Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
De acordo com Cybis (2003, 2-3) usabilidade é definida como a capacidade que um sistema interativo oferece a seu usuário, em um determinado contexto de operação, para a realização de tarefas, de maneira eficaz, eficiente e agradável (ISO 9241). Ela possui múltiplos componentes e a sua definição está associada, a princípio, a cinco atributos.
Sobre estes atributos, analise as afirmativas a seguir:
I. A memorização é a capacidade do usuário de não ter necessidade de um novo treinamento para executar as funções disponíveis na interface gráfica, após uma pausa considerável na utilização de uma ferramenta.
II. Os erros do usuário referem-se à frequência e à gravidade dos erros cometidos pelo usuário ao interagir com uma interface gráfica.
III. A satisfação subjetiva tenta medir a satisfação do usuário com a interface gráfica de forma geral.
IV. A eficiência do uso está relacionada à facilidade do usuário em aprender a utilizar uma interface gráfica, levando-se em consideração o nível de habilidade física e mental requerida por uma interface para que o usuário domine suas operações interativas.
A As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B As afirmativas I, II e III estão corretas.
C As afirmativas I, II e IV estão corretas.
D As afirmativas I e IV estão corretas.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Vamos analisar cada afirmativa: I. A memorização é a capacidade do usuário de não ter necessidade de um novo treinamento para executar as funções disponíveis na interface gráfica, após uma pausa considerável na utilização de uma ferramenta. Verdadeiro, essa definição está correta e se refere à capacidade do usuário de lembrar como usar a interface após um tempo sem utilizá-la. II. Os erros do usuário referem-se à frequência e à gravidade dos erros cometidos pelo usuário ao interagir com uma interface gráfica. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois aborda a importância de monitorar a frequência e a gravidade dos erros para avaliar a usabilidade. III. A satisfação subjetiva tenta medir a satisfação do usuário com a interface gráfica de forma geral. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a satisfação subjetiva é um componente importante da usabilidade. IV. A eficiência do uso está relacionada à facilidade do usuário em aprender a utilizar uma interface gráfica, levando-se em consideração o nível de habilidade física e mental requerida por uma interface para que o usuário domine suas operações interativas. Falso, a eficiência do uso se refere mais à rapidez e à eficácia com que o usuário pode completar tarefas, e não diretamente à facilidade de aprendizado. Com base nessa análise, as afirmativas I, II e III estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: B) As afirmativas I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quando se fala da ferramenta de avaliação de aplicações web TOWABE, há um módulo que implementa uma variação da técnica de card sorting.
Que módulo é esse?
A TCheck.
B TNet.
C TQuest.
D TCat.

Seguir as regras de usabilidade para a interface de um programa com o usuário é uma das boas práticas de IHC (Interação Homem-Computador).
Sobre os princípios básicos de usabilidade, assinale a alternativa INCORRETA:
A Eficiência na utilização, garantindo que, uma vez que o usuário tenha aprendido a lidar com a ferramenta, obtenha rápido e eficiente uso para executar suas tarefas.
B Utilização das últimas e mais modernas tecnologias disponíveis.
C Satisfação na utilização, de forma que quanto mais prazeroso e agradável for o uso, mais rapidamente o usuário aprenda e realize suas tarefas.
D Fácil aprendizado, de forma que os usuários novatos possam iniciar a operação e obter o desempenho máximo.

O conceito de qualidade pode ser observado por diversos ângulos, como pelo lado da empresa, o lado do cliente, entre outros. Uma interface com qualidade e boa usabilidade impactará positivamente e trará retorno do investimento para a empresa.
Com relação à análise da qualidade da usabilidade, pela ótica das empresas, assinale a alternativa INCORRETA:
A Passa uma imagem de qualidade.
B Evita prejuízos para os clientes.
C Serve como argumento de vendas.
D Demanda menor esforço na concepção.

Mais conteúdos dessa disciplina