Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
Os humanistas, num gesto ousado, tendiam a considerar como mais perfeita e mais expressiva a cultura que havia surgido e se desenvolvido no seio do paganismo, antes do advento de Cristo. A Igreja, portanto, para quem a história humana só atingiria a culminância na Era Cristã, não poderia ver com bons olhos essa atitude. Não quer isso dizer que os humanistas fossem ateus […]. Muito longe disso, o ceticismo toma corpo na Europa somente a partir dos séculos XVII e XVIII.
Segundo Sevcenko, os humanistas
a) eram cristãos e pretendiam reinterpretar a mensagem do Evangelho à luz da experiência e dos valores da Antiguidade, como a exaltação ao indivíduo e à sua participação na vida das cidades.
b) mantinham-se formalmente religiosos, porque entendiam a importância em preservar a chamada verdade revelada, em contraposição ao princípio racionalista, que defendia a verdade da ciência.
c) respeitavam as tradições da Igreja Católica, construídas ao longo da Idade Média, mas discordavam com veemência das teorias que justificavam a infabilidade papal para questões doutrinárias.
d) renovaram os estudos nas universidades europeias, antes dominados pelo amálgama entre a fé e a ciência, e desenvolveram o curso de teologia moral, voltado a condenar as práticas comerciais.
e) afrontavam a hierarquia da Igreja Católica ao defenderem a volta de práticas originárias no paganismo, situação que os aproximava das tradições mais populares dos camponeses europeus.
User badge image
CuriosidadesGerais

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada alternativa: a) eram cristãos e pretendiam reinterpretar a mensagem do Evangelho à luz da experiência e dos valores da Antiguidade, como a exaltação ao indivíduo e à sua participação na vida das cidades. Verdadeiro, os humanistas buscavam integrar valores da Antiguidade clássica com a fé cristã, exaltando o indivíduo e sua participação na sociedade. b) mantinham-se formalmente religiosos, porque entendiam a importância em preservar a chamada verdade revelada, em contraposição ao princípio racionalista, que defendia a verdade da ciência. Falso, embora muitos humanistas fossem religiosos, a afirmação não reflete a essência do humanismo, que buscava uma nova abordagem que integrasse razão e fé, e não apenas preservar a verdade revelada. c) respeitavam as tradições da Igreja Católica, construídas ao longo da Idade Média, mas discordavam com veemência das teorias que justificavam a infalibilidade papal para questões doutrinárias. Falso, embora houvesse críticas a certas práticas da Igreja, a afirmação não é precisa em relação ao respeito pelas tradições da Igreja. d) renovaram os estudos nas universidades europeias, antes dominados pelo amálgama entre a fé e a ciência, e desenvolveram o curso de teologia moral, voltado a condenar as práticas comerciais. Falso, os humanistas renovaram os estudos, mas não é correto afirmar que desenvolveram um curso de teologia moral voltado a condenar práticas comerciais. e) afrontavam a hierarquia da Igreja Católica ao defenderem a volta de práticas originárias no paganismo, situação que os aproximava das tradições mais populares dos camponeses europeus. Falso, embora os humanistas valorizassem a cultura clássica, não se pode afirmar que eles defendiam a volta a práticas pagãs de forma a afrontar a hierarquia da Igreja. Com base nas análises, a alternativa correta é: a) eram cristãos e pretendiam reinterpretar a mensagem do Evangelho à luz da experiência e dos valores da Antiguidade, como a exaltação ao indivíduo e à sua participação na vida das cidades.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a única alternativa que apresenta todos os itens com características desse período.
I – fortalecimento do poder real e enfraquecimento dos poderes locais;
II – declínio das atividades comerciais urbanas e fortalecimento da vida rural;
III – uso generalizado de trabalho escravo no campo;
IV – os nobres estavam obrigados a pagarem aos seus servos uma pequena indenização, que passou a ser conhecida por banalidade;
V – existência de vínculos pessoais entre os nobres mais poderosos e os nobres mais fracos (suserania e vassalagem).
a) I e II
b) II e IV
c) III e V
d) I e IV
e) II e V

Uma das características que podemos reconhecer no sistema feudal europeu:
a) é a organização da sociedade feudal em dois grupos bem definidos: os senhores e os escravos.
b) são os ideais de honra e fidelidade oriundos da sociedade islâmica.
c) é a obrigação anual de corveia e o pagamento da talha e banalidades como obrigações de servos aos senhores feudais.
d) é o dinamismo econômico, voltado para o comércio entre feudos vizinhos.
e) são as relações escravocratas de produção.

Mais conteúdos dessa disciplina