Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com o Código Penal Brasileiro, em relação ao crime, é correto afirmar que:
A) A superveniência de causa relativamente independente exclui a imputação quando, por si só, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou.
B) A omissão é penalmente irrelevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado.
C) Se o fato é cometido em estrita obediência a ordem, manifestamente ilegal, de superior hierárquico, só é punível o autor da coação ou da ordem.
D) O erro quanto à pessoa contra a qual o crime é praticado isenta de pena o agressor.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta de acordo com o Código Penal Brasileiro: A) A superveniência de causa relativamente independente exclui a imputação quando, por si só, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou. - Esta afirmação está correta, pois a superveniência de uma causa independente pode excluir a responsabilidade do agente que praticou o ato anterior. B) A omissão é penalmente irrelevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. - Esta afirmação é incorreta, pois a omissão é relevante quando o omitente tinha o dever de agir. C) Se o fato é cometido em estrita obediência a ordem, manifestamente ilegal, de superior hierárquico, só é punível o autor da coação ou da ordem. - Esta afirmação é incorreta, pois o subordinado também pode ser responsabilizado, dependendo das circunstâncias. D) O erro quanto à pessoa contra a qual o crime é praticado isenta de pena o agressor. - Esta afirmação é incorreta, pois o erro sobre a pessoa não isenta de pena, a não ser que se trate de erro de tipo que exclua a tipicidade. Portanto, a alternativa correta é a) A superveniência de causa relativamente independente exclui a imputação quando, por si só, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa correta sobre a teoria da ubiquidade utilizada no Direito Penal e que trata do lugar do crime.
A) Considera-se praticado o delito no local no qual se produziu ou deveria ter sido produzida a ação, ainda que tenha sido outro o lugar do resultado.
B) O lugar do crime e aquele onde o resultado se verificou, pouco importando o lugar no qual a ação ou omissão se deu.
C) O lugar do crime e aquele no qual se realizou a ação ou a omissão, tanto quanto o lugar onde se realizou ou deveria ter sido realizado o resultado.
D) O lugar do crime é aquele onde o agente é capturado em razão da prática do fato tipificado como infração penal.

Mais conteúdos dessa disciplina