A Psicologia da Saúde, no Brasil, não é uma área tão claramente definida quanto em outras partes do mundo. Atualmente, o contexto de trabalho do psicólogo no Sistema Único de Saúde (SUS) está relacionado a um entendimento da Psicologia da Saúde como:
a
Uma área da Psicologia Social, pois a saúde mental deixa de ser vista apenas como a ausência de doença, sendo agora entendida dentro das relações sociais, interpessoais e condicionada historicamente.
b
Uma área da Psicologia Social, pois a saúde mental deixa de ser vista apenas como a ausência de doença, sendo agora entendida dentro das relações sociais, interpessoais e condicionada historicamente.
c
A adaptação de conceitos da Medicina Comunitária para promover o atendimento integral à saúde no ambiente hospitalar.
d
Um campo teórico que fundamenta as intervenções, atuando em equipes multiprofissionais para promover a saúde mental e prevenir o agravamento dos quadros clínicos e o abandono de tratamento no SUS.
e
Um campo que integra conceitos de diversas disciplinas, apoiando a atuação do psicólogo nos três níveis de atenção à saúde, desde a prevenção no coletivo até a investigação de adoecimentos e mortes na intervenção terciária.
Ed
há 2 meses
A Psicologia da Saúde no Brasil realmente apresenta características únicas e é influenciada por diversos fatores sociais e históricos. Entre as opções apresentadas, a alternativa que melhor reflete o entendimento atual da Psicologia da Saúde no contexto do SUS é: d: Um campo teórico que fundamenta as intervenções, atuando em equipes multiprofissionais para promover a saúde mental e prevenir o agravamento dos quadros clínicos e o abandono de tratamento no SUS. Essa opção destaca a importância do trabalho em equipe e a abordagem integral da saúde mental, que são fundamentais na prática da Psicologia da Saúde.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Adilton Leticia Souza
há 2 meses
correto: Um campo que integra conceitos de diversas disciplinas, apoiando a atuação do psicólogo nos três níveis de atenção à saúde, desde a prevenção no coletivo até a investigação de adoecimentos e mortes na intervenção terciária.