Logo Passei Direto
Buscar
O processamento mínimo de frutas e hortaliças consiste no conjunto de operações que elimina suas partes não comumente consumidas, como cascas, talos e sementes.
Com relação as etapas do processamento mínimo de frutas e hortaliças, assinale a alternativa verdadeira.
a. na operação de colheita, o manuseio não causa injúrias.
b. as etapas de pré-seleção e classificação tem como objetivo remover sujidades, frutos secos, talos entre outros e separar a matéria-prima de acordo com a forma, peso, firmeza e cor.
c. a etapa do transporte não interfere na conservação da qualidade dos produtos voltados à agroindústria.
d. o descascamento por lixívia é empregado em produtos que não sejam delicados em função do uso de soluções alcalinas.
User badge image
Questões para Estudantes

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a verdadeira em relação às etapas do processamento mínimo de frutas e hortaliças: a) Na operação de colheita, o manuseio não causa injúrias. - Essa afirmação é incorreta, pois o manuseio inadequado durante a colheita pode sim causar injúrias aos produtos. b) As etapas de pré-seleção e classificação têm como objetivo remover sujidades, frutos secos, talos entre outros e separar a matéria-prima de acordo com a forma, peso, firmeza e cor. - Esta afirmação está correta, pois realmente essas etapas visam a limpeza e a classificação dos produtos. c) A etapa do transporte não interfere na conservação da qualidade dos produtos voltados à agroindústria. - Essa afirmação é falsa, pois o transporte pode impactar significativamente a qualidade dos produtos. d) O descascamento por lixívia é empregado em produtos que não sejam delicados em função do uso de soluções alcalinas. - Essa afirmação é um pouco confusa, pois o descascamento por lixívia é geralmente utilizado em produtos que podem suportar esse tipo de tratamento, mas não é uma prática comum para todos os produtos. Portanto, a alternativa verdadeira é: b) as etapas de pré-seleção e classificação têm como objetivo remover sujidades, frutos secos, talos entre outros e separar a matéria-prima de acordo com a forma, peso, firmeza e cor.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No Brasil, constata-se que as perdas pós-colheita são decorrentes de diversos fatores, como os danos à cultura, ocorridos após a sua colheita, durante transporte, armazenamento, processamento e comercialização do produto.
Sobre os procedimentos referentes a perdas pós-colheita de frutas e hortaliças, assinale a afirmativa INCORRETA.
A) Dentre as doenças de pós-colheita, a infecção, geralmente, ocorre devido aos danos mecânicos ou fisiológicos na superfície dos frutos após a colheita.
B) No processo pós-colheita, são observados diversos sintomas a partir da retirada do fruto da planta-mãe. São observadas causas dessas perdas, destacando-se, principalmente, o colapso interno da polpa, o amaciamento, a presença de tecido esponjoso e descolorações.
C) No processo pós-colheita, frutos, hortaliças folhosas e raízes devem ser colhidos e colocados diretamente no solo com o objetivo de quanto mais rapidamente a temperatura do produto for trazida para próximo da temperatura ótima de armazenamento, maior será a vida de pós-colheita deste produto.
D) Manchas superficiais, descolorações internas e colapso do tecido são provocados por temperaturas baixas, que podem provocar aumentando a suscetibilidade e a degradação de certos produtos, sendo acompanhadas por alterações bioquímicas indesejáveis. Outras desordens, tais como bitter pit, coração aquoso e escaldadura são, grandemente, influenciadas por fatores de pré-colheita.

A principal função da embalagem é proteger o produto até o momento do seu consumo. Embalagens adequadas podem contribuir para diminuir o elevado índice de perdas pós colheita.
Suas principais características são:
a. Papelão - descartáveis, recicláveis, possibilitam estampas e marcas, podem ser reutilizáveis, não permitem higienização, podem ser utilizadas para exportação; permitem aeração. Plástico - reutilizáveis, recicláveis, permitem lavagem e higienização, paletizáveis. Madeira - superfície áspera, reutilizáveis, transmitem doenças bacterianas e fúngicas de difícil higienização, paletizáveis.
b. Papelão - reaproveitáveis, recicláveis, possibilitam estampas e marcas, podem ser reutilizáveis, não permitem higienização, podem ser utilizadas para exportação; permitem aeração. Plástico - reutilizáveis, recicláveis, permitem lavagem e higienização, paletizáveis.
c. Papelão - descartáveis, recicláveis, possibilitam estampas e marcas, podem ser reutilizáveis, não permitem higienização, não podem ser utilizadas para exportação; permitem aeração. Plástico - reutilizáveis, recicláveis, permitem lavagem e higienização, paletizáveis. Madeira - superfície áspera, reutilizáveis, transmitem doenças bacterianas e fúngicas de difícil higienização, paletizáveis.
d. Madeira - superfície áspera, reutilizáveis, transmitem doenças bacterianas e fúngicas de difícil higienização, paletizáveis se submúltiplos de 1,00 × 1,20 m; permitem aeração. Papelão - descartáveis, recicláveis, possibilitam estampas e marcas, não permitem higienização, podem ser utilizadas para exportação, permitem aeração. Plástico - reutilizáveis, recicláveis, permitem lavagem e higienização, paletizáveis.

Mais conteúdos dessa disciplina