Logo Passei Direto
Buscar
Em relação à acentuação tônica das palavras do texto a seguir, assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma.
Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma.
a) Ruivo e saiu apresentam a mesma posição de acento tônico, mas não são graficamente acentuados, por isso não podem ser chamados de paroxítonos.
b) Guarda‐sol, por ser substantivo composto, apresenta apenas um acento tônico, que recai em sol.
c) Os monossílabos nas, com, que e nem são átonos; apenas mão, pai e mãe são tônicos.
d) Sonâmbulo é chamado de proparoxítono porque recebe acento gráfico.
User badge image
Matematicamente

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação à acentuação tônica: a) Ruivo e saiu apresentam a mesma posição de acento tônico, mas não são graficamente acentuados, por isso não podem ser chamados de paroxítonos. - Incorreta. "Ruivo" é paroxítono e "saiu" é oxítono. Além disso, ambos têm acento tônico, mas a afirmação sobre não serem paroxítonos está errada. b) Guarda‐sol, por ser substantivo composto, apresenta apenas um acento tônico, que recai em sol. - Incorreta. "Guarda-sol" tem dois acentos tônicos, um em "guarda" e outro em "sol". c) Os monossílabos nas, com, que e nem são átonos; apenas mão, pai e mãe são tônicos. - Correta. Os monossílabos "nas", "com", "que" e "nem" são realmente átonos, enquanto "mão", "pai" e "mãe" são tônicos. d) Sonâmbulo é chamado de proparoxítono porque recebe acento gráfico. - Incorreta. Embora "sonâmbulo" seja um proparoxítono, a definição não é apenas por receber acento gráfico, mas sim porque a antepenúltima sílaba é tônica. Portanto, a alternativa correta é: c) Os monossílabos nas, com, que e nem são átonos; apenas mão, pai e mãe são tônicos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Rubem Fonseca, autor do trecho que segue, vale‐se com insistência da conjunção “e”, pontuando sua crônica de forma peculiar. Leia:
Assinale a alternativa em que a pontuação é refeita para, respeitando‐se o contexto, enquadrar‐se nas recomendações gramaticais.
a) (...) mas podia haver menos cães, e bolas, e pranchas, e barcos, e camelôs, e ratos de praia, e assaltantes que trabalham até dentro d’água, com um canivete na barriga alheia, e sujeitos que carregam caixas de isopor e anunciam sorvetes, e quando o inocente cidadão pede picolé de manga, eis que ele abre a caixa e de lá puxa a arma.
b) (...) mas podia haver menos cães e bolas, e pranchas e barcos, e camelôs e ratos de praia, e assaltantes que trabalham, até dentro d’água, com um canivete na barriga alheia, e sujeitos que carregam caixas de isopor e anunciam sorvetes, e, quando o inocente cidadão pede picolé de manga, eis que ele abre a caixa e de lá puxa a arma.
c) (...) mas podia haver menos cães e bolas e pranchas e barcos e camelôs e ratos de praia e assaltantes que trabalham até dentro d’água com um canivete na barriga alheia; e sujeitos, que carregam caixas de isopor e anunciam sorvetes, e quando o inocente cidadão pede picolé de manga, eis que ele abre a caixa e de lá, puxa a arma.
d) (...) mas podia haver menos cães e bolas; e pranchas e barcos; e camelôs e ratos de praia; e assaltantes, que trabalham até dentro d’água com um canivete na barriga alheia; e sujeitos, que carregam caixas de isopor e anunciam sorvetes; e quando o inocente cidadão pede picolé de manga, eis que ele abre a caixa e de lá puxa a arma.

Mais conteúdos dessa disciplina