Logo Passei Direto
Buscar

Pelo contrário, a fé cristã teria então sido construída sobre o conhecimento - conhecimento da doutrina teológica, do direito canônico dos tribunais da Igreja, dos detalhes das liberdades clericais, dos poderes do ofício eclesiástico (sobre almas, corpos, propriedades), das pré-condições e os efeitos da confissão, das regras das ordens religiosas, das localizações e virtudes dos santuários, das vidas dos santos e assim por diante. A familiaridade com todos esses conhecimentos (religiosos) era uma pré-condição para a vida social normal, e a crença (incorporada na prática em um discurso) uma orientação para uma atividade efetiva nela - seja por parte do clero religioso, do clero secular ou dos leigos (TALAL, Asad, Genealogies of Religion, 1993, p. 47)


Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir:


I. A fé/crença é o fundamento último da religião, pois, a interioridade é muito mais importante que as manifestações rituais.


II. Não se deve cortar o aspecto subjetivo da fé dos processos pelos quais essa subjetividade, enquanto efeito do poder, é constituída.


III. O ritual nada mais é do que a tradução de uma espiritualidade interna, fundamentada exclusivamente na fé.


IV. O poder, enquanto criador de condições para a vivência de uma experiência, deve ser levado em conta nas análises da constituição da fé.


Estão corretas as afirmativas:


Questão 1Escolha uma opção:


a.

II e IV



b.

I e II



c.

I e III



d.

Todas as alternativas

User badge image
ACS PORTAS DE ACO

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Vamos analisar cada uma das afirmativas: I. A fé/crença é o fundamento último da religião, pois, a interioridade é muito mais importante que as manifestações rituais. Essa afirmativa é discutível, pois muitas tradições religiosas valorizam tanto a fé interior quanto as manifestações rituais. Portanto, não podemos afirmar que a interioridade é "muito mais importante". II. Não se deve cortar o aspecto subjetivo da fé dos processos pelos quais essa subjetividade, enquanto efeito do poder, é constituída. Essa afirmativa está correta, pois reconhece que a subjetividade da fé é influenciada por contextos sociais e de poder. III. O ritual nada mais é do que a tradução de uma espiritualidade interna, fundamentada exclusivamente na fé. Essa afirmativa é problemática, pois os rituais muitas vezes têm significados e funções que vão além da mera tradução de uma espiritualidade interna, incluindo aspectos sociais e comunitários. IV. O poder, enquanto criador de condições para a vivência de uma experiência, deve ser levado em conta nas análises da constituição da fé. Essa afirmativa está correta, pois o poder e as estruturas sociais influenciam a forma como a fé é vivida e expressa. Com base na análise, as afirmativas corretas são II e IV. Portanto, a alternativa correta é: a) II e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina