Logo Passei Direto
Buscar
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre a pedagogia tecnicista, é correto afirmar que:
A Considera os pensamentos de Pierre Bourdieu, Louis Althusser e Jean-Claude Passeron.
B Incentiva o desenvolvimento de novos recursos trazidos pelas tecnologias da informação e comunicação.
C Prioriza o ensino voltado para a reflexão crítica e para projetos que buscam o fim das desigualdades.
D Enfatiza a produtividade e a eficiência.
User badge image
Didaticamente

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta sobre a pedagogia tecnicista, vamos analisar cada uma das alternativas: A) Considera os pensamentos de Pierre Bourdieu, Louis Althusser e Jean-Claude Passeron. - Essa opção se refere a teorias sociológicas e não é característica da pedagogia tecnicista. B) Incentiva o desenvolvimento de novos recursos trazidos pelas tecnologias da informação e comunicação. - Embora a tecnologia possa ser utilizada, a pedagogia tecnicista não é focada especificamente nesse aspecto. C) Prioriza o ensino voltado para a reflexão crítica e para projetos que buscam o fim das desigualdades. - Essa opção é mais alinhada com abordagens pedagógicas críticas, não com a pedagogia tecnicista. D) Enfatiza a produtividade e a eficiência. - Esta opção é a mais correta, pois a pedagogia tecnicista foca na eficiência e na produtividade, muitas vezes em detrimento de uma reflexão crítica mais profunda. Portanto, a alternativa correta é: D) Enfatiza a produtividade e a eficiência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o fragmento de texto a seguir: "Os teóricos visavam a padronização dos processos pedagógicos com o objetivo de atender à escolarização, em massa, preparando os indivíduos para o sistema mecânico de produção".
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro-base base A função do currículo no contexto escolar, relacione corretamente as tendências pedagógicas às suas características:
1 . Escola Nova
2 . Escola Tecnicista
3 . Pedagogia crítico-reprodutivista
( ) Denunciam o poder hegemônico da classe dominante, ressaltando o fato de a escola ser um aparelho ideológico do Estado, que visa a partir do seu currículo tradicional formar mão-de-obra especializada.
( ) O professor é considerado o facilitador da aprendizagem, e o aluno é chamado a participar, é considerado ativo e participativo no processo. Sua ênfase curricular está nos processos, não nos conteúdos; assim, os conteúdos são organizados em projetos, a fim de permitir o aluno uma adaptação à sociedade.
( ) Defende o desenvolvimento das competências e habilidades específicas, assim os conteúdos curriculares são selecionados a partir deste objetivo. Busca descobrir quais os melhores recursos para ensinar tendo o professor como um técnico do ensino.

Leia o fragmento de texto: “As teorias não críticas decorrem de uma época em que a escola foi direcionada a seguir os princípios da administração fabril, da racionalidade técnica e do modelo taylorista/fordista.”
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma das tendências pedagógicas classificada como teoria não crítica:
A Enciclopedismo.
B Escola Nova.
C Estado Novo.
D Reconceitualista.
E Escola tecnológica.

Leia o fragmento a seguir: "Para além de representar abordagens múltiplas sobre uma realidade que se procura olhar de um outro modo, a complexidade dos estudos educacionais críticos, onde se reconhecem contradições, significa a existência de lutas por ideias e práticas associadas a uma problematização constante daquilo que fazemos e naquilo em que estamos a participar."
De acordo com o conteúdo das aulas e do livro-base, por qual motivo as teorias crítica e pós-crítica (também conhecidas como teorias progressistas) são assim classificadas?
A Porque analisam criticamente o sistema capitalista, enfatizando a finalidade sociopolítica da educação.
B Porque criticam os sistemas político-educacionais e trabalham em prol da desigualdade social.
C Porque combatem o sistema comunista e analisam criticamente as desigualdades sociais geradas por este.
D Porque se servem da criticidade para promover o progresso da sociedade através de alianças políticas.
E Porque criticam o sistema capitalista, mas enfatizam seu modelo de educação como correto.

Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre pedagogia tecnicista, assinale a alternativa correta:
A Seu objetivo é fazer com que o aluno seja visto como condutor de seu processo de aprendizagem, dando ênfase ao seu potencial reflexivo.
B Seu objetivo é tornar o orientador educacional um técnico do ensino que transmitirá aos alunos os conteúdos pertinentes.
C Sua centralidade está na busca dos melhores recursos de ensino.
D Seus princípios filosóficos são elaborados a partir de conteúdos disponibilizados aos alunos através do livro didático.
E Seu intuito é transmitir aos alunos os conteúdos que o professor definir como pertinente, desde que a coordenação pedagógica esteja ciente.

Leia o fragmento de texto abaixo: "Apesar de muitas críticas às teorias anteriores, as teorias crítico-reprodutivistas não apresentam uma proposta político-pedagógica bem delineada [...] Pedagogia histórico-crítica – defende uma organização curricular com base nas áreas de conhecimentos [...]".
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, relacione as teorias críticas e pós-críticas às suas respectivas características:
( ) Enfatiza a valorização da subjetividade do educando, considerando o professor o mediador da aprendizagem.
( ) Considera a escola como um aparelho ideológico do Estado que privilegia a cultura de elite e assim produz com seu ensino violências simbólicas.
( ) Não apresenta uma proposta político-pedagógica bem elaborada que auxilie os professores na construção de sua prática.
A 1,1,2
B 2,1,1
C 1,2,1
D 2,2,1
E 2,1,2

Leia o extrato de texto a seguir: "[Esta lei] que foi promulgada em 1996 [...] ficou 8 anos tramitando no congresso, pois foi fruto de diferentes posições, de ideias contrárias, inclusive lutas de grupos [...]".
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos da Aula 5 (Vídeo 2, Tema 2 - Currículo: Aspectos legais), identifique a alternativa correta que menciona qual é a grande Lei da Educação:
A ECA.
B PNE.
C FUNDEF.
D FUNDEB.
E LDBEN.

Mais conteúdos dessa disciplina