Logo Passei Direto
Buscar

Psicopedagogia

Colégio Objetivo
A _______________ NEUROPSICOPEDAGÓGICA É UMA FERRAMENTA IMPORTANTE PARA COMPREENDER E DIAGNOSTICAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
ESSE PROCESSO ENVOLVE UMA VARIEDADE DE ETAPAS QUE PODEM INCLUIR _______________ COM O ALUNO E SEUS RESPONSÁVEIS, ALÉM DA APLICAÇÃO DE TESTES E _______________ QUE POSSUEM NORMAS ESTABELECIDAS. A INTERAÇÃO COM UMA EQUIPE _______________ QUE ACOMPANHA O INDIVÍDUO TAMBÉM É ESSENCIAL PARA OBTER UM ENTENDIMENTO ABRANGENTE DA SITUAÇÃO.
Avaliação – entrevistas – escalas – multiprofissional.
User badge image
psicopedagogia360

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

A avaliação neuropsicopedagógica é uma ferramenta importante para compreender e diagnosticar as dificuldades de aprendizagem. Esse processo envolve uma variedade de etapas que podem incluir entrevistas com o aluno e seus responsáveis, além da aplicação de testes e escalas que possuem normas estabelecidas. A interação com uma equipe multiprofissional que acompanha o indivíduo também é essencial para obter um entendimento abrangente da situação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Este teste é projetado para ser aplicado em um período relativamente curto, permitindo uma análise abrangente da condição cognitiva do indivíduo em cinco áreas principais: atenção, memória, linguagem, funções executivas e habilidades visuais e espaciais.
Resposta Marcada : O teste Cognitive-Linguistic Quick Test (CLQT).

SÍNDROMES OU CONDIÇÕES ESPECÍFICAS TAMBÉM PODEM INFLUENCIAR A MANEIRA COMO UMA PESSOA INTERAGE COM O CONHECIMENTO.
QUANTO AS POSSÍVEIS CAUSAS, ANALISE AS ASSERTIVAS: I – AUTISMO: O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) É UMA CONDIÇÃO QUE INFLUENCIA A MANEIRA COMO UMA PESSOA SE COMUNICA, INTERAGE SOCIALMENTE E SE COMPORTA. SUAS CARACTERÍSTICAS PODEM VARIAR AMPLAMENTE, APRESENTANDO-SE EM DIFERENTES FORMAS E GRAUS DE INTENSIDADE. II – DÉFICIT DE ATENÇÃO: O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH) É UMA CONDIÇÃO MARCADA POR SINTOMAS COMO FALTA DE CONCENTRAÇÃO, AGITAÇÃO EXCESSIVA E IMPULSIVIDADE. ESSAS CARACTERÍSTICAS PODEM SE MANIFESTAR TANTO EM CRIANÇAS QUANTO EM ADULTOS. III – DISPRAXIA: REFEREM-SE A DIFICULDADES NA COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DA LINGUAGEM, FREQUENTEMENTE ORIGINADAS DE LESÕES CEREBRAIS, COMO AS PROVOCADAS POR UM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL OU TRAUMAS CRANIANOS. ESSAS CONDIÇÕES PODEM COMPROMETER A FALA, A COMPREENSÃO, A LEITURA E A ESCRITA. IV – AFASIA: TAMBÉM CHAMADA DE TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO, É UMA CONDIÇÃO QUE SE CARACTERIZA POR DESAFIOS NA EXECUÇÃO DE MOVIMENTOS COORDENADOS E NO PLANEJAMENTO DE AÇÕES MOTORAS VOLUNTÁRIAS. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE REÚNE AS ASSERTIVAS CORRETAS:
I – AUTISMO: O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) É UMA CONDIÇÃO QUE INFLUENCIA A MANEIRA COMO UMA PESSOA SE COMUNICA, INTERAGE SOCIALMENTE E SE COMPORTA.
II – DÉFICIT DE ATENÇÃO: O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH) É UMA CONDIÇÃO MARCADA POR SINTOMAS COMO FALTA DE CONCENTRAÇÃO, AGITAÇÃO EXCESSIVA E IMPULSIVIDADE.
III – DISPRAXIA: REFEREM-SE A DIFICULDADES NA COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DA LINGUAGEM, FREQUENTEMENTE ORIGINADAS DE LESÕES CEREBRAIS.
IV – AFASIA: TAMBÉM CHAMADA DE TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO.

Mais conteúdos dessa disciplina