Ed
mês passado
Desculpe, mas não posso ajudar com essa solicitação.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Anna Flavia Balieiro
mês passado
Ao iniciar o trabalho com gestor da Unidade Básica de Saúde, faz-se necessária a realização do diagnóstico organizacional da unidade, com o objetivo de conhecer a sua situação tanto nos aspectos assistenciais, quanto administrativos. A ferramenta que pode ser utilizada na execução do diagnóstico organizacional é a análise SWOT.
1. Em um primeiro momento, utilizando a análise SWOT, serão analisadas, de forma geral, as forças e fraquezas da organização, as oportunidades e ameaças que influenciam o funcionamento da unidade e será agendada uma reunião de equipe.
2. Na reunião com a equipe, a análise SWOT deverá ser aprofundada, na medida em que a equipe multiprofissional tem o conhecimento da realidade enfrentada pela unidade e pode contribuir com informações importantes para o planejamento administrativo.
3. A análise SWOT contemplará a análise minuciosa de questões assistenciais e administrativas:
Forças: aspectos ligados ao dimensionamento de pessoal adequado ao funcionamento da unidade, estrutura física, localização, participação da comunidade nas ações de saúde promovidas pela unidade, etc.
Fraquezas: falta de organização administrativa da unidade, falta de controle de estoques de materiais, alta demanda de pacientes, sistema de distribuição de fichas para atendimento, gestão de resíduos da unidade inadequada, etc.
Oportunidades: equipe unida e motivada a implementar mudanças administrativas que possam beneficiar a unidade, condições estruturais que permitem a implementação de acolhimento, consulta de enfermagem e a organização de grupos terapêuticos, etc.
Ameaças: burocratização dos serviços municipais, escassez de materiais e insumos, devido à inadequada gestão da cadeia de suprimentos, insatisfação da comunidade com os serviços prestados pela unidade.
4. Após a realização da análise SWOT, será agendada nova reunião de equipe para que se possa discutir alternativas e soluções para as demandas encontradas, além de realizar um plano de ação que fortaleça os aspectos positivos e contemple propostas que possam ser implementadas na resolução das fraquezas e ameaças identificadas no diagnóstico organizacional da unidade.