Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com o texto constitucional, sobre os remédios constitucionais é CORRETO afirmar:
A) Conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício tanto dos direitos e das liberdades constitucionais, quanto das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.
B) Conceder-se-á habeas data para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais, de caráter público ou privado.
C) Conceder-se-á habeas data para a ratificação de dados, quando ainda que se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo.
D) Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou à entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor responsável pelo recolhimento das custas judiciais e do ônus da sucumbência.
E) Conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por qualquer razão que seja.
User badge image
ComportamentoHumano360

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre os remédios constitucionais: A) Conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício tanto dos direitos e das liberdades constitucionais, quanto das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania. - Esta afirmação está correta, pois o mandado de injunção é utilizado quando há omissão legislativa que impede o exercício de direitos. B) Conceder-se-á habeas data para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais, de caráter público ou privado. - Esta afirmação está correta, mas não é a única função do habeas data, que também pode ser utilizado para retificação de dados. C) Conceder-se-á habeas data para a ratificação de dados, quando ainda que se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo. - Esta afirmação não está correta, pois o habeas data não é utilizado para ratificação de dados, mas sim para garantir o acesso a informações. D) Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou à entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor responsável pelo recolhimento das custas judiciais e do ônus da sucumbência. - Esta afirmação está correta, mas a parte sobre o autor ser responsável pelo recolhimento das custas judiciais não é uma regra geral, pois pode haver isenção. E) Conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por qualquer razão que seja. - Esta afirmação está correta, pois o habeas corpus é um remédio constitucional que protege a liberdade de locomoção. Após a análise, a alternativa que apresenta uma afirmação correta e completa sobre os remédios constitucionais é a A).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para bem compreender a estrutura e o funcionamento da Administração Pública, é de fundamental importância ter clareza sobre a natureza, as características, os atributos e outros aspectos atinentes aos órgãos públicos. Sobre os órgãos públicos, qual alternativa está CORRETA?
(A) São centros de competência instituídos para o desempenho de funções estatais por meio de seus agentes, cuja manifestação de vontade lhes é imputada como própria.
(B) Cada órgão, como centro de competência administrativa, tem necessariamente funções, cargos e agentes, confundindo-se com esses elementos.
(C) Integram a estrutura do Estado e das demais pessoas jurídicas como partes desses, dotados de vontade e capazes de exercer direitos e obrigações para a consecução de seus fins institucionais.
(D) Por possuírem personalidade jurídica, possuem relação de representação para com as entidades que integram, porque as atividades dos órgãos são concebidas como da própria entidade.
(E) Os órgãos autônomos são os originários da Constituição e representativos dos Poderes de Estado, sem qualquer subordinação hierárquica ou funcional, tais como as Chefias de Executivo e as Assembleias Legislativas.
A) São centros de competência instituídos para o desempenho de funções estatais por meio de seus agentes, cuja manifestação de vontade lhes é imputada como própria.
B) Cada órgão, como centro de competência administrativa, tem necessariamente funções, cargos e agentes, confundindo-se com esses elementos.
C) Integram a estrutura do Estado e das demais pessoas jurídicas como partes desses, dotados de vontade e capazes de exercer direitos e obrigações para a consecução de seus fins institucionais.
D) Por possuírem personalidade jurídica, possuem relação de representação para com as entidades que integram, porque as atividades dos órgãos são concebidas como da própria entidade.
E) Os órgãos autônomos são os originários da Constituição e representativos dos Poderes de Estado, sem qualquer subordinação hierárquica ou funcional, tais como as Chefias de Executivo e as Assembleias Legislativas.

Mais conteúdos dessa disciplina