Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
A respeito das políticas de educação bilíngue para estudantes surdos, Fernandes e Moreira (2017, p. 129) destacam que "a crítica do movimento surdo sintetiza, a nosso ver, os limites e possibilidades de que a Libras seja a língua principal na comunicação, na mediação dos conhecimentos e na interação verbal nas integralidades das relações que envolvam estudantes surdos na escola".
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O pressuposto básico da proposta bilíngue é que a criança aprenda tanto a escrever em sua língua materna, quanto em se comunicar oralmente. Para tanto, o surdo é ensinado a fazer a leitura labial e oralizar.
II- No tocante à educação de surdos, o ensino bilíngue continua sendo um enorme desafio para o Brasil, especialmente no interior, por não contarem com profissionais capacitados (tanto na área da educação como na área da saúde).
III- Foi logo após a Segunda Guerra, em 1946 que a filosofia educacional bilinguismo foi disseminada na Europa. Ela apregoa que o surdo deve ser bilíngue, desenvolvendo o mais cedo possível a exposição da criança a duas línguas, ou seja, a de sinais e a oral de seus pais.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D Somente a sentença II está correta.
User badge image
Aprimorando com Questões

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- O pressuposto básico da proposta bilíngue é que a criança aprenda tanto a escrever em sua língua materna, quanto em se comunicar oralmente. Para tanto, o surdo é ensinado a fazer a leitura labial e oralizar. Essa afirmativa é parcialmente verdadeira, pois a proposta bilíngue para surdos geralmente enfatiza a Libras como língua principal e não necessariamente a comunicação oral. Portanto, essa afirmativa pode ser considerada incorreta. II- No tocante à educação de surdos, o ensino bilíngue continua sendo um enorme desafio para o Brasil, especialmente no interior, por não contarem com profissionais capacitados (tanto na área da educação como na área da saúde). Essa afirmativa é verdadeira, pois realmente existem desafios significativos na formação de profissionais capacitados para a educação bilíngue de surdos no Brasil. III- Foi logo após a Segunda Guerra, em 1946 que a filosofia educacional bilinguismo foi disseminada na Europa. Ela apregoa que o surdo deve ser bilíngue, desenvolvendo o mais cedo possível a exposição da criança a duas línguas, ou seja, a de sinais e a oral de seus pais. Essa afirmativa é verdadeira, pois a filosofia do bilinguismo realmente começou a ganhar destaque nesse período, promovendo a ideia de que surdos devem ter acesso a duas línguas. Com base na análise, temos: - A sentença I é incorreta. - A sentença II é correta. - A sentença III é correta. Portanto, a alternativa que contém todas as sentenças verdadeiras é: A As sentenças II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A inclusão é uma temática recorrente em termos mundiais, que questiona as práticas anteriormente descritas e tem como principal cerne a consideração de todos os seres humanos com seus potenciais e características reconhecidas e plenamente valorizadas de maneira equitativa.
Sobre as ações inadequadas relacionadas à inclusão, analise as sentenças a seguir:
I- Padrões representados por classes heterogêneas.
II- Currículos estanques.
III- Sistema de avaliação voltado à medição de conhecimentos nivelados.
IV- Atribuição de notas no formato de medidas padronizadas.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

Fernandes e Healy (2013, p. 365) apresentaram "generalizações matemáticas de um grupo de alunos surdos enquanto esses interagem principalmente através de Libras. Ao longo das duas sessões, há evidências nas generalizações expressas por eles que refletem um modo de pensar algebricamente, mesmo que ainda não recorram à língua algébrica convencional".
Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- As pesquisas mostram que aqueles com lesão no hemisfério direito tinham condições de processar todas as informações linguísticas das línguas de sinais, mesmo sendo visuoespaciais.
II- Surdos com lesão no hemisfério esquerdo têm condições de processar as informações espaciais não linguísticas, mas não conseguiam lidar com as informações linguísticas.
III- A língua de sinais foi rejeitada pelos neurocientistas, pois concentra-se apenas no hemisfério direito, portanto, o hemisfério esquerdo não é estimulado em indivíduos surdos. É uma linguagem incapaz de levar ao interlocutor a sua mensagem.
IV- As línguas de sinais são processadas no hemisfério esquerdo, assim como em quaisquer outras línguas. Esse estudo comprova que a linguagem humana independe da modalidade das línguas.
a) Somente a afirmativa II está correta.
b) As afirmativas I e III estão corretas.
c) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
d) Somente a afirmativa III está correta.

Em consequência do avanço e da divulgação das práticas pedagógicas com surdos, foi realizado, em 1878, em Paris, o I Congresso Internacional sobre a Instrução de Surdos, no qual se fizeram acalorados debates a respeito das experiências e impressões sobre o trabalho realizado até então.
Com relação ao I Congresso Internacional sobre a Instrução de Surdos, analise as afirmativas a seguir:
I- Neste evento houve a aprovação de uma resolução que privilegiava somente a instrução oral a função de incorporar o surdo na sociedade, fazendo do método articulatório, que incluía a leitura labial, o principal meio para ensinar os surdos.
II- Neste congresso houve uma votação sobre o uso da Língua de Sinais nas escolas especiais. A aprovação foi unânime, e em consequência, no ano seguinte as universidades passaram a oferecer Língua de Sinais na formação de professores.
III- Nessa solenidade, a presença do padre Juan Pablo Bonet foi ovacionada. Seus métodos de ensino envolviam o uso do alfabeto manual, e proibiam o uso da língua gestual. Assim, ele teve muito êxito no processo de ensino da leitura para surdos.
a) Somente a afirmativa III está correta.
b) Somente a afirmativa I está correta.
c) As afirmativas II e III estão corretas.
d) Somente a afirmativa II está correta.

Um estudo foi feito sobre educação especial e surdez, articulado à inclusão escolar e à produção acadêmica. “O conhecimento acadêmico não gera necessariamente as diretrizes políticas, mas se constitui como parte de vozes de atores sociais integrantes de um pensamento reconhecido como válido em determinado tempo histórico” (SOARES; BAPTISTA, 2018, p. 89). Levando em conta o início da história da educação de surdos, analise as sentenças a seguir: I- Philip Yancey foi o precursor da educação de surdos. Sua metodologia de ensino se pautava exclusivamente no idioma suíço - que era o principal utilizado em sua região, tanto nas modalidades escrita quanto oral. II- A metodologia de Michel Foucault foi a primeira desenvolvida para o ensino de surdos. Ele utiliza apenas a língua de sinais, no processo de ensino aprendizagem. As técnicas dele foram elaboradas pensando na educação de jovens e adultos. III- A estratégia do pioneiro Ponce de Léon utilizava inclusive rótulos, ou seja, nomes escritos pregados em tudo. Com isso, o monge indicava as palavras escritas a seus alunos, associando a escrita com a pronúncia da palavra. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e II estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

"O isolamento linguístico causado pela deficiência auditiva é o maior de todos os riscos que corre um bebê que nasce surdo, pois a criança perde informações importantes que quase sempre resultam em um atraso no desenvolvimento de linguagem. O diagnóstico tardio e as dificuldades em iniciar um tratamento adequado podem comprometer todo o desenvolvimento da criança, deixando clara, portanto, a importância do diagnóstico e do início de processo de intervenção precoce" (BANDINI; OLIVEIRA; SOUZA, 2006, p. 51). Para essas autoras, algumas medidas contribuem para a aprendizagem dos processos de leitura e de escrita das crianças com perda auditiva. Sobre essas medidas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Mais participação da família na aprendizagem de Libras.
( ) Proibição do uso de gestos e de língua de sinais.
( ) Acesso a mais recursos pedagógicos.
( ) Melhor formação dos profissionais que atuam em termos educacionais com crianças surdas.
a) V - V - F - F.
b) V - F - F - F.
c) F - F - F - V.
d) V - F - V - V.

Mais conteúdos dessa disciplina