Logo Passei Direto
Buscar

Atletas de alta performance, exigidos constantemente com treinos e preparação, têm normalmente dificuldades para enfrentar lesões. As lesões, além de colocarem em risco suas carreiras, exigem paradas no treinamento, para tratamento e fisioterapia. Tantas vezes as paradas necessárias são prorrogadas, com o perigoso uso de medicações, que aliviam os sintomas, mas podem piorar as lesões. Quando o atleta e a equipe se conscientizam da necessidade de tratamento, muitas vezes o comprometimento já é irreversível.

Acompanhe a seguinte situação:

Como você, psicólogo do esporte, planejaria a intervenção no caso de Marta, tendo em vista a sua lesão psicológica? Como seriam as prioridades da intervenção para ajudar Marta a enfrentar o seu problema atual e planejar o seu futuro?


User badge image
Bruno Carvalho

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Bruno Carvalho

há 4 semanas

Padrão de resposta esperado

A psicologia do esporte tem papel importante no auxílio à recuperação do atleta, principalmente em sua qualidade de vida e bem-estar psicológico. É importante partir de um conhecimento do relato sobre os acontecimentos, dos fatores que causaram e fizeram o problema se desenvolver. A escuta precisa ser atenta e acolhedora, sobre ideias que traz quanto à responsabilidade, medos e inseguranças do atleta em relação à lesão, ao tratamento e à recuperação. Após esse primeiro entendimento, faz-se necessário o contrato psicológico, no qual serão fornecidas informações sobre a psicologia do esporte e sobre tipos de intervenção e tratamento que serão realizados.

A participação da equipe em um momento posterior será necessária, para combinações e estabelecimento de melhores formas para trabalhar com o atleta e a responsabilidade de cada um no processo de recuperação. Além disso, é importante retomar o histórico da lesão, possíveis dificuldades de adaptação, envolvimento com a reabilitação, recaídas, incapacidade de melhorar a habilidade física, tristeza e apatia, irritabilidade, medo, ou do contrário, resistências e despreocupação excessiva.

Após a recuperação do histórico da lesão, faz-se importante obter informações sobre outras esferas da vida do atleta que possam estar interferindo na recuperação, como problemas pessoais no esporte, em casa, na escola e com amigos; problemas físicos, como dor de cabeça, sono e dores estomacais; metas de desempenho; preocupação com o tempo perdido e a reação da equipe ou dos colegas.

O trabalho da psicologia do esporte, além de estudar e entender a reação do atleta durante o processo de recuperação, visa o planejamento de medidas efetivas para a reabilitação. Para tanto, deve entender as fases pelas quais o atleta passa após a lesão, seus sentimentos e emoções, que podem levar a crenças sobre o futuro, as pessoas ao seu redor e sobre sua própria capacidade de superação. O psicólogo precisa acompanhar o atleta na resolução de sentimentos impeditivos ao tratamento e no atingimento de uma intenção realista de reabilitar-se o mais rápido e conscientemente possível.

No caso de Marta, seria importante priorizar os seguintes pontos:

– Sentimentos por ter prorrogado o tratamento, que parece estar interferindo agora. Como se sente e como pode mudar essa percepção, para que não se sinta responsável pelo infortúnio que sofreu.

– Sentimentos de ter sido usada e abandonada pela companhia. Recuperar esse vínculo da melhor maneira possível. Aproximar pessoas da equipe à reabilitação.

– Ações direcionadas à melhora do bem-estar geral, como sono, alimentação, recuperação da motivação e energia para atividades.

– Trabalho na autoestima e visão de futuro, que pode ser tanto na dança como fora dela. Em um primeiro momento, a intenção é a recuperação, mas, se isso não for possível, é necessária a revisão de metas.


Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina