A doença de Parkinson é uma condição neurológica progressiva que afeta o controle motor, resultando em sintomas como tremores, rigidez muscular, lentidão de movimentos (bradicinesia) e, em muitos casos, congelamento da marcha (freezing), uma dificuldade repentina de iniciar ou continuar a caminhada. O exercício físico é uma importante estratégia terapêutica no manejo dos sintomas da doença de Parkinson, com benefícios para a mobilidade, equilíbrio e qualidade de vida. A prescrição de exercícios deve ser adaptada para lidar com as particularidades da condição, incluindo o congelamento da marcha.
Considerando a prescrição de exercícios físicos para pessoas com doença de Parkinson, especialmente aquelas que apresentam congelamento da marcha, qual das alternativas abaixo está CORRETA?
A) Os exercícios aeróbicos são pouco recomendados para pessoas com Parkinson, pois podem agravar o congelamento da marcha e aumentar o risco de quedas.
B) Exercícios de resistência (força) não trazem benefícios para pessoas com Parkinson, já que a doença afeta principalmente o controle motor e não a força muscular.
C) Técnicas de reabilitação que envolvem pistas visuais e auditivas são eficazes para ajudar pacientes com Parkinson a superar o congelamento da marcha durante a caminhada.
D) A prescrição de exercícios para pacientes com Parkinson deve se concentrar exclusivamente em alongamentos e exercícios de mobilidade articular para reduzir a rigidez.
E) O treinamento de equilíbrio não deve ser enfatizado, pois não tem impacto significativo na redução do risco de quedas em pacientes com Parkinson.
Opções de pergunta:
a)
A afirmativa E está correta.
b)
A afirmativa D está correta.
c)
A afirmativa B está correta.
d)
A afirmativa C está correta.
e)
A afirmativa A está correta.
Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!