Logo Passei Direto
Buscar
A Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467, de 2017) trouxe uma mudança importante com relação ao aviso prévio: o fim do contrato de trabalho por acordo entre empresa e trabalhador. Essa modalidade possibilita o comum acordo de rescisão, com o pagamento de metade do aviso prévio, se indenizado. Isso quer dizer que o trabalhador recebe o valor correspondente ao período de 15 dias, e não 30.
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A contabilização do décimo salário e das férias deve considerar as novas modalidades de rescisão contratual trazidas pela reforma trabalhista.
II. A empresa tem a obrigação de registrar corretamente todas as provisões, de acordo com as condições estabelecidas na legislação trabalhista vigente.
A. ( ) As asserções I e II são falsas.
B. ( ) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C. ( ) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D. ( ) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
E. ( ) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Vamos analisar as asserções: I. A contabilização do décimo salário e das férias deve considerar as novas modalidades de rescisão contratual trazidas pela reforma trabalhista. Verdadeiro, pois as novas modalidades de rescisão impactam diretamente no cálculo do décimo terceiro e das férias, já que o aviso prévio e outras verbas rescisórias foram alterados. II. A empresa tem a obrigação de registrar corretamente todas as provisões, de acordo com as condições estabelecidas na legislação trabalhista vigente. Verdadeiro, as empresas devem seguir a legislação trabalhista e registrar corretamente as provisões relacionadas a salários, férias e outras verbas. Agora, vamos avaliar as opções: A. ( ) As asserções I e II são falsas. (FALSO) B. ( ) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (VERDADEIRO) C. ( ) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. (FALSO) D. ( ) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. (FALSO) E. ( ) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. (FALSO) Portanto, a alternativa correta é: B. ( ) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Podemos definir a rescisão de contrato como a formalização do término do vínculo entre funcionário e empresa. Essa formalização é feita com o preenchimento do Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho. Este termo traz todas as informações do funcionário, as datas de admissão e desligamento da empresa e o registro dos valores que deverão ser pagos, além do tipo de demissão realizada. É por meio desse documento que o colaborador pode pleitear o recebimento dos seus direitos na Caixa Econômica Federal e assumir uma nova posição de trabalho em outra empresa.
A respeito do texto-base e das referências bibliográficas, sobre a rescisão de contrato de trabalho, analise as afirmativas a seguir:
I. A rescisão de contrato de trabalho formaliza o término do vínculo entre o funcionário e a empresa, sendo realizada por meio do Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho, que registra informações como datas de admissão e desligamento, valores a serem pagos e motivo da demissão.
II. O Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho é um documento obrigatório para formalizar a demissão de um funcionário, mas não inclui informações sobre os direitos do trabalhador após o desligamento da empresa.
III. A Caixa Econômica Federal é responsável por processar a rescisão de contrato de trabalho e garantir que o trabalhador receba seus direitos de forma correta, conforme registrados no Termo de Rescisão.
IV. Antes do processo de rescisão de contrato de trabalho, o colaborador pode assumir uma nova posição de trabalho em outra empresa, até que seus direitos sejam processados e pagos pela empresa anterior.
A. ( ) I, II, III e IV.
B. ( ) III e IV, apenas.
C. ( ) I, II e III, apenas.
D. ( ) II e IV, apenas.
E. ( ) I, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina