Logo Passei Direto
Buscar
Observe o esquema que segue:
A partir do trecho anterior e do conteúdo do texto da Rota de Aprendizagem da Aula 5 de Reações Orgânicas, sobre reações radicalares, assinale a alternativa correta:
A A equação (1) representa uma adição do tipo anti-Markovnikov, pois sempre ocorrerá este tipo de adição na presença de brometo de hidrogênio. A presença de peróxidos é opcional. A equação (2) representa uma adição do tipo Markovnikov.
B A equação (1) representa uma adição do tipo Markovnikov, pois não há a presença de peróxidos. A equação (2) representa uma adição do tipo anti-Markovnikov, pois na presença do brometo de hidrogênio e peróxidos sempre será este tipo de adição.
C A equação (1) representa uma adição do tipo Markovnikov, pois na presença do brometo de hidrogênio e peróxidos sempre será este tipo de adição. A equação (2) representa uma adição do tipo anti-Markovnikov.
D A equação (1) representa uma adição do tipo Markovnikov, pois independente do haleto, na presença de peróxidos sempre será este tipo de adição. A equação (2) representa uma adição do tipo anti-Markovnikov.
E A equação (1) representa uma adição do tipo anti-Markovnikov, pois na presença do brometo de hidrogênio e peróxidos sempre será este tipo de adição. A equação (2) representa uma adição do tipo Markovnikov, pois não há a presença de peróxidos.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para responder a essa questão, precisamos entender os conceitos de adição de Markovnikov e anti-Markovnikov em reações de adição de haletos a alcenos. 1. Adição de Markovnikov: O halogênio se adiciona ao carbono mais substituído do alceno, enquanto o hidrogênio se adiciona ao carbono menos substituído. Isso ocorre na ausência de peróxidos. 2. Adição de anti-Markovnikov: O halogênio se adiciona ao carbono menos substituído do alceno, e isso geralmente ocorre na presença de peróxidos. Agora, vamos analisar as alternativas: A) A equação (1) representa uma adição do tipo anti-Markovnikov, pois sempre ocorrerá este tipo de adição na presença de brometo de hidrogênio. A presença de peróxidos é opcional. A equação (2) representa uma adição do tipo Markovnikov. - Incorreta: A presença de peróxidos é que leva à adição anti-Markovnikov. B) A equação (1) representa uma adição do tipo Markovnikov, pois não há a presença de peróxidos. A equação (2) representa uma adição do tipo anti-Markovnikov, pois na presença do brometo de hidrogênio e peróxidos sempre será este tipo de adição. - Incorreta: A equação (1) não pode ser Markovnikov se não houver peróxidos. C) A equação (1) representa uma adição do tipo Markovnikov, pois na presença do brometo de hidrogênio e peróxidos sempre será este tipo de adição. A equação (2) representa uma adição do tipo anti-Markovnikov. - Incorreta: A presença de peróxidos leva à adição anti-Markovnikov. D) A equação (1) representa uma adição do tipo Markovnikov, pois independente do haleto, na presença de peróxidos sempre será este tipo de adição. A equação (2) representa uma adição do tipo anti-Markovnikov. - Incorreta: A presença de peróxidos não leva a uma adição Markovnikov. E) A equação (1) representa uma adição do tipo anti-Markovnikov, pois na presença do brometo de hidrogênio e peróxidos sempre será este tipo de adição. A equação (2) representa uma adição do tipo Markovnikov, pois não há a presença de peróxidos. - Correta: Esta opção está de acordo com as regras de adição de Markovnikov e anti-Markovnikov. Portanto, a alternativa correta é: E.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Observe o mecanismo que segue:
A partir das equações anteriores e do conteúdo do texto da Rota de Aprendizagem da Aula 6 de Reações Orgânicas, sobre síntese de moléculas orgânicas, analise as setas em vermelho e movimentação dos elétrons e assinale a alternativa correta:
A A primeira etapa é caracterizada pela desprotonação de uma das moléculas de álcool, na presença de uma base. Em seguida ocorre um ataque via SN2, onde os elétrons do oxigênio de um álcool não protonado atacam o carbono do álcool protonado, liberando uma molécula de água. Por fim, o álcool é protonado e forma-se um éter.
B A primeira etapa é caracterizada pela protonação de uma das moléculas de álcool, na presença de uma base. Em seguida ocorre um ataque via SN2, onde os elétrons do oxigênio de um álcool não protonado atacam o carbono do álcool protonado, liberando uma molécula de água. Por fim, o álcool é desprotonado, na presença de um ácido e forma-se um éter.
C A primeira etapa é caracterizada pela protonação de uma das moléculas de álcool, na presença de um ácido. Em seguida ocorre um ataque via SN2, onde os elétrons do oxigênio de um álcool não protonado atacam o carbono do álcool protonado, liberando uma molécula de água. Por fim, o álcool é desprotonado e forma-se um éter.
D A primeira etapa é caracterizada pela protonação de uma das moléculas de álcool, na presença de um ácido. Em seguida ocorre um ataque via SN2, onde os elétrons do oxigênio de um álcool protonado atacam o carbono do álcool desprotonado, liberando uma molécula de água. Por fim, o álcool é desprotonado e forma-se um éter.
E A primeira etapa é caracterizada pelo ataque via SN2, onde os elétrons do oxigênio de um álcool não protonado atacam o carbono do álcool protonado, liberando uma molécula de água. Em seguida ocorre a protonação de uma das moléculas de álcool, na presença de um ácido. Em seguida ocorre um Por fim, o álcool é desprotonado e forma-se um éter.

Mais conteúdos dessa disciplina