Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
Para planejar o espaço rural, é importante evitar abordá-lo como território subordinado ao espaço urbano ou apenas como sua extensão. E normalmente é este o tratamento que estes espaços recebem das municipalidades. Prova disso é que, ao se depararem com ocupações irregulares nas áreas rurais, boa parte dos municípios busca resolver os problemas decorrentes da clandestinidade dos loteamentos propondo o aumento do perímetro urbano, o que parece, em primeira instância, uma solução prática. Contudo, as consequências do avanço do perímetro urbano sobre as áreas rurais podem ser graves.
Sobre essas consequências, julgue as afirmacoes a seguir:
I - A urbanização, na maioria das vezes, vem acompanhada de grandes prejuízos ao meio ambiente natural.
II - A conversão de áreas tipicamente rurais em áreas “urbanas” pode impactar sobre as atividades rurais, que vão aos poucos, perdendo espaço para as novas ocupações.
III – A redução da população rural, causando um êxodo rural, já que esta população fará parte da área urbana.
IV – O impacto negativo na definição de políticas públicas para a área rural que necessita, menor atenção por parte das esferas administrativas.
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e IV.
d) III e IV.
e) I, II e III.
User badge image
Pedagogiando

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada afirmativa: I - A urbanização, na maioria das vezes, vem acompanhada de grandes prejuízos ao meio ambiente natural. Verdadeiro, a urbanização frequentemente resulta em desmatamento, poluição e perda de biodiversidade, o que pode causar sérios prejuízos ao meio ambiente. II - A conversão de áreas tipicamente rurais em áreas “urbanas” pode impactar sobre as atividades rurais, que vão aos poucos, perdendo espaço para as novas ocupações. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a urbanização tende a reduzir as áreas disponíveis para atividades rurais. III - A redução da população rural, causando um êxodo rural, já que esta população fará parte da área urbana. Verdadeiro, o êxodo rural é um fenômeno comum em áreas que se urbanizam, pois as pessoas buscam melhores oportunidades nas cidades. IV - O impacto negativo na definição de políticas públicas para a área rural que necessita, menor atenção por parte das esferas administrativas. Verdadeiro, a urbanização pode levar a uma diminuição da atenção e dos recursos destinados às áreas rurais nas políticas públicas. Agora, vamos verificar as alternativas: a) I e II. (Corretas, mas não abrangem todas as verdadeiras) b) I e IV. (Corretas, mas não abrangem todas as verdadeiras) c) II e IV. (Corretas, mas não abrangem todas as verdadeiras) d) III e IV. (Corretas, mas não abrangem todas as verdadeiras) e) I, II e III. (Corretas, mas não incluem IV) A alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: e) I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O interesse em comum entre municípios é um termo que ficou conhecido principalmente a partir da ementa constitucional 1/1969 que alterou a constituição de 1967. O principal aspecto abordado neste instrumento legal, foi o reconhecimento de que as regiões metropolitanas entre os municípios sede deveriam ser planejados de maneira a integrar as redes urbanas mediante o interesse em comum.
Considerando o contexto, analise as afirmativas a seguir:
I – O interesse em comum é contemplado nos aspectos referentes ao planejamento intermunicipal, buscando integrar a cidade sede com as circunvizinhas por meio de estratégias de mobilidade urbana, uso do solo e saneamento básico.
II – O Estatuto da metrópole (Lei 13.089/2015) designa o poder público para que seja o responsável por estabelecer políticas públicas que impeçam o município sede de realizar ações isoladas que ocasionem impacto negativo a região metropolitana.
III – O interesse em comum do uso do solo é o responsável por viabilizar a integração entre as cidades envolvidas em uma região metropolitana. Esta variável leva em consideração principalmente os aspectos físico-naturais do território urbano.
IV – A Constituição de 1988 designa o poder público municipal a realizar políticas de serviços de transporte. Contudo, em cidades que possuam regiões metropolitanas, esta responsabilidade passa a ser da secretaria de mobilidade regional.
a)II, III e IV.
b)I, II e III.
c)II e III.
d)I, e IV.
e)I e III.

Visando o planejamento urbano e regional de maneira coerente, surgem os instrumentos urbanísticos, que são importantes ferramentas de gestão. Além disso, mecanismos legais buscam proporcionar o cumprimento das métricas previamente estabelecidas, visando desta forma, o melhor aproveitamento do solo urbano.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
I - Os dados apontados pelo IBGE (2017) demonstram que as legislações específicas pautadas no planejamento urbano, zoneamento ou uso do solo ainda são incipientes no cenário nacional, uma vez que grande parte dos municípios não possuem instrumentos urbanísticos baseados em mecanismos legais, descumprindo o que é previsto na lei que regulamenta o Estatuto das Cidades.
II - A ausência de zoneamento e o uso e ocupação dos solos urbanos acarreta em problemas ambientais, sociais e econômicos, uma vez que não se analisa as especificidades de um ambiente urbano, acarretando em ocupações irregulares e de locais com fragilidade ambiental. Assim, há a necessidade de maior fiscalização por parte dos órgãos competentes para viabilizar o uso de instrumentos urbanísticos por todos os municípios.
a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b)As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
c)A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e)As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina