Logo Passei Direto
Buscar
No mundo da metalurgia e da engenharia de materiais, o metal de sacrifício desempenha um papel importante na proteção de estruturas metálicas contra a corrosão. Ele é empregado em ambientes onde a presença de água, de umidade, de produtos químicos ou de salinidade pode causar danos aos metais, como em estruturas marítimas, tanques de armazenamento, oleodutos, entre outros. Como o próprio nome já diz, sua função é sacrificar-se em favor do metal que precisa ser protegido, reduzindo significativamente a taxa de corrosão e prolongando a vida útil das estruturas.
De acordo com o enunciado, assinale a alternativa CORRETA. Caso uma peça de aço carbono seja revestida com uma fina camada de zinco, o mecanismo de proteção ocorre:
a) pela oxidação preferencial do zinco, o qual apresenta a maior reatividade do par metálico Zn/Zn2+, perdendo elétrons no lugar do ferro.
b) pela oxidação preferencial do ferro, o qual apresenta a maior reatividade do par metálico Fe/Fe2+, perdendo elétrons no lugar do zinco.
c) pela redução preferencial do zinco, o qual apresenta a maior reatividade do par metálico Zn2+/Zn, ganhando elétrons no lugar do ferro.
d) pela redução preferencial do ferro, o qual apresenta a maior reatividade do par metálico Fe/Fe2+, perdendo elétrons no lugar do zinco.
e) pela redução preferencial do zinco, o qual apresenta a maior reatividade do par metálico Zn/Zn2+, perdendo elétrons no lugar do ferro.
User badge image
Questões Para o Saber

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para entender o mecanismo de proteção quando uma peça de aço carbono é revestida com zinco, precisamos considerar a reatividade dos metais envolvidos. O zinco é mais reativo que o ferro, o que significa que ele tende a oxidar-se mais facilmente. Analisando as alternativas: a) pela oxidação preferencial do zinco, o qual apresenta a maior reatividade do par metálico Zn/Zn2+, perdendo elétrons no lugar do ferro. - Correto, pois o zinco se oxida e protege o ferro. b) pela oxidação preferencial do ferro, o qual apresenta a maior reatividade do par metálico Fe/Fe2+, perdendo elétrons no lugar do zinco. - Incorreto, pois o ferro não se oxida preferencialmente. c) pela redução preferencial do zinco, o qual apresenta a maior reatividade do par metálico Zn2+/Zn, ganhando elétrons no lugar do ferro. - Incorreto, pois o zinco não ganha elétrons, ele se oxida. d) pela redução preferencial do ferro, o qual apresenta a maior reatividade do par metálico Fe/Fe2+, perdendo elétrons no lugar do zinco. - Incorreto, pois o ferro não é reduzido nesse processo. e) pela redução preferencial do zinco, o qual apresenta a maior reatividade do par metálico Zn/Zn2+, perdendo elétrons no lugar do ferro. - Incorreto, pois o zinco não é reduzido, ele se oxida. Portanto, a alternativa correta é: a) pela oxidação preferencial do zinco, o qual apresenta a maior reatividade do par metálico Zn/Zn2+, perdendo elétrons no lugar do ferro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 não tiveram provas somente na cidade, muito menos somente na França. Uma ilha bem longe dali, a maior da Polinésia Francesa, em pleno oceano Pacífico, foi o palco da competição de surfe masculino e feminino desta edição. O Taiti é um lugar quente, onde se pode fazer caminhadas aventureiras em trilhas íngremes na selva, ver vulcões e um mar cristalino cheio de ondas impressionantes. Posicionado no meio do Oceano Pacífico, o Taiti recebe as maiores ondulações da Terra. “Por causa da sua localização geográfica privilegiada, a ilha recebe ondas gigantes que foram formadas entre o Círculo Polar Antártico e o sul da Austrália e da Nova Zelândia”, explica o oceanógrafo Pedro Guimarães. A ilha tem formação de origem vulcânica, sedimentada por corais em todo seu entorno, o que deixa a água cristalina e azul turquesa, aquela cor de tirar o fôlego. Mas, além disso, essa formação também produz uma rápida transição de águas muito profundas para águas rasas, não permitindo que a onda perca energia antes de encontrar a bancada de coral sobre a qual ela quebra.
Ondas na superfície de líquidos têm velocidades que dependem da profundidade do líquido e da aceleração da gravidade, desde que se propaguem em águas rasas. O gráfico representa o módulo v da velocidade da onda em função da profundidade h da água. Uma onda no mar, onde a profundidade da água é 4,0 m, tem comprimento de onda igual a 50 m. Na posição em que a profundidade da água é 1,0 m, essa onda tem comprimento de onda, em m, aproximadamente igual a
a) 08.

Dispõe-se de 2 litros de uma solução aquosa de soda cáustica que apresenta pH 9. O volume de água, em litros, que deve ser adicionado a esses 2 litros para que a solução resultante apresente pH 8 é
a) 2 b) 6 c) 10 d) 14 e) 18
a) 2
b) 6
c) 10
d) 14
e) 18

Mais conteúdos dessa disciplina