Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
Ruth Benedict (1887-1948) foi uma antropóloga integrante da Escola Americana. Para esta corrente, os indivíduos e suas ações são fundamentais. Para isso, pesquisou os padrões e comportamentos culturais.
Sobre esta teoria, assinale a alternativa CORRETA:
A Cada grupo seleciona recursos humanos dentre possibilidades diversas, estabelecendo assim suas próprias feições culturais, convergindo com a ideia de que um todo cultural determina a natureza das partes e suas relações.
B A Teoria da Configuração Cultural indica que a cultura deve ser percebida como uma 'língua' a ser traduzida a partir da cultura e do trabalho do antropólogo para os membros de outras culturas.
C Diz respeito a uma metodologia que se baseava no trabalho de campo com observação participante, em que se realizavam entrevistas em profundidade, objetivando trazer uma perspectiva sincrônica e holista.
D O conceito evidencia que os fenômenos culturais estão repletos de símbolos e de crenças de forma não estrutural, cujos sentidos estão atrelados à relação com a estrutura da sociedade.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à teoria de Ruth Benedict e à Escola Americana de Antropologia: A) Cada grupo seleciona recursos humanos dentre possibilidades diversas, estabelecendo assim suas próprias feições culturais, convergindo com a ideia de que um todo cultural determina a natureza das partes e suas relações. - Esta opção parece mais alinhada com uma visão estruturalista, que não é o foco principal de Benedict. B) A Teoria da Configuração Cultural indica que a cultura deve ser percebida como uma 'língua' a ser traduzida a partir da cultura e do trabalho do antropólogo para os membros de outras culturas. - Embora a ideia de tradução cultural seja relevante, não é exatamente o que Benedict enfatizava. C) Diz respeito a uma metodologia que se baseava no trabalho de campo com observação participante, em que se realizavam entrevistas em profundidade, objetivando trazer uma perspectiva sincrônica e holista. - Esta opção descreve bem a abordagem antropológica, mas não é específica da teoria de Benedict. D) O conceito evidencia que os fenômenos culturais estão repletos de símbolos e de crenças de forma não estrutural, cujos sentidos estão atrelados à relação com a estrutura da sociedade. - Esta opção reflete a ideia de que a cultura é composta por símbolos e significados, o que está mais alinhado com a abordagem de Benedict. Após essa análise, a alternativa que melhor representa a teoria de Ruth Benedict é a D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A primeira geração de antropólogos teve influência das teorias evolucionistas. Da mesma forma, foram originais no tratamento dado às sociedades estudadas, promovendo uma crítica ao darwinismo social.
Com relação aos primeiros antropólogos e suas ideias, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Edward Burnett Tylor (1832-1917).
II- James George Frazer (1854-1941).
III- Lewis Henry Morgan (1818-1881).
( ) Para o autor, os selvagens de hoje são primitivos apenas no sentido relativo, uma vez que são comparados conosco e não com o homem primitivo, por isso não podem ser percebidos como primitivos no sentido absoluto.
( ) Segundo o autor, existiria similaridade no funcionamento da mente humana de todos os homens, em que as diferenças seriam mais qualitativas do que quantitativas, visto que todos teriam igual capacidade mental e moral.
( ) Partindo da investigação das formas de governo, do sistema de parentesco e questão da propriedade dos povos estudados, estabelece uma sistematização de evidências do progresso humano.
( ) O autor concentrava-se na ideia do progresso da humanidade pela análise de traços culturais úteis e persistentes no hábito humano, reforçando a ideia de evolução dos grupos também a partir da noção de "sobrevivências".

A antropóloga Mary Douglas (1976), na obra 'Pureza e perigo', aponta que a sujeira é essencialmente desordem. Eliminar a sujeira não é um esforço negativo, mas positivo, voltado à reorganização.
Para a autora, o maior problema seria:
I- O desequilíbrio no uso dos recursos naturais.
II- Ligar os conceitos de sujeira e desordem a pessoas e grupos.
III- Os problemas ambientais de nossa época.
IV- Os conflitos armados e sua capacidade de trazer perigos e destruição.
a) Somente a afirmativa II está correta.
b) As afirmativas I e IV estão corretas.
c) As afirmativas III e IV estão corretas.
d) Somente a afirmativa I está correta.

O antropólogo inglês Victor Turner (1920-1983) interessou-se pelos mecanismos de resolução dos conflitos sociais nas sociedades Ndembu, na África. Disso, resultou uma contribuição importante para as Ciências Sociais através do conceito de ritos sociais.
Com relação a esta categoria, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os ritos sociais podem ser entendidos enquanto ampliação da personalidade de seus proprietários, explicitando uma rivalidade entre status dos homens participantes.
( ) Os ritos sociais são formas presentes nas sociedades do passado voltadas a manter o grupo unido em torno das lideranças religiosas e políticas de uma comunidade.
( ) Os ritos são expressões da cultura que permitem aos seus praticantes vivenciar e dramatizar suas experiencias sociais, com destaque para o papel do símbolo.
( ) Os ritos sociais expressam as formas pelas quais as classes sociais interagem, reduzindo as distâncias entre si, em grandes festivais religiosos.
A F - F - V - F.
B F - V - F - V.
C V - F - F - V.
D V - V - F - V.

O Antropólogo francês Claude Lévi-Strauss (1908-2009) teve uma experiência etnográfica no Brasil entre 1935-1940. Após retornar à França, sistematizou suas ideias, dando contornos a Antropologia Estrutural.
Sobre esta corrente antropológica, analise as afirmativas a seguir:
I- Considera importante o estudo da Cultura, colocando como o elemento central da pesquisa e da investigação antropológica.
II- A estrutura social é composta por modelos de pensamento que permitem fazer classificações sociais através da linguagem, símbolos e signos.
III- Ela considera as representações sociais dos grupos e sociedades e suas relações sociais, comparando as diferenças e semelhanças.
IV- Sua pesquisa antropológica se dá em torno das estruturas mentais conscientes e inconscientes em detrimento das representações sociais ou das relações sociais.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) As afirmativas II e IV estão corretas.
d) As afirmativas III e IV estão corretas.

O antropólogo escocês Victor Turner (1920-1983) tem importantes contribuições às investigações dos ritos sociais. Para ele, os ritos cumprem importantes papéis na organização e na reprodução da vida cotidiana.
Com relação aos ritos sociais, analise as afirmativas a seguir:
I- Comportamento formal prescrito para ocasiões específicas, tendo como referência a crença em seres e poderes místicos mediados por símbolos.
II- Os ritos são formas complexas das culturas humanas, podendo ser vivenciados e reproduzidos através do tempo e das gerações.
III- As sociedades vivenciam e dramatizam suas experiências através dos ritos sociais, em que o símbolo torna-se a base da ação social.
IV- Os símbolos indicam as sociedades antigas e organizadas que possuíam alfabetos ou sistemas de escrita, indicando uma forma de poder.
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d) As afirmativas I, III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina