Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
Homem, 28 anos, relata dor lombar há cerca de 6 meses. Refere que a dor é pior pela manhã e melhora após cerca de 2 horas, após iniciar suas atividades de vida diárias. Por vezes, é acordado durante a noite pela dor. Quando questionado sobre sinais e sintomas associados, refere episódio agudo de dor e vermelhidão no olho esquerdo há 1 mês, com melhora completa após uso de colírio. Ao exame físico: dor à palpação de região lombar e sacral e limitação na flexão lombar. Tendo em vista a hipótese diagnóstica, assinale a alternativa correta.
A) O quadro ocular provavelmente se deve à uveíte posterior aguda.
B) O padrão de acometimento de esqueleto periférico mais típico é a oligoartrite assimétrica de membros inferiores.
C) A ausência do alelo HLA-B27 descarta o diagnóstico.
D) O achado radiográfico esperado é a presença de osteófitos na coluna vertebral.
E) Caso contraindicação ou falha ao tratamento com anti-inflamatório não esteroidal, metotrexato é a segunda linha de tratamento.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada alternativa em relação ao quadro clínico apresentado: A) O quadro ocular provavelmente se deve à uveíte posterior aguda. - Incorreto. O episódio de dor e vermelhidão no olho esquerdo é mais sugestivo de uveíte anterior, que é comum em condições como espondilite anquilosante. B) O padrão de acometimento de esqueleto periférico mais típico é a oligoartrite assimétrica de membros inferiores. - Incorreto. O padrão típico de acometimento em espondilite anquilosante é a artrite simétrica, especialmente nas articulações sacroilíacas e coluna. C) A ausência do alelo HLA-B27 descarta o diagnóstico. - Incorreto. Embora a presença do alelo HLA-B27 esteja associada à espondilite anquilosante, a ausência dele não descarta o diagnóstico, pois a condição pode ocorrer em indivíduos HLA-B27 negativos. D) O achado radiográfico esperado é a presença de osteófitos na coluna vertebral. - Incorreto. O achado radiográfico típico da espondilite anquilosante é a fusão das articulações sacroilíacas e a presença de "bamboo spine", não osteófitos. E) Caso contraindicação ou falha ao tratamento com anti-inflamatório não esteroidal, metotrexato é a segunda linha de tratamento. - Correto. O metotrexato é frequentemente utilizado em casos de espondilite anquilosante quando há contraindicações ou falha no tratamento com anti-inflamatórios não esteroides. Portanto, a alternativa correta é: E) Caso contraindicação ou falha ao tratamento com anti-inflamatório não esteroidal, metotrexato é a segunda linha de tratamento.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina