artigo 8°. C) Analogia - Esta é outra fonte prevista no artigo 8°. D) Usos e costumes - Também está incluído no artigo 8°. E) Convenção coletiva de trabalho - Esta não é uma fonte subsidiária ou supletiva mencionada no artigo 8°, mas sim uma fonte primária do Direito do Trabalho. Portanto, a alternativa que NÃO se inclui nas fontes subsidiárias ou supletivas do Direito do Trabalho, segundo o artigo 8° da CLT, é: E) convenção coletiva de trabalho.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Acerca da natureza jurídica do Direito do Trabalho, assinale a alternativa correta.
A) Prevalece na doutrina a Teoria do Direito Público segundo a qual classifica-se o Direito do Trabalho no ramo do direito público na medida em que nas relações de trabalho, a livre manifestação da vontade das partes é substituída pela vontade do Estado que intervém na relação jurídica entre empregador e empregado, por meio de leis cogentes e irrenunciáveis.
B) Para a Teoria do Direito Privado, doutrinariamente majoritária, a raiz do Direito de Trabalho encontra-se no Direito Civil, especificamente nas locações de serviços. Sendo certo que, embora existam normas cogentes sobre a matéria, estas não afastam a natureza privada da relação jurídica, haja vista que os contratantes nessa relação jurídica são livres para estipular as regras de seu pacto de emprego.
C) Para a teoria do Direito Misto, que prevalece na doutrina justrabalhista, o Direito do Trabalho engloba relações privadas e relações públicas, de modo que se enquadra em uma categoria classificatória sui generis.
D) O Direito do Trabalho é gênero distinto do direito público e do direito privado na medida em que prevalece sempre o interesse coletivo da sociedade, cujas normas trabalhistas tem por finalidade proteger a parte hipossuficiente na relação de emprego, que é o empregado.
E) De acordo com a Teoria do Direito Coletivo, as normas trabalhistas são de natureza mista (público e privado), mas com uma finalidade social: garantir os direitos sociais previstos na Constituição Federal.

Em relação ao conceito e à formação histórica do Direito do Trabalho é INCORRETO afirmar que
a) os fatores que influíram na formação do Direito do Trabalho no Brasil foram externos, relacionados às transformações que ocorreram na Europa, ocasionando a crescente elaboração legislativa de proteção ao trabalhador e o compromisso assumido pelo Brasil em ingressar na OIT, criada em 1919; sendo que neste contexto, o Código Civil de 1916 não trazia nenhum instituto que serviu de supedâneo para elaboração do Direito do Trabalho pátrio.
b) o Direito do Trabalho destaca-se por seu caráter teleológico, incorporando em seu conjunto de princípios, regras e institutos um valor finalístico essencial, objetivando a melhoria das condições de pactuação da força de trabalho na ordem socioeconômica.
c) o nome de “constitucionalismo social” é dado ao movimento da inclusão das leis trabalhistas nas Constituições de alguns países, sendo que a primeira Constituição do mundo que dispõe sobre Direito do Trabalho é a do México de 1917.
d) o marco histórico do nascimento do Direito do Trabalho foi o advento da sociedade industrial e o trabalho assalariado, sendo que a principal causa econômica foi a Revolução Industrial do século XVIII.
e) a partir da Constituição brasileira de 1934, todas passaram a ter normas de Direito do Trabalho, sendo que a Constituição de 1988 valorizou o direito coletivo e introduziu regras que favorecem o caminho da normatização autônoma.

São fontes heterônomas do Direito do Trabalho, dentre outras,
a) as Convenções Internacionais e as Convenções Coletivas de Trabalho. b) o Contrato Coletivo de Trabalho e os Acordos Coletivos. c) as Convenções Coletivas de Trabalho e os Acordos Coletivos. d) os Tratados, as Convenções Internacionais e a Constituição Federal. e) a Constituição Federal e os Usos e Costumes.

Mais conteúdos dessa disciplina