Logo Passei Direto
Buscar
Nos últimos séculos, em muitos países, várias concepções de Constituição foram elaboradas por diversos teóricos, muitas delas contraditórias entre si, o que torna o próprio conceito de Constituição essencialmente contestável.
Com relação às teorias da Constituição, assinale a opção correta.
De acordo com a teoria substantiva de Ronald Dworkin, os princípios constitucionais são mandados de otimização que devem ser ponderados no caso concreto.
Para Carl Schmitt, Constituição não se confunde com leis constitucionais: o texto constitucional pode eventualmente colidir com a decisão política fundamental, que seria a Constituição propriamente dita.
Para Konrad Hesse, a Constituição, para ser efetiva, deve corresponder à soma dos fatores reais de poder.
Segundo a teoria pura de Kelsen, a interpretação de uma Constituição deve fundamentar-se essencialmente na intenção daqueles que escreveram originalmente o texto.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das opções apresentadas sobre as teorias da Constituição: 1. Teoria substantiva de Ronald Dworkin: Dworkin realmente fala sobre princípios constitucionais como mandados de otimização, mas a afirmação não está totalmente precisa, pois ele enfatiza a importância dos princípios em relação às regras, e não apenas como mandados de otimização. 2. Carl Schmitt: Esta afirmação está correta. Schmitt distingue entre o texto constitucional e a decisão política fundamental, afirmando que a Constituição verdadeira é a decisão política que fundamenta o Estado, e não apenas o texto escrito. 3. Konrad Hesse: A afirmação não é precisa. Hesse fala sobre a eficácia da Constituição em relação aos fatores reais de poder, mas não é correto afirmar que a Constituição deve corresponder apenas à soma desses fatores. 4. Teoria pura de Kelsen: Kelsen defende que a interpretação da Constituição deve ser feita de forma objetiva, sem se basear na intenção dos autores, mas sim na norma em si. Portanto, essa afirmação está incorreta. Diante da análise, a opção correta é: "Para Carl Schmitt, Constituição não se confunde com leis constitucionais: o texto constitucional pode eventualmente colidir com a decisão política fundamental, que seria a Constituição propriamente dita."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre as limitações do Poder Constituinte, assinale a alternativa incorreta:
Segundo J. J. Gomes Canotilho, a autonomia e incondicionalidade do Poder Constituinte originário não são absolutas porquanto se o Poder Constituinte se destina a criar uma Constituição, concebida como organização e limitação do poder, não se vê como essa 'Vontade de Constituição' possa deixar de condicionar a vontade do criador. Por outro lado, esse criador, esse povo ou nação é estruturado e obedece a padrões e modelos de conduta espirituais, éticos e sociais radicalizados na consciência jurídica geral da comunidade. É o autor que denomina 'vinculação jurídica do poder Constituinte'.
Para Jorge Miranda, a admissão de limites transcendentes do Poder Constituinte originário, assim compreendidos os valores éticos superiores inerentes a uma consciência jurídica coletiva conduz, necessariamente, à admissão de controle de constitucionalidade de normas constitucionais originárias.
Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, as limitações materiais do Poder Constituinte de reforma, previstas no artigo 60, ß 4º, da CF/88, não significam intangibilidade literal da respectiva disciplina na Constituição originária, mas apenas a proteção do núcleo essencial dos princípios e institutos cuja preservação nelas se protege.
Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, as limitações materiais ao Poder Constituinte de reforma não se exaurem nas cláusulas estampadas no artigo 60, ß 4º, da CF/88, porquanto reconhece a Suprema Corte a existências de cláusulas pétreas implícitas.

Assinale a opção que, corretamente, classifica a Constituição Federal em vigor:
Dogmática, promulgada, rígida e analítica.
Rígida, popular, não dogmática e originalista.
Flexível, popular, histórica e formal.
Democrática, formal, semi-flexível e originalista.
Semi-flexível, promulgada, dirigente e nominalista.

São elementos da ação:
possibilidade jurídica do pedido, legitimidade ad causam e interesse processual.
legitimidade ad causam e interesse processual.
partes, causa de pedir e pedido.
partes, causa de pedir e interesse processual.
partes, legitimidade ad causam e causa de pedir.

OS EMPRÉSTIMOS COMPULSÓRIOS E OS IMPOSTOS RESIDUAIS PODERÃO SER INSTITUÍDOS:
pela União, mediante lei complementar, nas hipóteses autorizadas pela Constituição Federal.
pela União, por meio de medida provisória, devendo o seu produto ser compartilhado com estados e municípios.
por todos os entes da federação, por meio de lei ordinária, desde que respeitem a não cumulatividade.
pela União, mediante lei ordinária, nas hipóteses autorizadas pelo Código Tributário Nacional.

Mais conteúdos dessa disciplina