No decorrer do século XIX reafirmam a necessidade da escola pública, leiga, gratuita e obrigatória. Inevitavelmente, esta proposta deveria ser implantada, verificando a explosão demográfica e o desenvolvimento industrial e tecnológico. Para Dewey (1859-1952), conforme Aranha (1990), educação era ação. Desse modo, o aspecto instrucional da educação cava relegado a um segundo plano. Dewey imaginava o processo educacional como algo contínuo, no qual, permanentemente, reconstruía-se a experiência concreta, ativa e produtiva de cada ser humano. Para ele, a escola não deveria preparar para a vida, pois a escola deveria ser a própria vida.
Avalie as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas.
I. Theodore Schultz (1973), em sua teoria do capital humano, afirma que a educação deve estar com vistas ao crescimento econômico. Um trabalhador qualificado consegue produzir mais e ser mais bem remunerado, contribuindo para o crescimento do país. Nesse ponto, como afirma abaixo o autor, podemos dizer que, aos poucos, o próprio trabalhador se torna capitalista.
PORQUE
II. “Os trabalhadores transformaram-se em capitalistas, pela difusão da propriedade das ações da empresa, mas pela aquisição de conhecimentos e capacidades que possuem valor econômico”.
A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.
Questão 5
Escolha uma opção:
a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b.
As asserções I e II são proposições falsas.
c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Ed
mês passado
Vamos analisar as afirmativas: I. Theodore Schultz (1973), em sua teoria do capital humano, afirma que a educação deve estar com vistas ao crescimento econômico. Um trabalhador qualificado consegue produzir mais e ser mais bem remunerado, contribuindo para o crescimento do país. Nesse ponto, como afirma abaixo o autor, podemos dizer que, aos poucos, o próprio trabalhador se torna capitalista. Essa afirmativa é verdadeira, pois reflete a teoria do capital humano que relaciona educação e crescimento econômico. II. “Os trabalhadores transformaram-se em capitalistas, pela difusão da propriedade das ações da empresa, mas pela aquisição de conhecimentos e capacidades que possuem valor econômico”. Essa afirmativa também é verdadeira, pois reconhece que a educação e a qualificação profissional podem levar os trabalhadores a se tornarem mais valiosos no mercado, contribuindo para a ideia de que eles podem se tornar capitalistas. Agora, vamos avaliar a relação entre as duas afirmativas. A afirmativa II justifica a afirmativa I, pois explica como a educação e a aquisição de conhecimentos podem levar os trabalhadores a se tornarem capitalistas. Portanto, ambas as afirmativas são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. Assim, a alternativa correta é: c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade