Logo Passei Direto
Buscar
A elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) tem como objetivo construir a identidade da escola, abrangendo tanto nos setores administrativos quanto pedagógicos. Nesse sentido, cada instituição de modo único leva em consideração a comunidade e a realidade social que está inserida e todos os sujeitos responsáveis pelo processo educativo, como a equipe pedagógica, administrativa e os alunos. Desse modo, a principal finalidade do PPP é contribuir para a formação do cidadão crítico, responsável, criativo e participativo na sociedade.
Conforme o texto apresentado, assinale a alternativa correta:
Alternativa 1 - o PPP é um documento burocrático que apenas deve ser arquivado e está acessível a toda a comunidade para conhecer as linhas de trabalho da escola e suas abordagens.
Alternativa 2 - o PPP é um documento norteador da instituição de ensino e das práticas escolares, na medida em que envolve todos os setores que formam a escola e a comunidade escolar.
Alternativa 3 - a escola elabora o documento PPP para que seja registrado o rigor cientifico metodológico que adota, mas que na prática não é aplicado, pois não condiz com o meio social.
Alternativa 4 - o PPP serve como ideias norteadoras para que sejam colocadas em prática no cotidiano escolar, sendo revisado a cada década pelos pais dos alunos e membros do alto escalão do MEC.
Alternativa 5 - a escola transmite conteúdos teóricos ao longo da Educação Básica, possibilita ao cidadão uma participação passiva inserida no contexto social pelo exemplo e pela relação entre os colaboradores.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao que foi apresentado no texto sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP): 1. Alternativa 1 - O PPP é um documento burocrático que apenas deve ser arquivado e está acessível a toda a comunidade para conhecer as linhas de trabalho da escola e suas abordagens. - Essa alternativa não reflete a importância ativa do PPP, que deve ser um guia para a prática educativa, não apenas um documento arquivado. 2. Alternativa 2 - O PPP é um documento norteador da instituição de ensino e das práticas escolares, na medida em que envolve todos os setores que formam a escola e a comunidade escolar. - Esta alternativa está alinhada com a descrição do PPP como um documento que constrói a identidade da escola e envolve a comunidade. 3. Alternativa 3 - A escola elabora o documento PPP para que seja registrado o rigor científico metodológico que adota, mas que na prática não é aplicado, pois não condiz com o meio social. - Essa alternativa é negativa e não reflete a intenção do PPP, que deve ser aplicado e relevante para a realidade social. 4. Alternativa 4 - O PPP serve como ideias norteadoras para que sejam colocadas em prática no cotidiano escolar, sendo revisado a cada década pelos pais dos alunos e membros do alto escalão do MEC. - Embora mencione que o PPP deve ser colocado em prática, a revisão a cada década não é uma prática comum, pois o PPP deve ser revisado com mais frequência. 5. Alternativa 5 - A escola transmite conteúdos teóricos ao longo da Educação Básica, possibilita ao cidadão uma participação passiva inserida no contexto social pelo exemplo e pela relação entre os colaboradores. - Essa alternativa não reflete a proposta do PPP, que visa formar cidadãos críticos e participativos, não passivos. Após essa análise, a alternativa que melhor representa o objetivo do Projeto Político Pedagógico, conforme o texto, é a Alternativa 2: "o PPP é um documento norteador da instituição de ensino e das práticas escolares, na medida em que envolve todos os setores que formam a escola e a comunidade escolar."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O Projeto Político Pedagógico-PPP é tanto político quanto pedagógico, uma vez que está articulado com o compromisso sociopolítico, conforme os interesses da população e para formar sujeitos capazes de exercer plenamente sua cidadania. Enquanto que a dimensão política se realiza na própria prática pedagógica no cumprimento de sua intencionalidade. Além disso, o PPP é de suma importância a todos os membros da escola por oferecer as diretrizes de organização e funcionamento da escola, integradas às normas do sistema nacional e do sistema ou rede ao qual ela pertence. Ainda, apresenta a identidade escolar frente as necessidades locais, define coletivamente os objetivos gerais da escola, a tomada de consciência dos principais problemas da escola e das possibilidades de solução.
Após a leitura do trecho e as diretrizes para o Projeto Político Pedagógico, julgue as afirmativas a seguir:
I. O PPP é um plano para ser utilizado em todas as práticas escolares por todos envolvidos no processo de aprendizagem. Construído de forma democrática, dialogada, impessoal e que resulte em qualidade.
II. Uma das principais contribuições do PPP é a valorização do magistério, por meio da qualidade das condições de trabalho, como recursos didáticos, formação continuada e preparo do corpo docente.
III. O PPP propõe a estrutura organizacional da escola, a formação do currículo, o calendário escolar, as relações de trabalho e as formas de avaliações do processo de ensino aprendizagem.
IV. O Projeto Político Pedagógico apresenta aos seus membros e futuros colaboradores a identidade da escola, seus principais posicionamentos e suas características.
Alternativa 1 - I, II, III, IV.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.

A violência não é um fenômeno recente e nem uma característica exclusiva da sociedade contemporânea. Contudo, observa-se atualmente uma intensificação e marginalização desse fenômeno, onde, muitas vezes, ele é analisado de forma superficial e sob uma ótica que o normaliza. Nesse contexto, a escola surge como um dos principais cenários de propagação desta violência, sendo ela física ou norteada de preconceitos, discriminação, perseguição e humilhação. Todos esses tipos de violência marcam e influenciam o desenvolvimento dos alunos.
Considerando as formas de violência que se caracterizam pelo desrespeito, intimidação e humilhação, julgue as afirmativas a seguir:
I. Essas formas de violência ocorrem somente nas instituições de ensino. Portanto, essas ações com tais características, quando praticadas entre crianças e adolescentes, devemos tratá-las como banais, pois são específicas do comportamento dessa faixa etária.
II. A violência é um fenômeno recentemente nos ambientes escolares e ainda é pouco debatida. De modo geral, esse fenômeno ocorre predominantemente em escolas localizadas na área rural dos municípios brasileiros e, por isso, não recebem maior destaque na mídia.
III. Um dos fatores determinantes para que a violência no ambiente escolar não ocorra é a segurança do aluno. As boas relações com os colegas e professores são essenciais para que isso não ocorra.
IV. O bullying não é um fenômeno recente, sendo preocupante para toda a sociedade. Várias formas podem ser apontadas como propensão para ações de bullying, incluindo aspectos étnicos, religiosos, de aparência e classe social.
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - I e IV, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - III e IV, apenas.

Uma das atribuições do professor é a sensibilidade e participação no Projeto Político Pedagógico da escola. Esse instrumento no processo educativo auxilia na formação de um aluno mais capacitado do que um reprodutor de informações. Em outras palavras, há uma intenção na organização do trabalho pedagógico. Na sociedade atual, mais do que simples reprodutores de dados disponíveis na Internet, o sujeito, pela mediação do professor, pode transformar informações em conhecimentos relacionados ao cotidiano. Diante disso, as novas tecnologias mudam o modo de enxergarmos a educação, uma vez que a educação formal cede lugar para o aprendizado por toda a vida. Ademais, o papel da escola é preparar o aluno para refletir sobre a cultura e os princípios de sua sociedade e não apenas reproduzir os valores das classes dominantes. Portanto, faz-se necessário a constante reflexão sobre a sociedade na escola para que o aluno se forme para a vida, inserido nas tecnologias de comunicação e informação, sendo um cidadão crítico e que participe da sua sociedade, além de uma formação para o trabalho.
Considerando a situação apresentada, podemos afirmar que:
Alternativa 1 - Cabe à escola preparar o sujeito para a vida em sociedade.
Alternativa 2 - A equipe pedagógica marxista desqualifica as demandas sociais.
Alternativa 3 - O aluno é autor de sua história ao ser ideologicamente dominado.
Alternativa 4 - A participação social ocorre principalmente pelo abandono escolar.
Alternativa 5 - O professor é um sujeito alheio as diretrizes para a formação cidadã.

Observa-se que os desafios no ambiente escolar têm sido cada vez maiores na atualidade. Não se trata apenas de oportunizar aos alunos o conhecimento dos conteúdos das disciplinas, mas, também, possibilitar que eles “[...] desenvolvam as habilidades para operá-los, revê-los, transformá-los e redirecioná-los em sociedade e as atitudes sociais - cooperação, solidariedade, ética -, tendo sempre como horizonte colocar os avanços da civilização a serviço da humanização da sociedade” (PIMENTA, 1993, p.79). Diante desse entendimento, a instituição de ensino passa a ser percebida como um espaço de possibilidades, contribuindo para o processo de humanização do aluno, conhecedor de sua realidade.
Considerando o papel humanizador da escola perante a realidade de seu alunado, julgue as afirmativas a seguir:
I. Por intermédio da escola as pessoas potencializam atitudes e hábitos, conhecem ideias e conceitos, absorvem valores e tradições presentes na sociedade. Portanto, a escola favorece a socialização das pessoas, visto que oportuniza o convívio com pessoas de orientações sexuais, de religião e de etnias diferentes.
II. A escola busca tornar as pessoas sujeitos incapazes de se adaptarem à realidade social. Portanto, ela intensifica o individualismo com objetivo de atenuar as diferenças e de preparar individualmente o sujeito para o mercado de trabalho. Pois, só assim, as pessoas terão condições de enfrentar o competitivo cenário trabalhista atual.
III. A escola é uma instituição que busca pelo desenvolvimento intelectual e social das pessoas. Portanto, a escola procura possibilitar aos alunos o domínio do conhecimento científico e cultural, devendo socializar o saber sistematizado, potencializar capacidades cognitivas e operativas, que contribuam para a conquista dos direitos de cidadania.
IV. A diversidade cultural, econômica e social do Brasil, exige da instituição escolar o entendimento da realidade em que vivem os alunos, condição imprescindível para que eles possam se reconhecer como parte integrante dessa realidade social.
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - IV, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, III e IV, apenas.

O Colégio Lecrescer oferece a comunidade o Ensino Fundamental e Médio. Como objetivo a escola deseja ser reconhecida pela comunidade como uma instituição que pratica um estudo de qualidade, formação cidadã e o trabalho para o conhecimento. Ao procurar que o educando seja proativo na relação consigo mesmo e com o outro, atividades que propiciem a avaliação crítica e ainda o reconhecimento do papel do professor para além do conteúdo teórico, mas para seu compromisso social. O contraturno oferece sala de apoio pedagógico com ênfase em raciocínio lógico e interpretativo. Ainda, a preocupação da escola é atender todas as classes sociais da região, sendo que a maioria dos pais dos educandos possuem graduação e alto poder aquisitivo. Além de especificar o seu compromisso ao atendimento de crianças com necessidades especiais com profissionais habilitados como fonoaudiólogos, psicólogos fisioterapeutas etc. Já no que se refere ao marco conceitual, a escola deseja formar o cidadão para o mundo global, com ênfase no conhecimento e na construção da consciência cidadã para que o aluno tenha possibilidade de interagir em sociedade, resolver problemas, tanto no trabalho em equipe quanto cidadão com visão crítica. Um dos diferenciais do colégio Lecrescer é a formação integral do educando ao propor educação emocional, social, intelectual e física.
Com base nessas informações do Projeto Político Pedagógico da escola Lecrescer, julgue as afirmativas a seguir:
I. Compreender o papel que o Projeto Político-Pedagógico desempenha nas instituições de ensino e como o professor pode contribuir em sua constituição, possibilita a atuação como agente transformador da realidade.
II. Observam-se as dificuldades enfrentadas pela escola em se articular com a realidade e como a escola se prepara para isso, dentro de valores éticos. Mais do que um papel a ser arquivado, o PPP é um compromisso coletivo de toda a equipe administrativa, pedagógica e da própria sociedade a ser colocado em prática.
III. O PPP a partir de seu planejamento serve para nortear as práticas escolares e pode ser consultado sempre que possível para alinhar as atividades docentes com os planos da escola e o que foi decidido pela maioria na gestão democrática.
IV. O PPP serve como base para que o profissional da licenciatura entre em contato com os valores da escola e que o professor conduza a sua prática escolar. Em suma, toda ação docente tem uma intencionalidade articulada com as leis que regem a educação e com o Projeto Político Pedagógico da escola.
Alternativa 1 - I, II, III, IV.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.

Na fase adulta, a expectativa que se cria do relacionamento com alguém, seja pessoal ou profissional, o comportamento considerado ou esperado diante de uma pessoa, ou situação, é o que chamamos de papéis sociais. Essas expectativas podem ser pelos elementos fixos das tarefas, formalizados e determinados pela direção escolar e ainda elementos emergenciais das tarefas, que se constituem de traços informais e desenvolvem-se com o tempo, conforme o crescimento das relações sociais. Esses elementos fixos das tarefas são criados pela direção e não dependem de quem assumiu o papel. Ainda, são traços objetivos, delimitados por documentos, por pessoas que entram em consenso. Outra característica dos elementos fixos é a sua constância e se apresentam de modo geral para o público interno ou externo da escola. Por sua vez, os elementos emergenciais das tarefas são criados ou aprimorados com características subjetivas, ou próprias de cada pessoa que assume o determinado papel. Além disso, não são documentados e apresentam mais flexibilidade. Observamos esses elementos fixos quando um colaborador assume um determinado trabalho, com um determinado cargo que acompanha uma descrição de suas tarefas de sua responsabilidade - como as informações escritas chamadas de descrições de cargos -, ou seja, são os elementos estáveis das tarefas que a pessoa exercerá ao longo da jornada laboral. Como essas características gerais são frias ou distantes da realidade do trabalho, por assim dizer, funciona como se fosse um script ou roteiro que o ator social será cobrado para realizar. Tais elementos emergenciais são como cada trabalhador desempenhará o seu papel em ambientes dinâmicos.
Com base nessas informações sobre os papéis sociais na escola, julgue as afirmativas a seguir:
I. Os papéis dos professores podem receber outras atribuições quando tomam para si certas responsabilidades além das convencionais.
II. O obscurantismo possibilita condutas almejadas entre os colaboradores e que grupos com valores diversos provavelmente terão trocas mais significativas e duradouras.
III. Por mais que a pessoa procure se distanciar da área de humanas ou do contato com as pessoas, esse isolamento social não é possível em sua completude nas organizações.
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III, apenas.

Diante desse contexto, observa-se a importância que instituições de ensino inclusivas podem oferecer aos alunos com e sem deficiência, permitindo que eles trilhem sua trajetória escolar na mesma sala de aula. No que tange à inclusão educacional e escolar.
É correto o que se afirma em:
I- A inclusão educacional é permeada por ação política, pedagógica, cultural e social, objetivando o direito de todos os alunos de estarem lado a lado, compartilhando o mesmo processo de aprendizagem, sem nenhum tipo de discriminação.
II- A escola deve ser pensada como um espaço democrático da sociedade, de todas as crianças e adolescentes, de suas famílias, bem como da comunidade em que se encontra. Portanto, a escola inclusiva, busca superar todas as barreiras físicas, não necessitando de se preocupar com um ensino de qualidade.
III- A escola inclusiva é um meio eficaz de reagir contra atitudes discriminatórias, tendo comprometimento com o desenvolvimento cognitivo e social de todos. A inclusão no ensino desenvolve nos educandos uma consciência acolhedora, harmoniosa e de respeito às diversidades.
IV- A inclusão de alunos com deficiência, seja ela física ou intelectual, no ambiente escolar, promove transtornos, visto que essa inclusão exige que os gestores da escola e seu corpo docente, desenvolvam capacidades para apoiar somente a necessidade individual do aluno com deficiência, gerando muitos gastos.
Alternativa 1 - I, II, III, IV.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina