“Sabemos que, a partir do século XIX, com o enfoque da historiografia alemã de Leopold Von Ranke, a composição da história enquanto disciplina entra em foco como um campo científico, a partir da concepção de uma única verdade no relato histórico, com a noção de imparcialidade do historiador.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLSEMANN, Alexandre. VERTENTES HISTORIOGRÁFICAS NO SÉCULO XX. AULA 1 – Curitiba, Intersaberes, 2020. p.3.
Com base na leitura do texto-base VERTENTES HISTORIOGRÁFICAS NO SÉCULO XX texto 1, marque a alternativa que aponta as consequências do desenvolvimento da História enquanto disciplina, no século XIX, dentro do campo científico, segundo a historiografia de Ranke.
A
O desenvolvimento da história como disciplina, no século XIX, dentro do campo científico, na visão rankeana, trouxe uma nova perspectiva do tempo histórico, onde a política, por exemplo, seria da curta duração e a cultura mudaria na longa duração.
B
A mudança de paradigma que coloca a história como disciplina científica, no século XIX, na perspectiva rankeana, tem como consequência a adoção de métodos que primavam pelo rigor na investigação, o uso da fonte histórica e o desenvolvimento do trabalho do historiador.
C
A consequência de se olhar para a história como uma ciência, no século XX, está diretamente ligada à concepção de fontes históricas cunhada por Ranke, pois ocorreu uma restrição de suas possibilidades considerando apenas documentos oficiais.
D
O novo olhar para a história como ciência na perspectiva rankeana, inaugura novo paradigma com contribuição para o desenvolvimento do trabalho do historiador pois a noção de história-problema ganhou destaque em oposição a história-narração do século XX.
E
O desenvolvimento da história como disciplina dentro do campo cientifico no século XIX, na perspectiva de Ranke, ajudou a trazer uma nova visão do tempo histórico podendo ser de curta, média ou longa duração. Outra contribuição foi o diálogo com outras ciências e a noção de história-problema.
Ed
há 4 semanas
Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a correta: A) O desenvolvimento da história como disciplina, no século XIX, dentro do campo científico, na visão rankeana, trouxe uma nova perspectiva do tempo histórico, onde a política, por exemplo, seria da curta duração e a cultura mudaria na longa duração. - Essa alternativa não reflete diretamente a abordagem de Ranke, que se concentra mais na precisão e na utilização de fontes. B) A mudança de paradigma que coloca a história como disciplina científica, no século XIX, na perspectiva rankeana, tem como consequência a adoção de métodos que primavam pelo rigor na investigação, o uso da fonte histórica e o desenvolvimento do trabalho do historiador. - Esta alternativa está correta, pois reflete a ênfase de Ranke na pesquisa rigorosa e no uso de fontes primárias. C) A consequência de se olhar para a história como uma ciência, no século XX, está diretamente ligada à concepção de fontes históricas cunhada por Ranke, pois ocorreu uma restrição de suas possibilidades considerando apenas documentos oficiais. - Essa alternativa é imprecisa, pois Ranke não restringiu a pesquisa apenas a documentos oficiais. D) O novo olhar para a história como ciência na perspectiva rankeana, inaugura novo paradigma com contribuição para o desenvolvimento do trabalho do historiador pois a noção de história-problema ganhou destaque em oposição a história-narração do século XX. - Embora mencione a evolução do trabalho do historiador, a noção de "história-problema" não é uma ênfase direta de Ranke. E) O desenvolvimento da história como disciplina dentro do campo científico no século XIX, na perspectiva de Ranke, ajudou a trazer uma nova visão do tempo histórico podendo ser de curta, média ou longa duração. Outra contribuição foi o diálogo com outras ciências e a noção de história-problema. - Essa alternativa é muito abrangente e não se alinha diretamente com a abordagem de Ranke. Após essa análise, a alternativa que melhor representa as consequências do desenvolvimento da História como disciplina no século XIX, segundo a historiografia de Ranke, é a B: "A mudança de paradigma que coloca a história como disciplina científica, no século XIX, na perspectiva rankeana, tem como consequência a adoção de métodos que primavam pelo rigor na investigação, o uso da fonte histórica e o desenvolvimento do trabalho do historiador."