Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
Com os holandeses, veio o Conde Maurício de Nassau, no ano de 1637. Estabeleceu-se no nordeste brasileiro e trouxe consigo médicos, geógrafos, escritores, pintores, entre outros profissionais.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Quando o artista Eckhout registrou a fauna e a flora brasileira, a fotografia já tinha sido inventada.
( ) Podem ser considerados repórteres do século XVII, pois estes artistas registraram parte do cotidiano deste período histórico.
( ) O holandês Post pintou motivos religiosos quando ingressou ao Brasil.
( ) Foram os primeiros artistas no Brasil e na América a desenvolverem pinturas de paisagem, tipos étnicos, fauna e flora.
A ) V - F - V - F.
B ) F - V - F - V.
C ) F - F - F - V.
D ) V - V - F - F.
User badge image
Progresso com Exercícios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o Conde Maurício de Nassau e os artistas que vieram com ele: ( ) Quando o artista Eckhout registrou a fauna e a flora brasileira, a fotografia já tinha sido inventada. É falsa (F). A fotografia foi inventada no século XIX, enquanto Eckhout fez suas obras no século XVII. ( ) Podem ser considerados repórteres do século XVII, pois estes artistas registraram parte do cotidiano deste período histórico. É verdadeira (V). Os artistas que acompanharam Maurício de Nassau, como Frans Post e Albert Eckhout, documentaram a vida e a natureza do Brasil, funcionando como "repórteres" de sua época. ( ) O holandês Post pintou motivos religiosos quando ingressou ao Brasil. É falsa (F). Frans Post é conhecido por suas paisagens e retratos da natureza brasileira, e não por motivos religiosos. ( ) Foram os primeiros artistas no Brasil e na América a desenvolverem pinturas de paisagem, tipos étnicos, fauna e flora. É verdadeira (V). Os artistas que vieram com Maurício de Nassau foram pioneiros na representação da paisagem e da diversidade étnica e natural do Brasil. Portanto, a sequência correta é: F - V - F - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a letra B) F - V - F - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Muitos artistas de diferentes nacionalidades deixaram seus registros sobre o Brasil na arquitetura, na pintura, na literatura e na música.
Sobre as manifestações artísticas que mais caracterizam a arte no período colonial brasileiro, assinale a alternativa CORRETA:
A Artes plásticas e arquitetura.
B Escultura e artesanato.
C Arquitetura e gravura.
D Escultura e cerâmica.

O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo, Minas Gerais, é um bom exemplo de manifestação da Arte Barroca. O santuário é composto por uma igreja e doze esculturas, representando profetas, realizadas a partir de pedra-sabão.
Baseado no exposto e na imagem anexa, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome do autor:
A Antônio Francisco Lisboa.
B Antônio José da Silva.
C José Patrício da Silva.
D José Joaquim Rocha.

O holandês Frans Post chegou a Pernambuco, em 1637, como membro da comitiva de artistas e cientistas trazida pelo conde Maurício de Nassau para documentar o Novo Mundo durante seu governo no Brasil.
Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Post foi considerado o artista mais importante da expedição. Realizava suas obras em traçado de perspectiva que valorizava o céu e os movimentos das nuvens.
( ) Em suas pinturas utilizava paletas de cores holandesa para representar as nossas cenas tropicais, mostrando um desenho sóbrio e simplificado, mantendo a luminosidade da atmosfera local.
( ) Foi o primeiro pintor a registrar as peculiaridades das paisagens brasileiras, retratando temas como a natureza morta, retratos e as paisagens.
( ) Dedicou-se mais à pintura de retratos, pois rendia mais dinheiro no período colonial.
A V - F - F - V.
B V - V - V - F.
C V - V - F - V.
D F - V - F - V.

No período colonial, os artistas Frans Post e Albert Eckout foram os precursores na representação das paisagens e cenas da vida brasileira de forma desvinculada da religiosa.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o país de origem dessa comitiva:
a) Holanda.
b) Itália.
c) Inglaterra.
d) França.

Chegando ao Brasil, o maior interesse dos portugueses era explorar o nosso território, mas sem perder de vista a sua identidade, suas próprias raízes religiosas e culturais.
Quais foram as primeiras manifestações artísticas dos portugueses no Brasil?
a) Retratos de autoridades e construções militares.
b) Esculturas religiosas e pinturas de paisagens.
c) Construção de vilas e esculturas em praças.
d) Arquitetura das fortalezas e igrejas e decoração de seus interiores.

Mais conteúdos dessa disciplina