Logo Passei Direto
Buscar

Em todas as fases do ciclo de política pública, o gestor deve buscar os indicadores sociais mais relevantes, válidos e confiáveis, primando, assim, pela qualidade e consistência de cada atividade realizada. No entanto, conforme revela Jannuzzi (2002), não se deve superestimar o papel dos indicadores sociais em um ciclo de política pública.

(JANNUZZI, P. M. Considerações sobre o uso, mau uso e abuso dos indicadores sociais na formulação e avaliação de políticas públicas municipais. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, 36, n. 1, p. 51-72. jan/fev. 2002).

Considerando essa afirmação, analise atentamente as afirmativas a seguir.

I. Embora os indicadores – analíticos, sintéticos e multicriteriais – potencializem as chances de sucesso do processo de formulação e implementação, é preciso reconhecer que eles possuem uma série de limitações no que se refere à representação da realidade.

II. Especialmente nas fases de formulação e implementação, deve-se ter um cuidado especial, visto que elas dependem exclusivamente da qualidade da informação.

III. O planejamento no setor público é neutro, por isso é considerado estritamente técnico.

IV. A eficácia da ação pública depende também do papel desempenhado pelos agentes encarregados de colocá-la em prática.

Com base em seus estudos sobre esse assunto, escolha a alternativa correta.

Questão 9

Escolha uma opção:

Somente as afirmativas II e III estão corretas.

Somente as afirmativas III e IV estão corretas.

Somente a afirmativa III está correta.

Somente as afirmativas I e IV estão corretas.

Somente a afirmativa I está correta.

User badge image
Gustavo Giacomini

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. Embora os indicadores – analíticos, sintéticos e multicriteriais – potencializem as chances de sucesso do processo de formulação e implementação, é preciso reconhecer que eles possuem uma série de limitações no que se refere à representação da realidade. Verdadeira, essa afirmativa reconhece as limitações dos indicadores, o que é um ponto importante na análise de políticas públicas. II. Especialmente nas fases de formulação e implementação, deve-se ter um cuidado especial, visto que elas dependem exclusivamente da qualidade da informação. Falsa, essa afirmativa é exagerada ao afirmar que a qualidade da informação é a única dependência. Existem outros fatores que influenciam essas fases, como o contexto político e social. III. O planejamento no setor público é neutro, por isso é considerado estritamente técnico. Falsa, essa afirmativa é incorreta, pois o planejamento no setor público é influenciado por interesses políticos, sociais e econômicos, não sendo neutro. IV. A eficácia da ação pública depende também do papel desempenhado pelos agentes encarregados de colocá-la em prática. Verdadeira, essa afirmativa está correta, pois a implementação de políticas públicas depende da atuação dos agentes envolvidos. Com base nas análises, as afirmativas corretas são I e IV. Portanto, a alternativa correta é: Somente as afirmativas I e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina