Texto I
Causas de aumento (majorantes) e diminuição (minorantes) de pena
(...)
São as circunstâncias que alteram a pena com o uso de frações, ou seja, aumentam em metade, diminuem em dois terços, de um sexto a dois terços etc. Assim, é possível definir a tentativa como uma causa geral (uma vez que prevista na Parte Geral do Código Penal) de diminuição de pena – e manda diminuir a pena de 1\3 a 2\3 – e o emprego de arma no roubo como causa especial (uma vez que prevista na Parte Especial do Código Penal) de aumento de pena, que resulta no aumento da pena em 2\3. A diminuição e o aumento são operados com o uso de frações.
São causas de aumento, entre outras, a previsibilidade de resultado mais grave na cooperação dolosamente distinta (1\6-1\2), o concurso formal (1\6-1\2) e o crime continuado (1\6-2\3), bem como a circunstância de ser a vítima menor de 18 anos ou maior de 60 nos crimes de homicídio e lesão corporal (1\3), bem como o repouso noturno, no furto (1\3).
Fonte: JUNQUEIRA, Gustavo; VANZOLINI, Patricia. Manual de direito penal: parte geral. 8. ed. São Paulo: SaraivaJur, 2022. Capítulo 19 “Fixação da pena”, item 19.3.4.
A partir das informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. No concurso de pessoas, sendo verificada a configuração de participação de menor importância será possível a redução da pena do agente de 1/6 a 1/3.
II. Joaquim e Fernando foram presos pelo roubo de uma padaria na comunidade local. Na terceira fase da individualização da pena o magistrado poderá aumentar as penas dos réus de 1/3 até metade pelo fato de o crime de roubo ter sido praticado em concurso de pessoas.
III. Vinícius foi condenado pela tentativa de crime contra a pessoa. Neste cenário, quando da fixação da pena, o juiz poderá reduzir a pena de Vinicius de 1/3 a 2/3, caso outra fração de redução não seja imposta por lei.
IV. No concurso de causas de aumento ou de diminuição previstas na parte especial, pode o juiz limitar-se a um só aumento ou a uma só diminuição, prevalecendo, todavia, a causa que mais aumente ou diminua.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I, II e III, apenas.
b.
II e IV, apenas.
c.
I, II, III e IV.
d.
I e III, apenas.
e.
I, II e IV, apenas.
Ed
mês passado
Vamos analisar cada afirmativa: I. No concurso de pessoas, sendo verificada a configuração de participação de menor importância, será possível a redução da pena do agente de 1/6 a 1/3. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a participação de menor importância permite a redução da pena. II. Joaquim e Fernando foram presos pelo roubo de uma padaria na comunidade local. Na terceira fase da individualização da pena, o magistrado poderá aumentar as penas dos réus de 1/3 até metade pelo fato de o crime de roubo ter sido praticado em concurso de pessoas. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o concurso de pessoas no roubo pode resultar em aumento de pena. III. Vinícius foi condenado pela tentativa de crime contra a pessoa. Neste cenário, quando da fixação da pena, o juiz poderá reduzir a pena de Vinicius de 1/3 a 2/3, caso outra fração de redução não seja imposta por lei. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a tentativa permite a redução da pena nesse intervalo. IV. No concurso de causas de aumento ou de diminuição previstas na parte especial, pode o juiz limitar-se a um só aumento ou a uma só diminuição, prevalecendo, todavia, a causa que mais aumente ou diminua. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o juiz pode optar por aplicar a causa que mais impacta a pena. Com base na análise, todas as afirmativas (I, II, III e IV) estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: c) I, II, III e IV.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade