Logo Passei Direto
Buscar

Biomedicina

Colégio Objetivo
Para se determinar o tipo sanguíneo de uma pessoa foram colocadas três amostras de seu sangue sobre uma lâmina de vidro, adicionando-se, a cada uma, soros anti-A, anti-Rh e anti-B, conforme o esquema abaixo. Após alguns segundos, notou-se aglomeração de hemácias apenas no local onde havia soros anti-B e anti-A.
A imagem mostra um esquema de teste sanguíneo com três amostras de sangue. A primeira amostra, tratada com soro anti-Rh, não apresenta aglomeração de hemácias. A segunda amostra, tratada com soro anti-A, apresenta aglomeração de hemácias. A terceira amostra, tratada com soro anti-B, também apresenta aglomeração de hemácias. O esquema ilustra a reação de aglutinação para determinar o tipo sanguíneo de uma pessoa.
Com relação a esses resultados, assinale a opção correspondente ao possível genótipo da pessoa em teste.
a. I'I'RR.
b. I'iRr.
c. iiRR.
d. I'l'rr.
e. I'irr.
User badge image
Questões sobre Anatomorfofisiologia

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para determinar o tipo sanguíneo a partir dos resultados do teste, vamos analisar as informações fornecidas: 1. Aglutinação com soro anti-A: Isso indica que a pessoa possui antígenos A em suas hemácias. 2. Aglutinação com soro anti-B: Isso indica que a pessoa possui antígenos B em suas hemácias. 3. Sem aglutinação com soro anti-Rh: Isso indica que a pessoa é Rh negativa. Com base nessas informações, podemos deduzir o genótipo: - A presença de antígenos A e B sugere que a pessoa é do tipo sanguíneo AB. - O fato de não haver aglutinação com o soro anti-Rh indica que a pessoa é Rh negativa. O tipo sanguíneo AB Rh negativo é representado pelo genótipo I^A I^B rr. Agora, vamos analisar as alternativas: a. I'I'RR - Tipo A, Rh positivo. b. I'iRr - Tipo A, Rh positivo. c. iiRR - Tipo O, Rh positivo. d. I'l'rr - Tipo A, Rh negativo. e. I'irr - Tipo AB, Rh negativo. A alternativa que corresponde ao possível genótipo da pessoa em teste, considerando que ela é AB e Rh negativo, é: e) I'irr.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Marilene é uma senhora de 58 anos e decidiu fazer um implante dentário, e para fazer esse implante começou o tratamento com antibióticos receitados pelo seu dentista antes da cirurgia. Após alguns dias da cirurgia começou a se sentir fraca e muito doente. Chegando ao hospital os médicos realizaram vários exames e diagnosticaram-na com chikungunya. Os antibióticos podem ter deixado Marilene com a imunidade baixa e com o contato com a doença, ela se manifestou. Ao longo, dos dias nos hospital, outros sintomas foram aparecendo, como de hepatites e também de herpes. Marilene ainda não estava totalmente curada, e durante mais exames descobriu-se um câncer no rim. De acordo com o texto, julgue as proposições e avalie se há relação de causa e consequência entre as proposições. I. Marilene descobriu o câncer muito depois de toda a sua trajetória, curando-se da chikungunya e posteriormente de todas as consequências geradas por sua baixa imunidade, desenvolvimento de uma hepatite e manifestação da herpes. PORQUE II. O câncer de Marilene deve ter sido desenvolvido devido a sua exposição a vários microrganismos patógenos, desde ao uso dos antibióticos para o implante quanto ao contato com o vírus da chikungunya. Neste caso, a predisposição genética não foi o fator principal do câncer e sim as influências externas. A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
a. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Mais conteúdos dessa disciplina