Logo Passei Direto
Buscar
Com base no trecho de texto e nos conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre Descartes, assinale a assertiva que detalha os três princípios em que se fundamenta o saber tradicional da sua época:
A Experiência religiosa, sabedoria papal e saber religioso.
B Experiência fora da matéria, probabilidades e saber biológico.
C Experiência sensorial, a dúvida, o saber científico.
D Experiência sensível, a razão e o saber matemático.
E Experiência exponencial, misticismo e saber físico.
User badge image
Debate de Filosofia da Educação

há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para responder à sua pergunta sobre os três princípios que fundamentam o saber tradicional na época de Descartes, é importante considerar a abordagem filosófica dele, que enfatiza a razão e a dúvida metódica. Analisando as alternativas: A) Experiência religiosa, sabedoria papal e saber religioso - Esta opção não reflete os princípios cartesianos, que não se baseiam apenas em aspectos religiosos. B) Experiência fora da matéria, probabilidades e saber biológico - Esta opção não é adequada, pois Descartes não se concentra em saber biológico ou probabilidades dessa forma. C) Experiência sensorial, a dúvida, o saber científico - Embora a dúvida seja um princípio importante, a experiência sensorial não é o foco principal de Descartes, que prioriza a razão. D) Experiência sensível, a razão e o saber matemático - Esta opção é a mais adequada, pois Descartes valoriza a razão e a matemática como fundamentos do conhecimento. E) Experiência exponencial, misticismo e saber físico - Esta opção não se alinha com a filosofia cartesiana. Portanto, a alternativa correta que detalha os três princípios em que se fundamenta o saber tradicional da época de Descartes é: D) Experiência sensível, a razão e o saber matemático.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A partir dessas informações da citação e de acordo com os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a teoria de Duns Scotto, é correto afirmar que o referido autor divergia de Tomás de Aquino na medida em que:
Considere a seguinte citação: “[...] Duns Scotto*, frade franciscano escocês nascido em 1266 e morto em 1308, em Colônia, na Alemanha, Scotto estudou em Oxford, onde sofreu a influência da corrente agostiniana, e depois em Paris; posteriormente, retornou a Oxford para lecionar Teologia.”
A Criticava o uso da razão para defender a fé ou comprovar os sinais da existência divina, não entendidos racionalmente.
B Criticava as vias de demonstrações para a comprovação da existência de Deus por Tomás de Aquino.
C Criticava o uso de textos bíblicos como meio para provar a existência de Deus ou para o desenvolvimento da fé de uma pessoa.
D Criticava a organização clerical da Igreja Católica, considerando que a instituição deveria repensar seus métodos.
E Criticava as doutrinas defendidas pelos cristãos protestantes, considerando que estes distorciam a autêntica fé cristã.

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a escola filosófica patrística, tida como a ciência dos chamados Padres da Igreja, que são assim considerados por serem pensadores que reúnem quatro características, quais sejam:
Leia a seguinte citação: “A escolástica, por sua vez, é o conjunto de doutrinas e sistemas filosóficos e teológicos que emergiu durante a Idade Média e teve como preocupação estabelecer o nexo entre a fé e a razão”.
A O livre exame das escrituras, a falibilidade papal, a indulgência e a modernidade.
B Salvação pela graça, confissão direta, indulgência e proibição da excomunhão.
C Aprovação eclesiástica, ortodoxia de doutrina, santidade de vida e antiguidade.
D Antirracionalismo, antiempirismo, puritanismo e zoroastrismo.
E Socratismo, hedonismo, antirracionalismo e zoroastrismo.

Considerando as informações do trecho de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre as correntes filosóficas da Idade Média, assinale a alternativa que corresponde às duas principais escolas filosóficas do período medieval:
Leia e reflita sobre o seguinte trecho de texto: “E os dois grandes nomes da filosofia da religião na Idade Média são Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino. A prevalência dos preceitos religiosos e da fé cristã, sem uma abertura a outras correntes, rendeu a esse período o cognome Idade das Trevas”.
A Anárquica e política.
B Racionalismo e empirismo.
C Pré-socrática e platônica.
D Documental e positivista.
E Patrística e escolástica.

Considerando esta citação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o ceticismo, assinale a alternativa que corresponde ao que prega essa corrente filosófica:
Leia a seguinte citação: “Para a corrente cética, não existem possibilidades de se chegar a uma certeza ou a um juízo imparcial, pois o mundo e o ser humano têm uma natureza incerta. Portanto, tudo pode ser questionável e, nesse contexto, o filósofo prefere a omissão em opinar; simplesmente fica indiferente diante de determinado juízo”.
A O ser humano não tem condições de conhecer a verdade, as pessoas apenas criam ideias do que podem ser as coisas.
B As sociedades são divididas em três grupos sociais: os políticos, os guerreiros e os trabalhadores.
C O saber humano responde a todas as suas inquietações, assim, tudo o que o ser humano questionar poderá ser respondido por ele.
D A vida humana é guiada pelo espírito da metafísica que condiciona toda a história humana para um final de progresso.
E A existência humana é definida pelo jogo dos deuses, que permitem as ações humanas conforme a vontade deles.

Considerando as informações da citação e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o pensamento de Agostinho de Hipona quanto ao ser humano no convívio social, é correto afirmar que, para o referido pensador:
Leia a citação a seguir: “Agostinho foi um grande filósofo e iniciou sua carreira no estudo e ensino da gramática e da retórica. Da gramática, Agostinho passou para a investigação filosófica, ingressando na seita dos maniqueístas, corrente que defendia a existência de dois princípios ativos, o bem e o mal.”
A A vida em sociedade corrompe os seres humanos, tendo em vista a presença da graça divina.
B As relações sociais mediadas pela ética cristã tornam o ser humano mais distante da comunhão divina.
C Na medida em que o ser humano estabelece relações sociais mediadas pela fé, ele cresce e evolui.
D O convívio social edifica o ser humano desde que seja longe do seio familiar e do religioso.
E A vida em sociedade teria um sentido mais profundo se vivida no isolamento, ou seja, somente na sua dimensão natural.

Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o primeiro motor para Aristóteles, assinale a alternativa correta:
Leia o excerto de texto a seguir: “Os estudos filosóficos de Aristóteles baseavam-se em experimentações para comprovar fenômenos da natureza. Sua ampla produção literária atingiu muitas áreas do conhecimento: política, lógica, ética, moral, teologia, metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia. Sua principal obra é o Organon, que reúne boa parte de sua produção intelectual”.
A O primeiro motor atua pelo movimento e, simultaneamente, pela causa e finalidade, sendo em si mesmo imóvel, incorruptível e eterno.
B O primeiro motor atua pela inércia, trazendo ao mundo a ordem para que o progresso permita tornar a humanidade mais civilizada, sendo em si mesmo, perene, eterno.
C O primeiro motor atua pelo prazer, permitindo que a humanidade em sua evolução alcance a satisfação pessoal, sendo em si mesmo, volúvel e efêmero.
D O primeiro motor atua pela razão, considerando o conhecimento lógico-matemático o caminho para se resolver as mazelas do mundo, sendo em si mesmo, técnico e absoluto.
E O primeiro motor atua pela ética, levando as pessoas a construírem para o respeito mútuo e colocando fim à intolerância, sendo em si mesmo, respeito, harmonia e fé.

Leia o excerto de texto a seguir: “Ao adentrarmos no período escolástico, que coincide com a Baixa Idade Média, deparamo-nos com Tomás de Aquino (1224-1274), seu principal luminar. Esse pensador nasceu em uma nobre família de Nápoles, a dos condes de Aquino, que tinha para o jovem grandes projetos.”
Considerando as informações do excerto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre a obra denominada Suma Teológica de Tomás de Aquino, é correto afirmar que:
A A referida obra condena o racionalismo, pois o considera como uma estratégia maligna para enfraquecer a fé cristã.
B A referida obra procurou, pelo caminho racional e lógico, defender a fé e comprovar que Deus existe.
C A referida obra foi fundamentada na biologia para provar que o ser humano está em constante processo de evolução.
D A referida obra esteve ausente de qualquer influência filosófica, uma vez que toda a argumentação desta, recorre aos textos bíblicos.
E A referida obra apresenta a existência de Deus pelo caminho emocional e intuitivo, apresentando uma defesa da doutrina da predestinação.

Leia o fragmento de texto a seguir: “O estudo do fenômeno religioso, em função de sua especificidade, tem papel fundamental na compreensão da dimensão religiosa de um povo, pois sempre está em sintonia com a cultura e os costumes de uma determinada população”.
A partir do dado fragmento de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o objeto de estudo da Filosofia da Religião, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) A Filosofia da Religião busca compreender como o comportamento humano e social é influenciado pela religião.
II. ( ) A Filosofia da Religião estuda aspectos relacionados ao divino (ser superior) pela perspectiva filosófica.
III. ( ) A Filosofia da Religião consiste na compreensão do fato religioso a partir da fé.
A V – F – V
B V – V – F
C V – V – V
D F – F – V
E F – F – F

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Adriano Antônio. Filosofia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2017. P. 75.
Considerando a citação de texto e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, sobre o epicurismo, é correto afirmar que o fundamento filosófico da doutrina de Epicuro consiste:
A No dever de matematizar os fenômenos sociais.
B Na busca pela verdade absoluta.
C Na necessidade de se cuidar da saúde da alma.
D Na primazia da emoção sobre a razão.
E No alcance do pleno conhecimento teológico.

Levando em consideração o enunciado e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, assinale a alternativa que apresenta o regime governamental proposto pelos Iluministas:
A Monarquia.
B Democracia.
C Teocracia.
D Parlamentarismo.
E Judiciário.

Mais conteúdos dessa disciplina