10 Os assistentes sociais possuem um saber que orienta e sistematiza suas ações cotidianas mediatizadas pela instrumentalidade profissional, articulando as dimensões teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política. Assim, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) assinala que, com base nesses conhecimentos, os assistentes sociais possuem competência para elaborar, executar e avaliar planos nas três esferas de governo da política de assistência social, visto que são profissionais com reais condições de apresentar a realidade socioeconômica da população, suas vulnerabilidades, riscos e demandas. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A) O Conselho Federal de Serviço Social ratifica que essa atividade é atribuição não somente de assistentes sociais, mas de qualquer outro profissional que goste de trabalhar com elaboração de planos.
B) O Conselho Federal de Serviço Social ratifica que essa atividade de elaborar planos deve ser de responsabilidade do secretário escolher qual será o profissional mais adequado para desenvolver planos.
C) O Conselho Federal de Serviço Social tem apenas a obrigação de fiscalizar e cobrar anuidades dos profissionais.
D) O Conselho Federal de Serviço Social orienta que os assistentes sociais, com a formação solida em planejamento, questão social, políticas e legislações reúnem qualidades de alcançar análises real e concreta da questão social e de suas variadas expressões. Assim, possuem atributos para elaborarem planos para a política de assistência social.
Ed
há 4 semanas
Vamos analisar as alternativas apresentadas: A) O Conselho Federal de Serviço Social ratifica que essa atividade é atribuição não somente de assistentes sociais, mas de qualquer outro profissional que goste de trabalhar com elaboração de planos. - Esta alternativa está incorreta, pois a elaboração de planos na política de assistência social é uma atribuição específica dos assistentes sociais, que possuem formação e competências para tal. B) O Conselho Federal de Serviço Social ratifica que essa atividade de elaborar planos deve ser de responsabilidade do secretário escolher qual será o profissional mais adequado para desenvolver planos. - Esta alternativa também está incorreta, pois a responsabilidade pela elaboração de planos é dos assistentes sociais, não apenas uma escolha do secretário. C) O Conselho Federal de Serviço Social tem apenas a obrigação de fiscalizar e cobrar anuidades dos profissionais. - Esta alternativa é incorreta, pois o CFESS tem um papel mais amplo, incluindo a orientação e regulamentação da profissão, além da fiscalização. D) O Conselho Federal de Serviço Social orienta que os assistentes sociais, com a formação sólida em planejamento, questão social, políticas e legislações, reúnem qualidades de alcançar análises real e concreta da questão social e de suas variadas expressões. Assim, possuem atributos para elaborarem planos para a política de assistência social. - Esta alternativa está correta, pois reflete a competência dos assistentes sociais em elaborar, executar e avaliar planos na política de assistência social, conforme mencionado no enunciado. Portanto, a alternativa correta é: D.