Logo Passei Direto
Buscar
A conciliação e a mediação são medidas que visam descongestionar o Poder Judiciário ante o patente acúmulo de processos. Tais medidas poderão ser exercidas pelos oficiais titulares das serventias extrajudiciais. Contudo estarão sujeitos aos requisitos específicos para a realização das atividades estabelecidas para todo e qualquer mediador ou conciliador. A inobservância dos requisitos legais poderá ocasionar até a exclusão do respectivo cadastro.
Assinale a alternativa que completa a frase a seguir: Serão excluídos do cadastro os conciliadores e mediadores que _________________.
A - Agirem com dolo ou culpa na condução da conciliação ou da mediação sob sua responsabilidade.
B - Cumprirem os ditames estabelecidos nos princípios de independência, imparcialidade e autonomia da vontade.
C - Deixarem de atuar em procedimento de mediação ou conciliação quando impedidos ou suspeitos.
D - Deixarem de divulgar ou depor acerca de fatos ou elementos oriundos da conciliação ou da mediação.
E - Utilizarem a mediação e conciliação para fim diverso daquele previsto por expressa deliberação das partes.
User badge image
Questões Para o Saber

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Para responder à pergunta, precisamos analisar cada uma das alternativas em relação ao que a legislação estabelece sobre a atuação de conciliadores e mediadores. A - Agirem com dolo ou culpa na condução da conciliação ou da mediação sob sua responsabilidade. - Esta alternativa está correta, pois agir com dolo ou culpa compromete a integridade do processo e pode levar à exclusão do cadastro. B - Cumprirem os ditames estabelecidos nos princípios de independência, imparcialidade e autonomia da vontade. - Esta alternativa é incorreta, pois cumprir esses princípios é o que se espera de um mediador ou conciliador, e não uma razão para exclusão. C - Deixarem de atuar em procedimento de mediação ou conciliação quando impedidos ou suspeitos. - Esta alternativa é incorreta, pois deixar de atuar quando impedido ou suspeito é uma conduta correta e esperada. D - Deixarem de divulgar ou depor acerca de fatos ou elementos oriundos da conciliação ou da mediação. - Esta alternativa é incorreta, pois a confidencialidade é um princípio fundamental, e não uma razão para exclusão. E - Utilizarem a mediação e conciliação para fim diverso daquele previsto por expressa deliberação das partes. - Esta alternativa também está correta, pois utilizar a mediação ou conciliação para fins diversos é uma violação das normas. Analisando as alternativas, a que melhor completa a frase e que está diretamente relacionada à exclusão do cadastro é a A - Agirem com dolo ou culpa na condução da conciliação ou da mediação sob sua responsabilidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Diferentemente da hipoteca, que possui execução judicial, a alienação fiduciária é o instituto pela qual se tornou possível a execução desjudicializada, em caso de mora do devedor, permitindo que o credor possa reaver o bem dado em garantia sem que haja necessidade de se recorrer ao Judiciário. Assim, a alienação fiduciária de bens imóveis também é uma alternativa de resolução de conflitos.
Acerca da alienação fiduciária, assinale a opção correta.
A - A alienação fiduciária é o instituto pela qual se tornou possível a execução desjudicializada em caso de mora do devedor, permitindo que o credor possa reaver o bem dado em garantia, desde que tal garantia seja previamente confirmada pelo judiciário.
B - Vencida e não paga toda a dívida, e constituído em mora o fiduciante, irá se consolidar a propriedade do imóvel em nome do fiduciário, sendo obrigado, nesse caso, o fiduciante – ou seu representante legal ou procurador regularmente constituído –, intimado a requerimento do fiduciário, pelo oficial do competente tabelionato de notas, a satisfazer, em até 30 dias, a prestação vencida e as que se vencerem até a data do pagamento.
C - A alienação fiduciária de bens imóveis também é uma alternativa de resolução de conflitos que somente pode ser realizada de forma extrajudicial.
D - Vencida e paga a dívida, irá se consolidar a propriedade do imóvel em nome do fiduciário.
E - Se houver suspeita motivada de ocultação no recebimento, poderá ser intimada qualquer pessoa da família ou, em sua falta, qualquer vizinho que, no dia útil imediato, retornará ao imóvel a fim de efetuar a intimação, na hora que designar.

A alienação fiduciária surgiu visando corresponder aos anseios não somente da sociedade, mas também dos agentes financeiros, frente a uma crise de desconfiança sobre a capacidade do devedor de honrar seus compromissos. A alienação fiduciária é uma das formas de resolução de conflitos extrajudiciais disponível para qualquer cidadão.
Acerca da alienação fiduciária, analise as afirmativas a seguir. Depois, assinale a alternativa que traz a(s) afirmativa(s) correta(s).
I. Com escopo de garantir o cumprimento da obrigação, o devedor fiduciante contrata a transferência da propriedade resolúvel e a posse indireta de coisa imóvel ao credor fiduciário. Contudo, a posse direta do referido imóvel deverá permanecer com o devedor.
II. O contrato de garantia para fins de alienação fiduciária é típico, formal, oneroso, bilateral e comutativo.
III. A medida cabível para buscar o adimplemento do crédito proveniente da alienação fiduciária se dá tão somente através de execução judicial.
IV. O devedor fiduciante deverá ser intimado, a requerimento do credor, pelo oficial do Cartório de Registro de Imóveis competente, cuja localização é a mesma na qual o imóvel está matriculado. Após a referida intimação, deverá, no prazo de quinze dias, realizar o pagamento das prestações vencidas e por vencer até a data do pagamento, cumulada com juros convencionais, penalidades e demais encargos contratuais e legais, bem como eventuais tributos, contribuições condominiais imputáveis ao imóvel e despesas de cobrança e de intimação.
A - II, apenas.
B - I, II.
C - II, III.
D - I, IV.
E - I, II, IV.

Desjudicializar é uma faculdade legalmente concedida às partes para resolverem questões fora da esfera estatal de jurisdição, ou seja, trata-se de uma forma de retirar do âmbito judicial e transferir às instituições extrajudiciais a competência para resolução de demandas.
Acerca dos instrumentos de desjudicialização, analise as afirmativas a seguir. Depois, assinale a alternativa que traz a(s) afirmativa(s) correta(s).
I. Com o advento da Lei n. 11.441/07, tornou-se possível promover o inventário, a partilha de bens, a separação e o divórcio pela via administrativa, em substituição ao processo judicial.
II. No tocante à realização de inventário, verificado se todos os herdeiros gozam de capacidade e consenso, aberta a sucessão, poderá ser feito mediante escritura pública, lavrada pelo Tabelionato de Notas, não sendo necessária a intervenção de advogado.
III. Caberá ao tabelião fazer a verificação da documentação das pessoas atreladas ao ato e exigir que sejam apresentadas as certidões em relação aos bens objeto da partilha. É ele, ainda, o responsável pela averiguação da regularidade fiscal dos referidos imóveis, sendo que, se não houver tal verificação e, consequentemente, o tributo deixar de ser recolhido, ensejará ao tabelião a responsabilidade solidária.
IV. A escritura pública de inventário e partilha será título hábil para o registro no Serviço Registral de Imóveis, não necessitando, para tanto, a homologação judicial.
V. Mesmo que exista um processo judicial em andamento em relação ao inventário e à partilha de bens, estes poderão ser promovidos mediante escritura pública, desde que a sentença não tenha sido proferida.
A - I, apenas.
B - I, III.
C - II, III, IV.
D - II, III.

Mais conteúdos dessa disciplina