Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
As ações da Vigilância em Saúde devem estar inseridas no cotidiano de todos os serviços que compõem a Rede de Atenção à Saúde (RAS). Através da observação e da análise da situação de saúde da população, suas ferramentas contribuem para o controle dos determinantes, riscos e danos à saúde dos indivíduos e da coletividade, com foco na integralidade da atenção (BRASIL, 2010).
Sobre a atuação da Vigilância em Saúde, é correto afirmar que
A) a busca da Vigilância em Saúde pela integralidade do cuidado dispensa a realização de ações voltadas para a promoção de saúde.
B) a Vigilância em Saúde deve estar inserida na construção das Redes de Atenção à Saúde, coordenadas pela Alta Complexidade.
C) a realização de ações programadas voltadas para a atenção à saúde dos indivíduos e das populações assume papel secundário para a Vigilância em Saúde.
D) a Vigilância em Saúde possui ferramentas específicas de atuação e, por isso, suas ações devem ocorrer de forma dissociada da Atenção Primária à Saúde.
E) as ações de Vigilância em Saúde devem estar inseridas no cotidiano das equipes de Atenção Primária à Saúde, com atribuições definidas em território único de atuação.
User badge image
Praticando Para o Saber

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre a atuação da Vigilância em Saúde: A) A busca da Vigilância em Saúde pela integralidade do cuidado dispensa a realização de ações voltadas para a promoção de saúde. - Incorreta, pois a integralidade do cuidado inclui ações de promoção da saúde. B) A Vigilância em Saúde deve estar inserida na construção das Redes de Atenção à Saúde, coordenadas pela Alta Complexidade. - Incorreta, pois a Vigilância em Saúde deve estar integrada em todos os níveis de atenção, não apenas na alta complexidade. C) A realização de ações programadas voltadas para a atenção à saúde dos indivíduos e das populações assume papel secundário para a Vigilância em Saúde. - Incorreta, já que as ações programadas são fundamentais para a Vigilância em Saúde. D) A Vigilância em Saúde possui ferramentas específicas de atuação e, por isso, suas ações devem ocorrer de forma dissociada da Atenção Primária à Saúde. - Incorreta, pois a Vigilância em Saúde deve estar integrada à Atenção Primária à Saúde. E) As ações de Vigilância em Saúde devem estar inseridas no cotidiano das equipes de Atenção Primária à Saúde, com atribuições definidas em território único de atuação. - Correta, pois reflete a necessidade de integração da Vigilância em Saúde com a Atenção Primária, promovendo ações no cotidiano das equipes. Portanto, a alternativa correta é: E) as ações de Vigilância em Saúde devem estar inseridas no cotidiano das equipes de Atenção Primária à Saúde, com atribuições definidas em território único de atuação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para efeito do Decreto nº 7.508/2011, o qual regulamentou a Lei nº 8.080/90, considera-se:
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
I. ______ - acordo de colaboração firmado entre entes federativos com a finalidade de organizar e integrar as ações e serviços de saúde na rede regionalizada e hierarquizada, com definição de responsabilidades, indicadores e metas de saúde, critérios de avaliação de desempenho, recursos financeiros que serão disponibilizados, forma de controle e fiscalização de sua execução e demais elementos necessários à implementação integrada das ações e serviços de saúde.
II. ______ - instâncias de pactuação consensual entre os entes federativos para definição das regras da gestão compartilhada do SUS.
III. ______ - documento que estabelece: critérios para o diagnóstico da doença ou do agravo à saúde; o tratamento preconizado, com os medicamentos e demais produtos apropriados, quando couber; as posologias recomendadas; os mecanismos de controle clínico; e o acompanhamento e a verificação dos resultados terapêuticos, a serem seguidos pelos gestores do SUS.
a) Rede de Atenção à Saúde / Portas de Entrada / Região de Saúde
b) Comissões Intergestores / Região de Saúde / Portas de Entrada
c) Região de Saúde / Serviços Especiais de Acesso Aberto/ Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde
d) Portas de Entrada / Rede de Atenção à Saúde / Região de Saúde
e) Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde / Comissões Intergestores / Protocolo Clínico e Diretriz Terapêutica

Mais conteúdos dessa disciplina