Logo Passei Direto
Buscar
O conceito de educação inclusiva surgiu a partir de 1994 com a Declaração de Salamanca (BRASIL, 1994). A ideia da educação inclusiva é que as crianças com necessidades educativas especiais sejam incluídas em:
apenas institutos de atendimentos especiais.
quaisquer unidades de atendimento para educação especial.
quaisquer escolas de ensino regular.
quaisquer escolas de educação especial.
somente escolas específicas para crianças com deficiências.
User badge image
Matematicamente

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

A ideia da educação inclusiva, conforme a Declaração de Salamanca, é que as crianças com necessidades educativas especiais sejam incluídas em "quaisquer escolas de ensino regular". O objetivo é promover a inclusão e garantir que todos os alunos tenham acesso à educação de qualidade em ambientes regulares.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam características relacionadas à díade que compreende déficits persistentes na comunicação social e na interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesse e atividades. Depois de refletir sobre tudo que foi estudado na Unidade 4 deste livro, assinale a alternativa que apresenta uma estratégia de trabalho junto a estes estudantes:
os recursos visuais não ajudam para sinais concretos utilizados para complementar principalmente as informações não verbais dadas aos estudantes, já que têm um pensamento muito abstrato.
as propostas de intervenção podem acontecer de forma desvinculada na sala de aula comum. O professor de educação especial poderá realizar atividades para o estudante com TEA, e o trabalho com a turma a qual ele frequenta continua paralelamente com o professor regente.
as atividades desenvolvidas com os estudantes com TEA podem ser apoiadas pela utilização de recursos visuais, como objetos e imagens, para auxiliar a compreensão daquilo que é proposto ao estudante, pois são extremamente concretos, realistas, dentre outros aspectos, quanto à previsibilidade do trabalho a ser realizado.
os materiais utilizados no trabalho com o estudante com TEA devem proporcionar a sua compreensão, pois quando o estudante compreende o que é esperado dele, pode apresentar comportamentos disruptivos.
o professor do Atendimento Educacional Especializado e os professores do ensino comum, no ensino colaborativo, atuam separadamente, sem contato algum, promovendo as adequações e as flexibilizações curriculares necessárias à participação do estudante com TEA nas propostas.

Mais conteúdos dessa disciplina