Logo Passei Direto
Buscar
Questões sobre Direito Penal.
Configura violência doméstica e familiar contra a mulher, atraindo, portanto, a competência do juízo especializado na matéria, qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial, quando:
a) baseada no sexo, salvo nas relações homoafetivas.
b) baseada no gênero, em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação ou da orientação sexual.
c) ocorra no âmbito da família, como. por exemplo o caso do filho agride o pai.
d) a ocorrência se dê no âmbito da unidade doméstica envolvendo qualquer familiar independente do sexo da vítima.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para responder a essa questão sobre violência doméstica e familiar contra a mulher, é importante considerar a definição legal e os critérios que configuram essa violência, conforme estabelecido na Lei Maria da Penha. Analisando as alternativas: a) baseada no sexo, salvo nas relações homoafetivas - Essa opção é restritiva e não abrange todas as situações de violência, pois a violência pode ocorrer em relações homoafetivas. b) baseada no gênero, em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação ou da orientação sexual - Esta opção está correta, pois abrange todas as relações de afeto, incluindo as homoafetivas, e considera a violência de gênero. c) ocorra no âmbito da família, como, por exemplo, o caso do filho agride o pai - Essa opção não se aplica, pois a questão se refere especificamente à violência contra a mulher. d) a ocorrência se dê no âmbito da unidade doméstica envolvendo qualquer familiar independente do sexo da vítima - Embora mencione a unidade doméstica, não se limita à violência contra a mulher. Portanto, a alternativa correta que configura a violência doméstica e familiar contra a mulher é: b) baseada no gênero, em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação ou da orientação sexual.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com a situação acima exposta, é correto afirmar que o juiz deve:
a) receber a denúncia, sendo o Ministério Público parte legítima, eis que a nova lei deve ser imediatamente aplicada;
b) rejeitar a denúncia, eis que o Ministério Público não deflagrou a ação penal no prazo de seis meses;
c) rejeitar a denúncia, porque especificamente o delito praticado por Paulo, apesar da alteração legislativa, continua sendo de ação penal privada, reconhecendo a prescrição;
d) rejeitar a denúncia, porque especificamente o delito praticado por Paulo, apesar da alteração legislativa, continua sendo de ação penal privada, reconhecendo a decadência.

Mais conteúdos dessa disciplina