Logo Passei Direto
Buscar
Com relação às teorias da Constituição, assinale a opção correta.
De acordo com a teoria substantiva de Ronald Dworkin, os princípios constitucionais são mandados de otimização que devem ser ponderados no caso concreto.
✔ Para Carl Schmitt, Constituição não se confunde com leis constitucionais: o texto constitucional pode eventualmente colidir com a decisão política fundamental, que seria a Constituição propriamente dita.
Para Konrad Hesse, a Constituição, para ser efetiva, deve corresponder à soma dos fatores reais de poder.
Segundo a teoria pura de Kelsen, a interpretação de uma Constituição deve fundamentar-se essencialmente na intenção daqueles que escreveram originalmente o texto.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Vamos analisar cada uma das alternativas apresentadas: 1. "De acordo com a teoria substantiva de Ronald Dworkin, os princípios constitucionais são mandados de otimização que devem ser ponderados no caso concreto." - Esta afirmação está correta, pois Dworkin realmente defende que os princípios constitucionais devem ser considerados como mandados de otimização, que precisam ser ponderados em situações concretas. 2. "Para Carl Schmitt, Constituição não se confunde com leis constitucionais: o texto constitucional pode eventualmente colidir com a decisão política fundamental, que seria a Constituição propriamente dita." - Esta afirmação também é correta, pois Schmitt faz essa distinção entre a Constituição como um conjunto de normas e a decisão política fundamental. 3. "Para Konrad Hesse, a Constituição, para ser efetiva, deve corresponder à soma dos fatores reais de poder." - Esta afirmação é uma interpretação errônea da teoria de Hesse, que enfatiza a importância da efetividade da Constituição, mas não necessariamente como uma soma dos fatores reais de poder. 4. "Segundo a teoria pura de Kelsen, a interpretação de uma Constituição deve fundamentar-se essencialmente na intenção daqueles que escreveram originalmente o texto." - Esta afirmação é incorreta, pois Kelsen defende que a interpretação deve se basear na norma jurídica em si, e não na intenção dos legisladores. Diante da análise, a alternativa correta é a primeira: "De acordo com a teoria substantiva de Ronald Dworkin, os princípios constitucionais são mandados de otimização que devem ser ponderados no caso concreto."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre as limitações do Poder Constituinte, assinale a alternativa incorreta:
Segundo J. J. Gomes Canotilho, a autonomia e incondicionalidade do Poder Constituinte originário não são absolutas porquanto se o Poder Constituinte se destina a criar uma Constituição, concebida como organização e limitação do poder, não se vê como essa 'Vontade de Constituição' possa deixar de condicionar a vontade do criador. Por outro lado, esse criador, esse povo ou nação é estruturado e obedece a padrões e modelos de conduta espirituais, éticos e sociais radicalizados na consciência jurídica geral da comunidade. É o autor que denomina 'vinculação jurídica do poder Constituinte'.
Para Jorge Miranda, a admissão de limites transcendentes do Poder Constituinte originário, assim compreendidos os valores éticos superiores inerentes a uma consciência jurídica coletiva conduz, necessariamente, à admissão de controle de constitucionalidade de normas constitucionais originárias.
Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, as limitações materiais do Poder Constituinte de reforma, previstas no artigo 60, ß 4º, da CF/88, não significam intangibilidade literal da respectiva disciplina na Constituição originária, mas apenas a proteção do núcleo essencial dos princípios e institutos cuja preservação nelas se protege.
Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, as limitações materiais ao Poder Constituinte de reforma não se exaurem nas cláusulas estampadas no artigo 60, ß 4º, da CF/88, porquanto reconhece a Suprema Corte a existências de cláusulas pétreas implícitas.

Assinale a opção que, corretamente, classifica a Constituição Federal em vigor:
Dogmática, promulgada, rígida e analítica.
Rígida, popular, não dogmática e originalista.
Flexível, popular, histórica e formal.
Democrática, formal, semi-flexível e originalista.
Semi-flexível, promulgada, dirigente e nominalista.

São elementos da ação:
possibilidade jurídica do pedido, legitimidade ad causam e interesse processual.
legitimidade ad causam e interesse processual.
partes, causa de pedir e pedido.
partes, causa de pedir e interesse processual.
partes, legitimidade ad causam e causa de pedir.

OS EMPRÉSTIMOS COMPULSÓRIOS E OS IMPOSTOS RESIDUAIS PODERÃO SER INSTITUÍDOS:
pela União, mediante lei complementar, nas hipóteses autorizadas pela Constituição Federal.
pela União, por meio de medida provisória, devendo o seu produto ser compartilhado com estados e municípios.
por todos os entes da federação, por meio de lei ordinária, desde que respeitem a não cumulatividade.
pela União, mediante lei ordinária, nas hipóteses autorizadas pelo Código Tributário Nacional.

Mais conteúdos dessa disciplina