Logo Passei Direto
Buscar
A precarização do trabalho suscita uma nova questão social, cujo núcleo seria a existência de inúteis para o mundo e, em torno deles, de uma nebulosa de situações marcadas pela instabilidade e pela incerteza do amanhã, que atestam o crescimento de uma vulnerabilidade de massa.
Considerando o texto e os direitos sociais trabalhistas, assinale a alternativa correta:
a) A pejotização e a informalidade reduzem os custos para os empregadores e, por isso, contribuem para ampliar o acesso dos trabalhadores aos direitos sociais básicos, como saúde e previdência.
b) A prevalência de vínculos precários de trabalho limita o acesso dos trabalhadores a direitos constitucionais fundamentais, como aposentadoria, licença remunerada, seguro-desemprego e demais benefícios vinculados à seguridade social contributiva.
c) A consolidação da informalidade no mercado de trabalho estimula o fortalecimento dos sindicatos e amplia a capacidade de negociação coletiva dos trabalhadores.
d) A uberização e o trabalho por conta própria, ao flexibilizar o emprego tradicional, são mecanismos eficazes de inclusão social por meio do empreendedorismo popular.
e) A terceirização irrestrita e a informalidade aumentam a arrecadação tributária para políticas públicas e favorecem o financiamento dos direitos sociais universais previstos na Constituição.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao contexto da precarização do trabalho e seus impactos nos direitos sociais trabalhistas: a) A pejotização e a informalidade reduzem os custos para os empregadores e, por isso, contribuem para ampliar o acesso dos trabalhadores aos direitos sociais básicos, como saúde e previdência. - Esta afirmação é incorreta, pois a pejotização e a informalidade geralmente resultam em menos direitos e proteção social para os trabalhadores. b) A prevalência de vínculos precários de trabalho limita o acesso dos trabalhadores a direitos constitucionais fundamentais, como aposentadoria, licença remunerada, seguro-desemprego e demais benefícios vinculados à seguridade social contributiva. - Esta alternativa está correta, pois vínculos precários realmente dificultam o acesso a esses direitos. c) A consolidação da informalidade no mercado de trabalho estimula o fortalecimento dos sindicatos e amplia a capacidade de negociação coletiva dos trabalhadores. - Esta afirmação é enganosa, pois a informalidade tende a enfraquecer os sindicatos e a negociação coletiva. d) A uberização e o trabalho por conta própria, ao flexibilizar o emprego tradicional, são mecanismos eficazes de inclusão social por meio do empreendedorismo popular. - Embora a uberização possa parecer uma forma de inclusão, na prática, muitas vezes resulta em precarização e falta de direitos. e) A terceirização irrestrita e a informalidade aumentam a arrecadação tributária para políticas públicas e favorecem o financiamento dos direitos sociais universais previstos na Constituição. - Esta afirmação é incorreta, pois a informalidade geralmente resulta em menor arrecadação tributária. Diante dessa análise, a alternativa correta é: b) A prevalência de vínculos precários de trabalho limita o acesso dos trabalhadores a direitos constitucionais fundamentais, como aposentadoria, licença remunerada, seguro-desemprego e demais benefícios vinculados à seguridade social contributiva.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina