Sobre os impactos Inflacionários nas Sociedades por Ações, na Lei das Sociedades por Ações, desde meados de 1970, o reconhecimento dos efeitos da inflação brasileira era evidenciado na apuração dos demonstrativos contábeis por meio de um processo chamado Correção Monetária – posteriormente denominada Correção Integral - e seus efeitos eram tão sérios quanto aceitos para fins de dividendos e do cálculo do imposto de renda. Sobre o assunto, analise as afirmativas.
I - Ao longo das décadas seguintes, com o agravante aumento da inflação no país, a CVM tornou a Correção Integral obrigatória nas companhias de capital aberto, determinando que fossem evidenciadas em demonstrativos contábeis complementares.
II - Em meados dos anos 1990, com a consolidação do Plano de Estabilização Econômica (Plano Real), gerou-se o pressuposto de que os efeitos da inflação passariam a ser irrelevantes de forma a dispensar a necessidade de gerar demonstrativos contábeis complementares.
III – Após a consolidação do Plano de Estabilização Econômica – Plano Real - a legislação societária e fiscal entraram em acordo mantendo apenas o registro escritural dentro da sistemática legal que perdura até os dias atuais.
Após análise das afirmativas, assinale a alternativa correta:
Opções da pergunta 3:
Estão corretas as afirmativas I, II e III
Está correta apenas a afirmativas I.
Estão corretas as afirmativas I e III.
Estão corretas as afirmativas I e II.
Estão corretas as afirmativas II e III.
Ed
mês passado
Vamos analisar cada afirmativa: I - Ao longo das décadas seguintes, com o agravante aumento da inflação no país, a CVM tornou a Correção Integral obrigatória nas companhias de capital aberto, determinando que fossem evidenciadas em demonstrativos contábeis complementares. Verdadeira, a CVM realmente tornou a Correção Integral obrigatória em resposta à inflação. II - Em meados dos anos 1990, com a consolidação do Plano de Estabilização Econômica (Plano Real), gerou-se o pressuposto de que os efeitos da inflação passariam a ser irrelevantes de forma a dispensar a necessidade de gerar demonstrativos contábeis complementares. Verdadeira, com o Plano Real, a inflação foi controlada, e a necessidade de correção monetária nos demonstrativos contábeis foi reduzida. III – Após a consolidação do Plano de Estabilização Econômica – Plano Real - a legislação societária e fiscal entraram em acordo mantendo apenas o registro escritural dentro da sistemática legal que perdura até os dias atuais. Falsa, a legislação não se limitou apenas ao registro escritural, e a questão da correção monetária e seus efeitos ainda é relevante em alguns contextos. Com base na análise, as afirmativas I e II estão corretas, enquanto a III está incorreta. Portanto, a alternativa correta é: "Estão corretas as afirmativas I e II."
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade