Logo Passei Direto
Buscar
Sobre as propriedades ácidas e básicas das espécies presentes no lago, é correto afirmar que a espécie:
Sobre as propriedades ácidas e básicas das espécies presentes no lago, é correto afirmar que a espécie:
a) 3Fe(OH) é uma base forte
b) 2 3H CO é um ácido forte
c) 2CO é um óxido básico
d) 2H S é um hidrácido
e) 3Fe(OH) é solúvel em água
User badge image
Progresso com Exercícios

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para determinar qual é a correta em relação às propriedades ácidas e básicas das espécies mencionadas: a) 3Fe(OH) - O hidróxido de ferro (III) é uma base, mas não é considerado uma base forte, pois não se dissocia completamente em água. Portanto, essa afirmação é falsa. b) 2 3H CO - O ácido carbônico (H₂CO₃) é um ácido fraco, não um ácido forte. Portanto, essa afirmação é falsa. c) 2CO - O dióxido de carbono (CO₂) é um óxido ácido, não básico. Portanto, essa afirmação é falsa. d) 2H S - O ácido sulfídrico (H₂S) é um hidrácido, e essa afirmação é verdadeira, pois H₂S é um ácido fraco, mas é classificado como um hidrácido. e) 3Fe(OH) - O hidróxido de ferro (III) não é solúvel em água, então essa afirmação é falsa. A única afirmação correta é a d) 2H S é um hidrácido.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O carbonato de sódio, Na2CO3, conhecido comercialmente como barrilha, tem grande uso no tratamento de águas de piscinas e de abastecimento público.
Tal substância é classificada como um
a) óxido básico.
b) óxido ácido.
c) hidróxido.
d) ácido.
e) sal.

A tabela a seguir relaciona algumas substâncias químicas e suas aplicações frequentes no cotidiano.
Estas substâncias, ordenadas de cima para baixo, pertencem, respectivamente, às funções:
a) base, sal, ácido e óxido.
b) sal, base, ácido e óxido.
c) base, óxido, ácido e sal.
d) ácido, base, sal e óxido.
e) base, ácido, óxido e sal.

Sobre as substâncias inorgânicas, é correto afirmar-se que
a) os sais são compostos iônicos, portanto sólidos cristalinos com alto ponto de fusão e alto ponto de ebulição.
b) os ácidos são compostos iônicos, pois conduzem corrente elétrica quando em solução aquosa.
c) são compostos iônicos.
d) os óxidos apresentam um não metal e um átomo de oxigênio.
e) as bases neutralizam os sais formando água.

O dióxido de enxofre é um dos diversos gases tóxicos poluentes, liberados no ambiente por fornos de usinas e de indústrias. Uma das maneiras de reduzir a emissão deste gás tóxico é a injeção de carbonato de cálcio no interior dos fornos industriais.
Assinale a alternativa que apresenta, na sequência em que aparecem no texto (desconsiderando-se as repetições), as fórmulas químicas dos compostos, grifados e em itálico, mencionados no processo.
a) 2 2 2 2SO ; CaCO ; CaO ; CaSO
b) 2 3 2 4SO ; CaCO ; CaO ; CO ; CaSO
c) 2 2 3 2 2 3SO ; Ca CO ; Ca O ; CO ; CaSO
d) 2 3 2 3SO ; CaCO ; CaO ; CO ; CaSO
e) 3 4 4SO ; CaCO ; CaO ; CO ; CaSO

Mais conteúdos dessa disciplina