Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
A saliva é um fluido biológico complexo, que funciona como o principal meio de proteção dos tecidos orais contra agentes agressores físico-químicos. Alterações no fluxo salivar afetam a composição e a função da saliva. Pacientes com inadequada função salivar têm maior suscetibilidade para desenvolver infeções orais entre outras complicações associadas à fala, mastigação e deglutição, que levam a uma diminuição significativa da qualidade de vida do indivíduo.
Dado o pressuposto, marque a alternativa correta que descreve funções específicas da saliva.
A) A amilase salivar é a principal enzima que hidrolisa o amido no processo de digestão, realizando a quebra dele em inúmeras moléculas de glicose.
B) As células que secretam saliva mucosa apresentam coloração escura, porque contêm alta proporção de grânulos de zimogênio, isto é, formadores de proteínas e estão predominantemente concentradas nas glândulas parótidas.
C) A saliva comporta-se como um sistema tampão que protege a cavidade oral, principalmente pela presença de íons cloreto e sódio, formando cloreto de sódio, um sal tamponante.
D) Além de enzimas, como a amilase salivar, a saliva possui proteínas salivares, como a lisozima, que possui a função primordial de hidrolisar a parede celular de algumas bactérias, atuando como componente de defesa contra agregados de bactérias orais.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A) A amilase salivar é a principal enzima que hidrolisa o amido no processo de digestão, realizando a quebra dele em inúmeras moléculas de glicose. Análise: A amilase salivar realmente hidrolisa o amido, mas ela quebra o amido em moléculas menores, como maltose e dextrinas, e não diretamente em glicose. Portanto, essa alternativa não está correta. B) As células que secretam saliva mucosa apresentam coloração escura, porque contêm alta proporção de grânulos de zimogênio, isto é, formadores de proteínas e estão predominantemente concentradas nas glândulas parótidas. Análise: As células que secretam saliva mucosa são as células mucosas, que não têm coloração escura e não estão predominantemente nas glândulas parótidas, que são majoritariamente serosas. Portanto, essa alternativa também não está correta. C) A saliva comporta-se como um sistema tampão que protege a cavidade oral, principalmente pela presença de íons cloreto e sódio, formando cloreto de sódio, um sal tamponante. Análise: Embora a saliva tenha propriedades de tamponamento, os principais íons que atuam como tampões são bicarbonato e fosfato, e não apenas cloreto e sódio. Portanto, essa alternativa não é a mais precisa. D) Além de enzimas, como a amilase salivar, a saliva possui proteínas salivares, como a lisozima, que possui a função primordial de hidrolisar a parede celular de algumas bactérias, atuando como componente de defesa contra agregados de bactérias orais. Análise: Esta alternativa está correta. A lisozima é uma enzima presente na saliva que atua na defesa contra bactérias, hidrolisando a parede celular delas. Portanto, a alternativa correta é: D) Além de enzimas, como a amilase salivar, a saliva possui proteínas salivares, como a lisozima, que possui a função primordial de hidrolisar a parede celular de algumas bactérias, atuando como componente de defesa contra agregados de bactérias orais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Observe as figuras a seguir sobre o estômago em diferentes momentos funcionais. Figura 1: Ilustração do momento do enchimento do estômago, no início da refeição. Figura 2: Ilustração do esvaziamento do estômago, 3 a 5 horas após a refeição.
Marque a alternativa correta sobre a morfofisiologia do estômago.
A. Antes mesmo da fase representada na figura 1, estímulos como o gosto, o cheiro e o pensamento podem aumentar a atividade secretora das células gástricas por ativação simpática.
B. O esvaziamento gástrico é elevado quando a motilidade do estômago aumenta, influenciado por mecanismos neurais e independente da composição do quimo.
C. No esvaziamento do estômago, como mostrado na figura 2, o quimo ácido que entra no duodeno desencadeia reações que levam à diminuição da secreção ácida gástrica.
D. Durante o período de jejum, o estômago fica preparado para receber o alimento deglutido, estando assim mais distendido e com maior volume de secreções gástricas.

Na Unidade Básica de Saúde de uma pequena cidade da região Norte, a Doença Diarreica Aguda (DDA) é a segunda causa de consulta e posterior encaminhamento para internação pediátrica, nos últimos 5 anos. O perfil etiológico da diarreia pode variar considerando os diversos fatores de risco, porém a etiologia bacteriana apresenta maior incidência nesse local.
O entendimento da morfofisiologia trato gastrointestinal, bem como o estudo e a caracterização do perfil etiológico da diarreia nos primeiros anos de vida de uma comunidade pode ajudar a intervenção médica, o melhoramento da assistência primária, o estabelecimento de políticas locais de vigilância, tratamento e profilaxia da doença. Sobre esse contexto, assinale a alternativa correta:
A) A reidratação oral com soro fisiológico é uma terapia eficaz, segura e mais barata para DDA infantil; o sucesso está na composição do soro capaz de fornecer sódio e glicose em concentrações adequadas absorvidas pelas vilosidades da mucosa do intestino grosso.
B) Por ser de etiologia bacteriana, as condições de vida têm pouco impacto, nesse caso, as estratégias de manejo da DDA na Atenção Primária incluem medidas de prevenção primária como reidratação oral e prescrição medicamentosa para as crianças acometidas.
C) O constante contato da microbiota com a mucosa gastrointestinal favorece o desenvolvimento da resposta imune e pode prevenir a DDA, pois estimula a produção de IgA e proliferação de células T regulatórias, garantindo um ambiente de homeostasia local.
D) Quando se trata de crianças com aleitamento materno exclusivo por três meses, o médico da Atenção primária à Saúde poderá desconsiderar os fatores ambientais externos como importante causa epidemiológica nos distúrbios da microbiota intestinal dessas crianças.

Mais conteúdos dessa disciplina