Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
De acordo com Netto (2012), foram as profundas transformações societárias emergentes desde a década de 1970 que redesenharam amplamente o perfil do capitalismo contemporâneo - está claro que, planetarizado, esse capitalismo apresenta traços novos e processos inéditos. Essas transformações estão vinculadas às formidáveis mudanças que ocorreram no chamado "mundo do trabalho" e que chegaram a produzir as equivocadas teses do "fim da sociedade do trabalho" e do "desaparecimento" do proletariado como classe, mudanças que certamente se conectam aos impactos causados nos circuitos produtivos pela revolução científica e técnica em curso desde meados do século XX.
Conforme destaque acima e considerando os estudos, analise as afirmações a seguir em relação às mudanças no mundo do trabalho.
I. Conversão rápida em relação à produção de riquezas para a classe trabalhadora.
II. Fluxos extraordinários no tempo e espaço em favor da classe trabalhadora.
III. O trabalho passou a ser controlado pelo Estado.
IV. Desregulamentação das atividades financeiras.
a. Apenas I e III estão corretas.
b. Apenas III e IV estão corretas.
c. Apenas II e IV estão corretas.
d. Apenas I e II estão corretas.
e. I, II, III e IV estão corretas.
User badge image
Questões Para o Saber

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. Conversão rápida em relação à produção de riquezas para a classe trabalhadora. Essa afirmação é um tanto vaga e pode não refletir a realidade, já que as transformações no capitalismo contemporâneo muitas vezes resultaram em desigualdades, e não necessariamente em uma conversão rápida de riquezas para a classe trabalhadora. Portanto, essa afirmação pode ser considerada incorreta. II. Fluxos extraordinários no tempo e espaço em favor da classe trabalhadora. Essa afirmação também é problemática, pois, embora haja fluxos de trabalho e capital, isso não necessariamente beneficia a classe trabalhadora de forma equitativa. Assim, essa afirmação pode ser considerada incorreta. III. O trabalho passou a ser controlado pelo Estado. Essa afirmação não é verdadeira no contexto das transformações contemporâneas, onde muitas vezes há uma maior flexibilização e desregulamentação do trabalho, em vez de um controle estatal mais rigoroso. Portanto, essa afirmação é incorreta. IV. Desregulamentação das atividades financeiras. Essa afirmação é verdadeira, pois as transformações no capitalismo contemporâneo incluem a desregulamentação das atividades financeiras, que é um fenômeno observado desde a década de 1970. Com base na análise, apenas a afirmação IV está correta. Portanto, a alternativa correta é: nenhuma das alternativas apresentadas está correta, pois não há uma opção que contenha apenas a afirmação IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Segundo Iamamoto (2012, p. 256-257), a prioridade atribuída à efetiva implantação da política de prática acadêmica, nos moldes aqui referidos, traz como consequência uma necessária revisão do conteúdo das matérias curriculares e seus desdobramentos em disciplinas, oficinas, laboratórios, seminários etc. Ou seja, impulsiona uma revisão do conteúdo do ensino ministrado ao longo do curso, assim como uma distribuição mais equitativa do tempo de trabalho de docentes e discentes nas atividades de ensino teórico-prático, pesquisa e extensão.
Mediante a esta informação, analise as asserções abaixo em relação à nova proposta do currículo de graduação em Serviço Social elaborado pela ABESS/ ABEPSS.
I. É fruto de um grande acúmulo de debate sobre a formação profissional. Foram necessárias muitas trocas de experiências para obter os resultados acadêmicos esperados.
II. A proposta para desenvolver o projeto de formação deu-se através do reconhecimento do Serviço Social como uma profissão especializada no trabalho coletivo, sendo parte fundamental da divisão técnica social do trabalho.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

De acordo com Iamamoto (2012), em relação ao processo de trabalho do Assistente Social pode se dizer que houve a definição após a reafirmação da proposta do currículo mínimo para o curso de Serviço Social realizado pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), tendo a compreensão de que o trabalho dos assistentes sociais historicamente faz parte do processo coletivo de trabalho na sociedade, mas possui as seguintes características: os serviços prestados no espaço de trabalho devem ser específicos aos assistentes sociais.
Em relação ao processo de trabalho dos assistentes sociais, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
a. O processo de trabalho dos assistentes sociais refere-se à luta por uma sociedade equitativa, mas não está voltado para a classe trabalhadora.
b. O processo de trabalho dos assistentes sociais está ligado à divisão social e técnica do trabalho, mas não na atuação do profissional na prestação dos serviços sociais e sim para o lucro do capital.
c. O processo de trabalho dos assistentes sociais está voltado para a atuação do profissional na prestação dos psicossociais.
d. O processo de trabalho dos assistentes sociais está ligado à prestação do trabalho para a sociedade capitalista.
e. O processo de trabalho dos assistentes sociais está ligado à divisão social e técnica do trabalho e na atuação do profissional na prestação dos serviços sociais.

Mais conteúdos dessa disciplina