Logo Passei Direto
Buscar
Em relação à menstruação, assinale a alternativa INCORRETA.
A A camada funcional do endométrio sofrerá ação de enzimas como as metaloproteinases e fosfatase ácida que promovem sua digestão.
B Alterações vasomotoras rítmicas nas arteríolas espiraladas levam à isquemia e descamação endometrial.
C Na fase isquêmica do ciclo menstrual observa-se aumento na liberação de prostaglandinas.
D A progesterona tem papel importante em controlar o sangramento menstrual ao promover a proliferação e regeneração rápida do endométrio.
E Com a ruptura endotelial e perda sanguínea, entram em jogo mecanismos de coagulação e angiogênese.
User badge image
Questões Para o Saber

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a INCORRETA: A) A camada funcional do endométrio sofrerá ação de enzimas como as metaloproteinases e fosfatase ácida que promovem sua digestão. - Esta afirmação está correta, pois essas enzimas realmente atuam na degradação do endométrio durante a menstruação. B) Alterações vasomotoras rítmicas nas arteríolas espiraladas levam à isquemia e descamação endometrial. - Esta afirmação também está correta, pois as alterações vasomotoras contribuem para a isquemia do endométrio. C) Na fase isquêmica do ciclo menstrual observa-se aumento na liberação de prostaglandinas. - Correto, as prostaglandinas são liberadas e estão associadas à contração do útero e à isquemia. D) A progesterona tem papel importante em controlar o sangramento menstrual ao promover a proliferação e regeneração rápida do endométrio. - Esta afirmação é INCORRETA, pois a progesterona, na verdade, atua para estabilizar o endométrio e não está diretamente relacionada ao controle do sangramento menstrual, que ocorre após a queda dos níveis de progesterona. E) Com a ruptura endotelial e perda sanguínea, entram em jogo mecanismos de coagulação e angiogênese. - Esta afirmação está correta, pois mecanismos de coagulação são ativados após a perda de sangue. Portanto, a alternativa INCORRETA é: D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em uma mulher com deficiência de aromatase, a metabolização que está comprometida é:
A) conversão de colesterol em androstenediona.
B) conversão de androstenediona em estradiol.
C) conversão de colesterol em estradiol.
D) conversão de androstenediona em progesterona.

Em um ciclo menstrual normal a sequência esperada é:
A) Pico do estradiol – pico do LH – ovulação.
B) Pico de LH –pico de estradiol – ovulação.
C) Pico de LH – ovulação – pico do estradiol.
D) Pico de estradiol – pico de progesterona – ovulação.

A biossíntese do estrogênio exige a ação combinada de duas gonadotroBnas sobre dois tipos de células. Esse conceito é conhecido como teoria das duas células na esteroidogênese ovariana. Marque a opção correta sobre sobre a biossíntese do estrogênio
A Em resposta a estimulação do FSH, as células tecais sintetizam androgênios, androstenediona e testosterona que se difundem para as células da granulosa que expressam níveis elevados de atividade 21-hidroxilase em resposta à estimulação do LH, convertendo androgênios principalmente em estradiol.
B Em resposta a estimulação do TSH, as células da granulosa sintetizam androgênios, androstenediona e diidrotestosterona que se difundem para as células da teca que expressam níveis elevados de 3B- ol –deidrogenase em resposta à estimulação do LH, convertendo androgênios principalmente em estrona.
C Em resposta a estimulação do FSH, as células tecais sintetizam estrogênios, estradiol e estrona que se difundem para as células da granulosa que expressam níveis elevados de atividade da aromatase em resposta à estimulação do LH, convertendo estrogênios principalmente em testosterona.
D Em resposta a estimulação do LH, as células da granulosa sintetizam estrogênios, estriol e estrona que se difundem para as células da teca que expressam níveis elevados de atividade da 21-hidroxilase em resposta à estimulação do TSH, convertendo estrogênios em progesterona.
E Em resposta a estimulação do LH, as células tecais sintetizam androgênios, androstenediona e testosterona que se difundem para as células da granulosa que expressam níveis elevados de atividade da aromatase em resposta à estimulação do FSH, convertendo androgênios principalmente em estradiol.

Mais conteúdos dessa disciplina