Logo Passei Direto
Buscar
Existe uma considerável complexidade na relação entre o conhecimento científico, o senso comum, a cultura e o meio ambiente.
Sobre o tema, analise as sentenças a seguir: I- O conhecimento científico é mais confiável do que o senso comum, pois é produzido por meio de testagens rigorosas, verificações constantes e análises metodológicas minuciosas, enquanto o senso comum frequentemente se baseia em experiências individuais e crenças não verificadas. II- As idiossincrasias dos cientistas, incluindo suas experiências pessoais e competência, não exercem influência significativa na expressão tácita do conhecimento, que se baseia nas relações interpessoais entre pesquisadores. III- As políticas públicas de incentivo à pesquisa, recursos financeiros e tecnológicos são fatores externos que não influenciam as limitações do conhecimento científico gerado em um determinado contexto cultural e ambiental. IV- A expressão explícita do conhecimento, formalizada em publicações científicas, manuais e bases de dados, proporciona uma compreensão mais completa e objetiva. No entanto, pode ser influenciada por fatores culturais e ambientais. É correto o que se afirma em:
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças III e IV estão corretas.
E Todas as sentenças estão corretas.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- O conhecimento científico é mais confiável do que o senso comum, pois é produzido por meio de testagens rigorosas, verificações constantes e análises metodológicas minuciosas, enquanto o senso comum frequentemente se baseia em experiências individuais e crenças não verificadas. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. II- As idiossincrasias dos cientistas, incluindo suas experiências pessoais e competência, não exercem influência significativa na expressão tácita do conhecimento, que se baseia nas relações interpessoais entre pesquisadores. Falso, as idiossincrasias dos cientistas podem sim influenciar a expressão do conhecimento, pois suas experiências e competências pessoais afetam a forma como interpretam e compartilham informações. III- As políticas públicas de incentivo à pesquisa, recursos financeiros e tecnológicos são fatores externos que não influenciam as limitações do conhecimento científico gerado em um determinado contexto cultural e ambiental. Falso, esses fatores externos têm um impacto significativo nas limitações e na produção do conhecimento científico. IV- A expressão explícita do conhecimento, formalizada em publicações científicas, manuais e bases de dados, proporciona uma compreensão mais completa e objetiva. No entanto, pode ser influenciada por fatores culturais e ambientais. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. Com base nas análises: - A sentença I é verdadeira. - A sentença II é falsa. - A sentença III é falsa. - A sentença IV é verdadeira. Portanto, as sentenças corretas são I e IV. A alternativa que contém todas as sentenças verdadeiras é: B) As sentenças I e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O método qualitativo difere, em princípio, do quantitativo, à medida que não emprega um instrumental estatístico como base do processo de análise do problema de pesquisa, não havendo a pretensão de numerar ou mensurar unidades ou categorias homogêneas.
Com relação à análise dos dados qualitativos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Na análise das informações colhidas em uma pesquisa, as técnicas qualitativas permitem verificar com maior intensidade os resultados das observações realizadas e dos questionários aplicados e ampliar as relações descobertas PORQUE II- Essas técnicas permitem identificar as características intrínsecas das variáveis dependentes e independentes, possibilitando, ainda, a ordenação e a classificação dessas através do uso do coeficiente de correlação. Assinale a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições falsas.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

O gerenciamento, na forma de uma normatização do cuidado em saúde, baseado em evidências científicas robustas e com caráter pedagógico, denomina-se Diretriz Clínica (DC).
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- É urgente e relevante direcionar as condutas seguidas pelos profissionais nas diferentes áreas de saúde para evidência científica de boa qualidade, tornando-as, assim, mais efetivas e de menor custo. PORQUE II- Atualmente, há uma grande quantidade de publicações científicas, mas uma parte considerável do que é publicado muitas vezes não tem qualidade. Além disso, há condutas clínicas seguidas por profissionais de saúde que não são embasadas em evidências científicas. Assinale a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições falsas.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

As revisões do tipo narrativa e integrativa apresentam pouca evidência científica, uma vez que o rigor metodológico e a descrição detalhada para busca ativa dos artigos científicos não são considerados, já para a revisão sistemática, existe um critério específico, muito bem delineado e determinado previamente. Com base na extração de dados destes estudos de revisão, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Revisão sistemática.
II- Revisão narrativa.
III- Revisão integrativa.
( ) É realizada por dois revisores a partir de uma ficha padronizada.
( ) Não descreve detalhadamente os critérios de inclusão.
( ) Métodos frequentemente não descritos.
A - II - I - III.
B - III - II - I.
C - I - III - II.
D - I - II - III.

As pesquisas se referem aos mais diversos objetos e perseguem objetivos diferentes, dessa forma, são classificadas de diferentes formas. Cada pesquisa é naturalmente diferente de qualquer outra. Referente à pesquisa quantitativa, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Tipo de pesquisa que não faz uso de estatísticas e de recursos, como por exemplo, porcentagem.
II- Por meio de questões do tipo “fechadas”, apresenta-se um conjunto de alternativas de respostas no intuito de se obter aquela que melhor representa o ponto de vista da pessoa entrevistada.
III- É o tipo de pesquisa que se traduz por tudo aquilo que pode ser quantificável.
IV- É traduzida por tudo aquilo que não pode ser mensurável.
A Somente a afirmativa I está correta.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C As afirmativas II e IV estão corretas.
D Somente a afirmativa IV está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina