Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
A formação profissional requer um suporte teórico e metodológico sólido, necessário à reconstrução da prática e ao estabelecimento de estratégias de ação, mas também à preparação para o campo de investigação para melhorar a qualificação científica dos assistentes sociais e do eixo privilegiado de produção, sobretudo teórico, além das questões relacionadas com o campo de ação e realidades sociais mais amplas.
Mediante a esta informação, analise as afirmações a seguir em relação ao que a categoria precisa superar sobre a indefinição da profissão e assinale a alternativa correta.
a. O papel decisivo na formação acadêmica deve contemplar o currículo, mas não há a necessidade de destacar as disciplinas variáveis.
b. Formular o currículo, contemplando disciplinas variáveis, pois a definição do Serviço Social desempenha um papel decisivo na formação acadêmica.
c. Buscar por teorias que sustentam as metodologias do Serviço Social por meio da visão endogenista.
d. Entender que o currículo precisa contemplar somente as disciplinas específicas para o Serviço Social.
e. Na construção do currículo é preciso atentar-se somente à pesquisa e ao ensino.
User badge image
Questões Para o Saber

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Para responder a essa pergunta, precisamos analisar as alternativas em relação à formação profissional e à definição do Serviço Social. A formação deve ser abrangente e considerar tanto o currículo quanto as disciplinas que ajudam a definir a profissão. Vamos analisar as opções: a) O papel decisivo na formação acadêmica deve contemplar o currículo, mas não há a necessidade de destacar as disciplinas variáveis. - Esta opção é limitada, pois não considera a importância das disciplinas variáveis na formação. b) Formular o currículo, contemplando disciplinas variáveis, pois a definição do Serviço Social desempenha um papel decisivo na formação acadêmica. - Esta opção é mais completa, pois reconhece a importância de um currículo que inclua disciplinas variáveis para a definição da profissão. c) Buscar por teorias que sustentam as metodologias do Serviço Social por meio da visão endogenista. - Embora importante, essa opção não aborda diretamente a questão do currículo e da formação acadêmica. d) Entender que o currículo precisa contemplar somente as disciplinas específicas para o Serviço Social. - Esta opção é restritiva e não considera a necessidade de uma formação mais ampla. e) Na construção do currículo é preciso atentar-se somente à pesquisa e ao ensino. - Esta opção ignora a importância de outras áreas e disciplinas na formação. A alternativa que melhor reflete a necessidade de superar a indefinição da profissão e que considera a importância de um currículo abrangente é: b) Formular o currículo, contemplando disciplinas variáveis, pois a definição do Serviço Social desempenha um papel decisivo na formação acadêmica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Segundo Iamamoto (2012, p. 256-257), a prioridade atribuída à efetiva implantação da política de prática acadêmica, nos moldes aqui referidos, traz como consequência uma necessária revisão do conteúdo das matérias curriculares e seus desdobramentos em disciplinas, oficinas, laboratórios, seminários etc. Ou seja, impulsiona uma revisão do conteúdo do ensino ministrado ao longo do curso, assim como uma distribuição mais equitativa do tempo de trabalho de docentes e discentes nas atividades de ensino teórico-prático, pesquisa e extensão.
Mediante a esta informação, analise as asserções abaixo em relação à nova proposta do currículo de graduação em Serviço Social elaborado pela ABESS/ ABEPSS.
I. É fruto de um grande acúmulo de debate sobre a formação profissional. Foram necessárias muitas trocas de experiências para obter os resultados acadêmicos esperados.
II. A proposta para desenvolver o projeto de formação deu-se através do reconhecimento do Serviço Social como uma profissão especializada no trabalho coletivo, sendo parte fundamental da divisão técnica social do trabalho.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

De acordo com Iamamoto (2012), em relação ao processo de trabalho do Assistente Social pode se dizer que houve a definição após a reafirmação da proposta do currículo mínimo para o curso de Serviço Social realizado pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), tendo a compreensão de que o trabalho dos assistentes sociais historicamente faz parte do processo coletivo de trabalho na sociedade, mas possui as seguintes características: os serviços prestados no espaço de trabalho devem ser específicos aos assistentes sociais.
Em relação ao processo de trabalho dos assistentes sociais, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
a. O processo de trabalho dos assistentes sociais refere-se à luta por uma sociedade equitativa, mas não está voltado para a classe trabalhadora.
b. O processo de trabalho dos assistentes sociais está ligado à divisão social e técnica do trabalho, mas não na atuação do profissional na prestação dos serviços sociais e sim para o lucro do capital.
c. O processo de trabalho dos assistentes sociais está voltado para a atuação do profissional na prestação dos psicossociais.
d. O processo de trabalho dos assistentes sociais está ligado à prestação do trabalho para a sociedade capitalista.
e. O processo de trabalho dos assistentes sociais está ligado à divisão social e técnica do trabalho e na atuação do profissional na prestação dos serviços sociais.

Mais conteúdos dessa disciplina