Logo Passei Direto
Buscar
Questões sobre Direito Penal.
As soluções apresentadas pelo magistrado, consideradas isoladamente referentes à dispensa da oitiva judicial do apenado e à interrupção do prazo para progressão na decisão, foram corretas? Analise as assertivas abaixo e responda:
I) Não, porque a audiência de justificação para prévia oitiva do condenado se constitui em exigência obrigatória na regressão definitiva ao regime mais severo, nos termos da Lei de Execução Penal.
II) Sim, pois se inexiste dúvida sobre a falta grave, a oitiva em juízo se constituiria em medida procrastinatória, apenas repetindo o procedimento já realizado na via administrativa.
III) Não, porque não deve existir alteração da data base para nova progressão, na medida em que o sentenciado foi recapturado e não houve a prática de novo crime durante o período em que ficou foragido.
IV) Sim, porque a prática de falta grave interrompe a contagem do prazo para a progressão de regime de cumprimento de pena, nos termos de entendimento sumular do STJ.
a) Apenas as assertivas I e III estão corretas.
b) Somente as assertivas I e IV estão corretas.
c) Apenas as assertivas II e III estão corretas.
d) Somente a assertiva II e IV estão corretas.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada assertiva: I) Não, porque a audiência de justificação para prévia oitiva do condenado se constitui em exigência obrigatória na regressão definitiva ao regime mais severo, nos termos da Lei de Execução Penal. Verdadeira, a oitiva do condenado é uma exigência na regressão de regime. II) Sim, pois se inexiste dúvida sobre a falta grave, a oitiva em juízo se constituiria em medida procrastinatória, apenas repetindo o procedimento já realizado na via administrativa. Verdadeira, se não há dúvida sobre a falta grave, a oitiva pode ser considerada desnecessária. III) Não, porque não deve existir alteração da data base para nova progressão, na medida em que o sentenciado foi recapturado e não houve a prática de novo crime durante o período em que ficou foragido. Falsa, a recaptura e a prática de falta grave podem impactar a contagem do prazo para progressão. IV) Sim, porque a prática de falta grave interrompe a contagem do prazo para a progressão de regime de cumprimento de pena, nos termos de entendimento sumular do STJ. Verdadeira, a falta grave realmente interrompe a contagem do prazo para progressão. Agora, vamos ver quais assertivas estão corretas: - I: Correta - II: Correta - III: Incorreta - IV: Correta Portanto, as assertivas corretas são I, II e IV. A alternativa que contém todas as assertivas corretas é: b) Somente as assertivas I e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina