Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
A história da saúde mundial teve sua evolução marcada por inúmeras transformações conceituais, dentre elas, políticas, sociais, econômicas e culturais. No Brasil, várias lutas foram traçadas por movimentos idealistas até iniciar a construção da saúde coletiva.
A respeito da saúde pública, assinale a alternativa CORRETA:
A A Vigilância Sanitária, ainda não reconhece como conceito de “Saúde Pública” “a ciência e a arte de promover, proteger e recuperar a saúde, por meio de medidas de alcance coletivo e de motivação da população” (WHO, 1991, p. 32).
B O Ministério da Saúde, reconhece como conceito de “Saúde Pública” “a ciência e a arte de medicar corretamente o paciente para que mantenha a saúde, por meio de medidas de alcance coletivo” (WHO, 1991, p. 32).
C A Organização Mundial de Saúde ainda não reconhece como conceito de “Saúde Pública” “a ciência e a arte de promover, proteger e recuperar a saúde, por meio de medidas de alcance coletivo e de motivação da população” (WHO, 1991, p. 32).
D A Organização Mundial de Saúde reconhece como conceito de “Saúde Pública” “a ciência e a arte de promover, proteger e recuperar a saúde, por meio de medidas de alcance coletivo e de motivação da população” (WHO, 1991, p. 32).
User badge image
Questões Para a Compreensão

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma: A) A Vigilância Sanitária, ainda não reconhece como conceito de “Saúde Pública” “a ciência e a arte de promover, proteger e recuperar a saúde, por meio de medidas de alcance coletivo e de motivação da população” (WHO, 1991, p. 32). - Esta afirmação é incorreta, pois a Vigilância Sanitária reconhece a importância desse conceito. B) O Ministério da Saúde, reconhece como conceito de “Saúde Pública” “a ciência e a arte de medicar corretamente o paciente para que mantenha a saúde, por meio de medidas de alcance coletivo” (WHO, 1991, p. 32). - Esta definição não é correta, pois não reflete o conceito de saúde pública. C) A Organização Mundial de Saúde ainda não reconhece como conceito de “Saúde Pública” “a ciência e a arte de promover, proteger e recuperar a saúde, por meio de medidas de alcance coletivo e de motivação da população” (WHO, 1991, p. 32). - Esta afirmação é falsa, pois a OMS reconhece esse conceito. D) A Organização Mundial de Saúde reconhece como conceito de “Saúde Pública” “a ciência e a arte de promover, proteger e recuperar a saúde, por meio de medidas de alcance coletivo e de motivação da população” (WHO, 1991, p. 32). - Esta afirmação é verdadeira e reflete corretamente o conceito de saúde pública segundo a OMS. Portanto, a alternativa correta é: D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A prevenção em saúde baseia-se no conhecimento para evitar o progresso da doença, exige uma ação antecipada, ou seja, preventiva. Já a promoção se caracteriza por um conjunto de intervenções coletivas entre a comunidade, evitando que as doenças se manifestem. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Prevenção das doenças. II- Promoção da saúde. ( ) Saúde é ausência de doença. ( ) Apresenta estratégias diversas e complementares. ( ) Medidas incentivadoras são oferecidas à população. ( ) Envolve patologias específicas e estratégia única. ( ) Mudanças no status dos homens e de seu ambiente são buscadas nos programas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) I - II - II - I - II.
b) II - I - I - I - II.
c) I - I - II - II - I.
d) II - II - I - I - II.

