Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
É desafiador para o assistente social decifrar a realidade e não ser um mero profissional executor, mas sim criativo e propositivo na busca de alternativas "capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano" ( IAMAMOTO, 1b,p.20 apud MEIRELLES, 2018, p. 146). De que forma o assistente social deverá atuar para o enfrentamento da questão social na atualidade? Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. O profissional assistente social precisa construir mediações para a leitura da realidade de forma critica e naturalizar a questão social
b. O assistente social precisa atender aos interesses lhe é posto, pautados no seu projeto ético político de forma acrítica
c. O profissional assistente social precisa construir mediações para a leitura da realidade de forma critica e atender ao seu projeto ético político
d. O profissional assistente social precisa construir mediações para a leitura da realidade de forma critica e conservadora quando necessário
e. O profissional assistente social precisa apresentar alternativas, buscando de forma critiva e propositiva mudanças garantindo o enfrentamento da nova questão social.
User badge image
Questões Para o Saber

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Para responder a essa pergunta, precisamos considerar o papel do assistente social e como ele deve atuar diante das questões sociais contemporâneas. O texto menciona a importância de ser criativo e propositivo, além de decifrar a realidade de forma crítica. Vamos analisar as alternativas: a) O profissional assistente social precisa construir mediações para a leitura da realidade de forma crítica e naturalizar a questão social - A naturalização da questão social não é uma abordagem crítica. b) O assistente social precisa atender aos interesses que lhe são postos, pautados no seu projeto ético político de forma acrítica - Isso vai contra a ideia de uma atuação crítica e propositiva. c) O profissional assistente social precisa construir mediações para a leitura da realidade de forma crítica e atender ao seu projeto ético político - Essa opção é boa, mas não menciona a busca por alternativas ou mudanças. d) O profissional assistente social precisa construir mediações para a leitura da realidade de forma crítica e conservadora quando necessário - A abordagem conservadora não se alinha com a ideia de inovação e enfrentamento das questões sociais. e) O profissional assistente social precisa apresentar alternativas, buscando de forma crítica e propositiva mudanças garantindo o enfrentamento da nova questão social - Esta opção reflete bem a necessidade de ser criativo e propositivo, além de abordar a questão social de forma crítica. A alternativa correta é: e) O profissional assistente social precisa apresentar alternativas, buscando de forma crítica e propositiva mudanças garantindo o enfrentamento da nova questão social.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A questão social está intrinsecamente ligada ao modo de produção capitalista. A questão social é fruto da exploração do trabalho e a partir do entendimento da classe trabalhadora através da luta de classes.
O conceito mais clássico e pioneiro na discussão no âmbito da profissão de Serviço Social é de IAMAMOTO e CARVALHO que afirma:
a. "A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte da burguesia. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão".
b. "A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte da burguesia. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir redução da jornada de trabalho de 16 para 14 horas."
c. "A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção, principalmente do Estado com políticas sociais setorizadas."
d. "A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão."
e. "A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte da igreja e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a classe trabalhadora, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão."

Mais conteúdos dessa disciplina