Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
De acordo com Moura (2014), os SIGs tendem a evoluir do descritivo para o prognóstico, o que equivale a dizer que estes sistemas são capazes de fazer estimativas. Sobre os recursos e o potencial de fazer prognóstico dos SIGs, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Mapas de suscetibilidade de movimentos de massa podem ser gerados utilizando fatores ambientais e do terreno em ambiente SIG.
( ) A partir de inventários de deslizamentos de terra é possível estimar áreas com potencial para este tipo de ocorrência utilizando SIGs.
( ) Um dos recursos oferecidos pelos SIGs é extração das curvas de nível de uma imagem, possibilitando a geração de Modelos Digital de Terreno (MDT).
( ) Os SIGs permitem integrar apenas fatores do meio físico para mapear áreas de risco de deslizamentos de terra, pois aspectos sociais, econômicos e políticos não podem ser espacializados.
A V - V - V - F.
B V - F - F - V.
C F - V - V - F.
D F - F - V - V.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre os Sistemas de Informação Geográfica (SIGs): ( ) Mapas de suscetibilidade de movimentos de massa podem ser gerados utilizando fatores ambientais e do terreno em ambiente SIG. É verdadeira (V). Os SIGs são capazes de integrar diferentes tipos de dados, incluindo fatores ambientais e do terreno, para gerar mapas de suscetibilidade a deslizamentos. ( ) A partir de inventários de deslizamentos de terra é possível estimar áreas com potencial para este tipo de ocorrência utilizando SIGs. É verdadeira (V). Os SIGs permitem a análise de dados históricos, como inventários de deslizamentos, para identificar áreas com potencial de risco. ( ) Um dos recursos oferecidos pelos SIGs é a extração das curvas de nível de uma imagem, possibilitando a geração de Modelos Digitais de Terreno (MDT). É verdadeira (V). Os SIGs podem processar imagens para extrair informações topográficas, como curvas de nível, que são essenciais para a criação de MDTs. ( ) Os SIGs permitem integrar apenas fatores do meio físico para mapear áreas de risco de deslizamentos de terra, pois aspectos sociais, econômicos e políticos não podem ser espacializados. É falsa (F). Os SIGs são ferramentas versáteis que permitem a integração de dados de diversas naturezas, incluindo fatores sociais, econômicos e políticos, além dos fatores físicos. Portanto, a sequência correta é: V - V - V - F. A alternativa que apresenta essa sequência é a A: V - V - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A forma e o tamanho de um elipsoide e sua posição relativa ao geoide definem um sistema geodésico. Um datum é constituído pela adoção de um elipsoide de referência, um ponto geodésico origem e um azimute.
Sobre os diferentes data, analise as sentenças a seguir: I- O SIRGAS 2000 foi adotado pelo IBGE em 2005 como seu sistema geocêntrico de referência oficial. II- No Brasil, o datum local mais antigo é o SAD69, utilizado pelo sistema de posicionamento global (GPS). III- Um mesmo ponto do terreno pode apresentar valores de coordenadas diferentes de acordo com o datum adotado. IV- A máxima coincidência entre a superfície do geoide e do elipsoide é o critério para a escolha do Ponto Geodésico Origem. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença II está correta.
B
Somente a sentença III está correta.
C
As sentenças II e IV estão corretas.
D
As sentenças I, III e IV estão corretas.

De acordo com Fitz (2008), por conta das características próprias, a terminologia mapa ou carta é empregada de forma diferenciada, de acordo com o país e o idioma correspondente. Sobre os conceitos de mapa, carta e planta, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A planta é um caso particular de carta, cuja representação se restringe a uma área limitada com escala grande.
II- A representação gráfica, apresentada em geral uma superfície plana, com representação de acidentes físicos e culturais da superfície terrestre ou de um planeta é denominada mapa.
III- O mapa representa aspectos naturais da superfície terrestre, destinado a fornecer informações detalhadas de determinada área, subdividido em folhas, que obedecem a um plano nacional ou internacional.
IV- A representação dos aspectos naturais da superfície da Terra que permite avaliação precisa de distâncias, direções e a localização plana, subdividida em folhas, que obedecem a um plano nacional ou internacional é denominada carta.
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.
D As sentenças III e IV estão corretas.

As variáveis gráficas visuais influenciam diretamente na capacidade de cognição do usuário final (MENEZES; FERNANDES, 2013) e, conforme os autores, reconhecer e diferenciar as principais características e aplicações dessas variáveis é fundamental na construção de documentos cartográficos. Com base na característica de símbolos, cujas variáveis visuais de variação de valor ou saturação, com base no que é indicado, assinale a alternativa INCORRETA:
A Símbolos pequenos.
B Símbolos robustos.
C Símbolos geométricos.
D Símbolos irregulares.

De acordo com Fitz (2008), para uma boa tradução do que se deseja representar, é necessário seguir determinadas regras básicas. Sobre as regras básicas que traduzem o que se deseja representar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A escala é um elemento indispensável na apresentação da legenda de um mapa.
( ) Um diagrama deve conter um título que expresse as informações desejadas de maneira clara e objetiva.
( ) Recomenda-se destacar as linhas que contém eixos de origem em relação às demais, em gráficos que utilizem sistemas de coordenadas.
( ) Para facilitar ao máximo o entendimento de um mapa é muito importante imaginar que o usuário não conhece o assunto apresentado.
A F - V - F - V.
B F - F - V - V.
C V - F - V - F.
D V - V - V - V.

Mais conteúdos dessa disciplina