O Programa de Atenção Integral à Saúde iniciou suas atividades no ano de 2001, buscando o crescimento e a consolidação dos serviços de saúde, para garantir as mudanças nos indicadores e na qualidade de vida da população, pautado, entre outros, pelos princípios da integralidade e da equidade. No que diz respeito à atenção integral à saúde, é preciso verificar toda a estrutura das redes de assistência que o município possui, assim como os serviços de saúde ofertados. Com relação à atenção integral a saúde, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a composição da estrutura de redes de assistência:
a) Atenção básica, Assistência Ambulatorial Convencional, Vigilância em Saúde, Assistência de Urgência e Emergência.
b) Atenção básica, Assistência Ambulatorial Especializada, Vigilância em Saúde, Assistência de Curativos.
c) Atenção Primária, Assistência Ambulatorial Especializada, Vigilância em Saúde, Assistência de Urgência e Emergência.
d) Atenção básica, Assistência Ambulatorial Especializada, Vigilância em Saúde, Assistência de Urgência e Emergência.

Se caracterizaria por uma intervenção ou conjunto de intervenções que, teria como um objetivo ideal “não apenas evitar que as doenças se manifestem nos indivíduos e nas coletividades de indivíduos, mas, a eliminação permanente, ou pelo menos duradoura, da doença porque buscaria atingir suas causas mais básicas”.
Assinale a alternativa CORRETA:
A Promoção da saúde.
B Melhoria da qualidade de vida.
C Prevenção de doenças.
D Proteção ao cidadão.

A educação em Saúde é apoio relevante na questão da prevenção, é a partir dela que será possível atingir um nível satisfatório de saúde e, para tanto, os Programas de Educação em Saúde são importantes, pois visam à melhora nas condições de saúde e qualidade de vida da população, sendo capazes de desenvolver mudanças notórias de comportamento, práticas e atitudes, contribuindo para a autonomia em preservar e melhorar as suas condições de vida.
Com relação à educação em saúde, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Ações dirigidas sobre o conhecimento das pessoas (conhecimentos em saúde para a população).
( ) Ações dirigidas sobre o conhecimento das pessoas, para que não ocorram mudanças comportamentais através da transferência de conhecimentos.
( ) Ações iniciadas no século IX, voltadas à incorporação de vacinas aos doentes imposta pelas autoridades sanitárias.
( ) Ações iniciadas no século XX, voltadas à incorporação de hábitos higiênicos pela população, de maneira totalmente imposta pelas autoridades sanitárias.
a) V - V - V - F.
b) V - F - V - V.
c) V - F - F - V.
d) V - F - F - F.

A trajetória histórica da saúde coletiva brasileira nos remete para a segunda metade dos anos 50, numa conjuntura pós-Segunda Guerra Mundial, em que a situação econômica do país se esforçava para agregar potência no trabalho, melhorar a economia e no setor da saúde, programas de saneamento e seguridade social se solidificavam (NUNES, 1994).
A respeito do exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Movimento Preventivista.
II- Medicina Social.
III- Saúde Coletiva.
( ) Estimulava o entendimento de que a problematização da saúde é um tanto enigmática, de grande alcance e que necessitava transcender as práticas biológicas para viabilizar uma ampliação, interação e reestruturação do campo da saúde para poder atender às exigências populacionais, éticas e políticas que a hegemonia dos saberes biológico já não abrangia em sua totalidade.
( ) Embasava num trabalho profilático da instalação de futuras doenças no âmbito social com uma visão sobre a coletividade, tinha pretensão de instaurar a compreensão sobre os cuidados com a higiene e reavaliar as práticas e educação médicas.
( ) O seu surgimento fomentou futuramente a própria saúde pública, e seus princípios geraram grande alvoroço na área da saúde, pois trouxe em sua bagagem todas as lutas sociais de outrora.
a) III - II - I.
b) I - III - II.
c) III - I - II.
d) I - II - III.

A concepção da Saúde Coletiva Brasileira surge como uma perspectiva de contribuir um novo modelo de saúde que estabelecesse conexões nos diferentes âmbitos de saúde, se cria o sistema único de saúde o SUS.
Sobre o ano de criação, assinale a alternativa CORRETA:
A No ano de 1983.
B No ano de 1988.
C No ano de 2020.
D No ano de 1993.

Mais conteúdos dessa disciplina