Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
Os índices urbanísticos são importantes ferramentas de planejamento urbano, uma vez que auxiliam na definição de zonas funcionais nas cidades, contribuindo assim, no zoneamento por funções, uma metodologia de macrozoneamento urbano.
Sobre estes índices, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) O cálculo de densidade demográfica é realizado pelo número de habitantes de um local, multiplicado pela área
( ) A taxa de permeabilidade de um terreno, é a diferença entre a parte permeável e a área do lote urbano
( ) O Coeficiente de aproveitamento do terreno é obtido por meio da razão entre a área construída e a área total do terreno.
( ) A taxa de ocupação é calculada a partir da diferença entre a projeção horizontal do edifício no lote ocupada e a área do terreno
( ) O recuo é a medida da distância em metros, entre a edificação e os limites frontais, posteriores ou laterais
a)F - F - F - V - V
b)V - V - V - F - V
c)V - F - V - F - F
d)F - F - V - F – V
e)F - V - V - F - V
User badge image
Pedagogiando

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre os índices urbanísticos: ( ) O cálculo de densidade demográfica é realizado pelo número de habitantes de um local, multiplicado pela área. É falsa (F). A densidade demográfica é calculada dividindo-se o número de habitantes pela área do local, não multiplicando. ( ) A taxa de permeabilidade de um terreno é a diferença entre a parte permeável e a área do lote urbano. É falsa (F). A taxa de permeabilidade refere-se à proporção da área do terreno que é permeável, ou seja, que permite a infiltração de água, e não é calculada como a diferença entre a parte permeável e a área total. ( ) O Coeficiente de aproveitamento do terreno é obtido por meio da razão entre a área construída e a área total do terreno. É verdadeira (V). O coeficiente de aproveitamento é, de fato, a relação entre a área construída e a área total do terreno. ( ) A taxa de ocupação é calculada a partir da diferença entre a projeção horizontal do edifício no lote ocupada e a área do terreno. É falsa (F). A taxa de ocupação é calculada pela razão entre a área ocupada pela edificação e a área total do terreno, não pela diferença. ( ) O recuo é a medida da distância em metros, entre a edificação e os limites frontais, posteriores ou laterais. É verdadeira (V). O recuo é, de fato, a distância que a edificação deve manter em relação aos limites do terreno. Agora, organizando as respostas: F - F - V - F - V Portanto, a alternativa que apresenta a sequência correta é: d) F - F - V - F - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O interesse em comum entre municípios é um termo que ficou conhecido principalmente a partir da ementa constitucional 1/1969 que alterou a constituição de 1967. O principal aspecto abordado neste instrumento legal, foi o reconhecimento de que as regiões metropolitanas entre os municípios sede deveriam ser planejados de maneira a integrar as redes urbanas mediante o interesse em comum.
Considerando o contexto, analise as afirmativas a seguir:
I – O interesse em comum é contemplado nos aspectos referentes ao planejamento intermunicipal, buscando integrar a cidade sede com as circunvizinhas por meio de estratégias de mobilidade urbana, uso do solo e saneamento básico.
II – O Estatuto da metrópole (Lei 13.089/2015) designa o poder público para que seja o responsável por estabelecer políticas públicas que impeçam o município sede de realizar ações isoladas que ocasionem impacto negativo a região metropolitana.
III – O interesse em comum do uso do solo é o responsável por viabilizar a integração entre as cidades envolvidas em uma região metropolitana. Esta variável leva em consideração principalmente os aspectos físico-naturais do território urbano.
IV – A Constituição de 1988 designa o poder público municipal a realizar políticas de serviços de transporte. Contudo, em cidades que possuam regiões metropolitanas, esta responsabilidade passa a ser da secretaria de mobilidade regional.
a)II, III e IV.
b)I, II e III.
c)II e III.
d)I, e IV.
e)I e III.

Visando o planejamento urbano e regional de maneira coerente, surgem os instrumentos urbanísticos, que são importantes ferramentas de gestão. Além disso, mecanismos legais buscam proporcionar o cumprimento das métricas previamente estabelecidas, visando desta forma, o melhor aproveitamento do solo urbano.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
I - Os dados apontados pelo IBGE (2017) demonstram que as legislações específicas pautadas no planejamento urbano, zoneamento ou uso do solo ainda são incipientes no cenário nacional, uma vez que grande parte dos municípios não possuem instrumentos urbanísticos baseados em mecanismos legais, descumprindo o que é previsto na lei que regulamenta o Estatuto das Cidades.
II - A ausência de zoneamento e o uso e ocupação dos solos urbanos acarreta em problemas ambientais, sociais e econômicos, uma vez que não se analisa as especificidades de um ambiente urbano, acarretando em ocupações irregulares e de locais com fragilidade ambiental. Assim, há a necessidade de maior fiscalização por parte dos órgãos competentes para viabilizar o uso de instrumentos urbanísticos por todos os municípios.
a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b)As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
c)A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e)As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina