Logo Passei Direto
Buscar
Com relação as excludentes de ilicitude previstas no Código Penal Brasileiro, Decreto-Lei nº 2.848/40, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Não pode alegar estado de necessidade quem tinha o dever legal de enfrentar o perigo.
B) São excludentes de ilicitude previstas no Código Penal somente a legítima defesa, o estado de necessidade e o estrito cumprimento do dever legal.
C) Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se.
D) Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a INCORRETA em relação às excludentes de ilicitude previstas no Código Penal Brasileiro: A) Não pode alegar estado de necessidade quem tinha o dever legal de enfrentar o perigo. - Esta afirmação está correta, pois quem tem o dever legal de enfrentar o perigo não pode alegar estado de necessidade. B) São excludentes de ilicitude previstas no Código Penal somente a legítima defesa, o estado de necessidade e o estrito cumprimento do dever legal. - Esta afirmação é INCORRETA, pois existem outras excludentes de ilicitude, como o consentimento do ofendido, que não estão mencionadas. C) Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se. - Esta afirmação está correta e descreve bem o estado de necessidade. D) Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. - Esta afirmação também está correta e descreve a legítima defesa. Portanto, a alternativa INCORRETA é a B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa correta sobre a teoria da ubiquidade utilizada no Direito Penal e que trata do lugar do crime.
A) Considera-se praticado o delito no local no qual se produziu ou deveria ter sido produzida a ação, ainda que tenha sido outro o lugar do resultado.
B) O lugar do crime e aquele onde o resultado se verificou, pouco importando o lugar no qual a ação ou omissão se deu.
C) O lugar do crime e aquele no qual se realizou a ação ou a omissão, tanto quanto o lugar onde se realizou ou deveria ter sido realizado o resultado.
D) O lugar do crime é aquele onde o agente é capturado em razão da prática do fato tipificado como infração penal.

Mais conteúdos dessa disciplina